A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
CONFORTO AMBIENTAL

Pré-visualização | Página 1 de 8

CONFORTO AMBIENTAL (insol, ilumi, vent)
MODULO 1
1 Escolha a alternativa que representa o ângulo indicado na figura:
A)53º Pois a semireta se originou ela esquerda 
2 Os ângulos destacados no esquadro correspondem a:
D) 45º pois se trata de um triângulo retângulo 
3 As linhas paralelas formam com o esquadro preto um ângulo de:
E) 90º pois as linhas seguem os eixos x y 
4 As linhas paralelas têm um ângulo de:
C) 45º, pois se trata de um triangulo retângulo 
5 Escolha a alternativa que representa o ângulo indicado na figura:
A) 15º pois a semireta se deu pela esquerda 
6 Escolha a alternativa que representa o ângulo indicado na figura:
A)50º pois a semireta se deu pela esquerda 
7 Escolha a alternativa que representa o ângulo indicado na figura:
A)110º pois a semireta se deu pela esquerda 
8 O ângulo destacado no esquadro corresponde a:
C)30 por se tratar de um triangulo escaleno 
9 O ângulo destacado no esquadro corresponde a:
E)60º lado oposto aos 30º de um triangulo escaleno 
10 As linhas paralelas têm um ângulo de:
E)75º 
11 As linhas paralelas têm um ângulo de:
D)60º
12 A partir da figura do prédio em planta, escolha a alternativa que indica o ângulo da sombra.
C)22 a semireta se deu pela esquerda
MODULO 2 
1 A sensação de conforto térmico depende das trocas de calor entre o corpo e o ambiente. Para que o corpo humano funcione bem, é necessário que a sua temperatura seja da ordem de 37 °C. Quando as condições ambientais são diferentes daquelas nas quais parte significativa das pessoas sente-se confortável, o sistema termorregulador do corpo é acionado, momento em que ocorrem alterações no organismo visando manter sua temperatura constante. Um maior esforço desse sistema provoca sensação de desconforto. Em situações mais extremas de frio ou calor, pode ocorrer estresse térmico, fadiga e morte. Nesse sentido, quando uma pessoa é exposta a um ambiente quente, seu corpo irá proporcionar:
C) “As glândulas sudoríparas dos mamíferos são glândulas que produzem o suor, função importante para regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas.”
2 Ana é uma moça saudável, com dezesseis anos de idade, que está fazendo faculdade no período da manhã. Ela mora em um apartamento em São Paulo, em que há incidência de radiação solar direta em todos os ambientes, praticamente o ano todo. Ela passa quatro horas por dia estudando em seu quarto, geralmente no período da tarde, em uma escrivaninha onde usa o computador. A escrivaninha está encostada em uma parede, de modo que Ana fica de costas para a janela. A moça deixa a luz artificial do quarto apagada por considerar suficiente a quantidade de luz disponível no ambiente. Ultimamente, Ana está sentindo certo desconforto visual enquanto estuda. Considere as afirmações abaixo.
I. A iluminância no plano de trabalho pode não ser adequada para quem está executando atividades de leitura, ocasionando desconforto visual.
II. É possível que haja ofuscamento causando desconforto visual à garota.
III. Como a luz artificial do ambiente está apagada, é provável que a luz natural proporcione uma iluminação com baixa homogeneidade, pois há uma tendência de se ter maior iluminância nas áreas próximas à janela, o que contribui para que ela possa ter desconforto visual.
Está correto o que se afirma em:
E)Todas as alternativas estão corretas já que a iluminação está vindo do exterior e não concentrada dentro do ambiente 
3 Um escritório em Goiânia recebe  incidência de radiação solar direta o dia todo, em parte significativa do ano. Os funcionários fecham a persiana quando ocorre mancha de sol no ambiente, seja em mesas, no piso, ou outros elementos do ambiente. Nesse contexto, considere as afirmações abaixo.
I. Os funcionários fecham as persianas para evitar eventual desconforto visual por ofuscamento.
II. Mesmo fechando a persiana, os funcionários ainda podem estar sujeitos a situações de ofuscamento.
III. O ofuscamento só ocorre em decorrência de fatores relacionados à luz natural.
Está correto o que se afirma em:
C)As alternativas I e II estão corretas já que a luz artificial pode sim gerar ofuscamento  
4 em um cinema, quando o filme termina, o sistema de iluminação artificial é acionado de modo a apresentar, imediatamente, o valor máximo da iluminância prevista no projeto para garantir condições visuais adequadas à circulação das pessoas no ambiente. Considere as afirmativas abaixo.
I. Essa solução de operação do sistema de iluminação tem o objetivo de não causar desconforto visual às pessoas.
II. Essa solução certamente irá causar desconforto visual.
III. Nesse ambiente nunca haverá ofuscamento.
Está correto o que se afirma em: B) Uma boa iluminação para circulação de pessoas, em comparação à falta de iluminação de uma sala de cinema certamente gerará desconforto visual 
5 Em um recinto em que a temperatura do ar e a temperatura radiante média são da ordem de 29 °C, a velocidade do ar é constante e da ordem de 0,5 m/s, o aumento da umidade relativa poderá ocasionar aos usuários:
6 Para uma pessoa sentir-se confortável para ler um livro o ambiente deve ter determinadas características.Nesse contexto considere as afirmações a seguir:
I. A iluminância no plano de trabalho deve ser adequada.
II. O ambiente precisa ter ofuscamento.
III. A iluminação deve ser contrastante.
Está correto o que se afirma em: A)Apenas iluminância adequada já que ofuscamento e contrates iriam atrapalhar a visão 
7 Um ambiente recebe  incidência de radiação solar direta no período o dia todo em parte significativa do ano. Os funcionários do escritório fecham a persiana com frequência. Nesse contexto, considere as afirmações abaixo.
I. Há possibilidade significativa de haver desconforto visual por ofuscamento caso não se usem as persianas.
II. Com as persianas abertas, a disponibilidade de luz natural no recinto certamente seria suficiente para garantir uma iluminância adequada no campo de trabalho.
III. Com as persianas fechadas certamente irá ocorrer falta de homogeneidade da iluminação do recinto, porque este só receberá luz artificial. 
Está correto o que se afirma em:
8 Em uma igreja geralmente a iluminação possui caráter cênico para proporcionar um ambiente acolhedor e propenso a meditações. Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir.
I. A iluminação deve, necessariamente ser homogênea.
II. Os contrastes são bem vindos nesse tipo de ambiente.
III. É necessário ter uma iluminância da ordem de 500 lux.
Está correto o que se afirma em: B)Os contrastes são bem vindos nesse ambiente pois gera esse caráter cênico 
MODULO 3 
1 Para a manutenção do conforto térmico, num ambiente com temperatura constante da ordem de 29 °C, o aumento da umidade relativa ocasionará
Fonte: FCC (Fundação Carlos Chagas), J-PI (Tribunal de Justiça de Piauí)
2 Em um ambiente a temperatura do ar é da ordem de 25 °C, enquanto no exterior, a temperatura é de 29 °C. Neste contexto, abrir a janela para o exterior para aumentar a ventilação do recinto poderá:  C)Aumentará a temperatura do ar interno
3 Em um ambiente a temperatura do ar é da ordem de 29 °C, enquanto no exterior, a temperatura é de 29 °C. Neste contexto, abrir a janela para o exterior para aumentar a ventilação do recinto poderá: E) Não haverá alteração pois a temperatura é a mesma 
4 A previsão da carga térmica a ser gerada no interior do edifício é fundamental para as decisões dos projetos arquitetônicos. A este respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A quantidade de calor dissipada pelo organismo humano para o ambiente independe da atividade desenvolvida pelo indivíduo.
II. O ganho de calor pela incidência do Sol será função da radiação solar incidente e das características térmicas dos materiais dos parâmetros do edifício.
III. A conversão de energia elétrica em luz gera calor sensível, que é dissipado, especificamente, por radiação e por condução.
Assinale:
Fonte: FGV (Fundação Getúlio Vargas) 
5 Os fenômenos físicos da transferência de calor que orientam os princípios do desenho térmico são: condução, convecção, radiação e evaporação. A

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.