Buscar

ATIVIDADE IV

Prévia do material em texto

Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados:
· Analisar os principais tipos de estruturas organizacionais e seus pontos fortes e fracos.
Forma de divisão das atividades da organização e suas estruturas organizadas e coordenadas, incluindo os aspectos físicos (instalações), administrativos, econômicos, humanos, financeiro e jurídico. Não existe uma estrutura organizacional perfeita, porém existem sistemas que se adapte as mudanças, preservando os objetivos, após a definição da missão, visão e valores que servem de base para as estratégias e direção das atividades.
· Reconhecer como os processos organizacionais (como sistemas de planejamento e metas de desempenho) precisam ser planejados para se adequarem às circunstâncias nas quais as estratégias são adotadas.
O planejamento organizacional serve para a identificação das tarefas necessárias, organização das responsabilidades e funções, informações, recursos, e feedback aos colaboradores, medidas de desempenho compatíveis com os objetivos da empresa e situações motivacionais.
· Discutir o impacto dos tipos de estrutura na definição de estratégia e processos.
Em alguns aspectos pelo seu organograma a estrutura formal é planejada propositalmente e rigorosamente representada em termos das autoridades e das responsabilidades na empresa, sendo estável, estando sujeito ao controle das estruturas e com liderança formal.
Na estrutura informal é diferenciada pelo envolvimento entre os colaboradores, avançando de acordo com a oportunidade da reunião das pessoas. Sendo que, o comportamento dos colaboradores não é aceito pelos componentes da empresa, sem interação e instável, sem controle, sem líder, ampliando sistemas e indícios de comunicação.
Na estrutura funcional não permite uma visão ampla, gerando uma organização mais formalizada, os colaboradores são expert nos afazeres, sendo mais adequadas para pequenas e médias empresas e permite que os colaboradores saibam mais sobre suas áreas, interações maiores dentro do setor de trabalho e a autoridade apoiada no aprendizado.
A estrutura linear é em forma de pirâmide, iniciando por um diretor, seguinte de dois subalternos, formando uma estrutura vertical, tornando determinante as responsabilidades, com maior agilidade nas decisões com natureza de compreensão fácil e maior evidência no estabelecimento.
Na estrutura linha-staff é um arranjo de dois tipos de empresas linear e funcional, com maior domínio na estrutura linear, agrupando vantagens e diminuir as desvantagens. As ações são retilíneas no propósito principal da empresa, já as ações de staff estão indiretamente ligadas.

Continue navegando

Outros materiais