Buscar

PLANO DE AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FUTEBOL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA - DATA: 11 DE MARÇO/2021
	
INSTITUIÇÃO
	
ESCOLINHA DE FUTEBOL TALENTOS ESPORTIVOS DO MENGÃO
	
COMPONENTE CURRICULAR
	 
EDUCAÇÃO FÍSICA TOTAL DE AULAS: 01/01
	
TURMA
	
Iniciação Esportiva I e II / Crianças de 08 a 10 anos. 
	
PROFESSOR (A)
	Lais Alves Pereira, Vinícius Terêncio Monteiro, Thuanny Tavares, Shaianny Castro, Thiago Martins, Thiago Augusto, Karollyne Monike.
	DURAÇÃO
	45 minutos
	TEMA
	Desenvolver habilidade motora para a execução dos fundamentos básicos do futebol em diferentes estratégias, potencializando o desenvolvimento físico e social com base nas jogadas de domínio de bola, desarme e tipos de chutes.
	CONTEXTUALIZAÇÃO
	O plano de treino do futebol deve ser bem estruturado e pensado através de formas básicas de movimento, para que o aluno fique sempre motivado. No Brasil, o futebol é um fenômeno de grande importância sociocultural, e praticamente vivenciado pelo brasileiro em seu dia-a-dia. Numa nação onde o futebol é orgulho nacional é preciso dedicação, empenho, compromisso, treino, para potencializar o desenvolvimento das mais variadas formas de habilidades motora e estratégias, em táticas, regras, exigência física preparando para a cooperação esportiva, e não só competição, trabalhando destreza, interação com o colega de time, confiança na equipe e atenção a cada instrução recebida. Para isso, é preciso aprender fundamentos básicos como jogadas articuladas de: 
· Domínio de bola: é quando cada jogador consegue manter a bola em seu controle por um grande período de tempo durante o jogo. Quando essa capacidade acontece com todo o time, ocorre a posse de bola. 
· Desarme: Lutar para tirar a bola do adversário, desarmando-o, ou seja, privando-o dos meios de ataque ou defesa, interceptando o passe do adversário, ficando com a posse de bola sequenciando o jogo.
· Chute: É um impulso dado com o pé para colocar a bola em movimento no jogo, o corpo deve estar em total equilíbrio, já que ocorre o movimento de alavanca e uma ligeira inclinação do corpo para o lado da perna de apoio, para que não haja contato do pé do jogador com o solo antes dele acertar a bola. Os principais tipos de chutes são: Chute com a parte interna do pé (geralmente quando se faz um passe curto); chute com a parte externa do pé (geralmente ocorre quando a bola vem do lado oposto da perna dominante); chute com o peito do pé (geralmente usado em passes longos, bater falta e também pênaltis); chute de bico (chute com a ponta do pé, atirando a bola para bem distante). Existem outros tipos de chutes que ocorrem aleatoriamente durante a partida que veremos nas próximas aulas. 
	OBJETIVO GERAL
	Desenvolver habilidades específicas dos fundamentos teóricos sobre os conceitos de domínio de bola, desarme e chutes, assim, trabalhando com os alunos a cooperatividade nos jogos, desenvolvendo habilidades individuais e coletivas dentro da equipe, analisando e observando o desempenho de cada um aluno, identificando as principais características e pontos fortes de cada indivíduo, como também pontos fracos, os quais necessitarão de maior atenção e trabalho. 
	DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES/ 
METODOLOGIA
	Aula prática de 45’ dividida em 5 momentos:
Primeiro Momento: Apresentação do tema, contextualização e alongamento do corpo. 
· Duração aproximadamente de 5’. 
Segundo Momento: Aquecimento.
· Duração aproximadamente de 10’.
 Atividade: Pega-pega/Rouba bola.
No primeiro ciclo de ensino do futebol, as atividades devem proporcionar ao aluno o desenvolvimento das habilidades básicas de todos os esportes coletivos, como correr, saltar, receber, conduzir, etc. Nesse momento, é indicado que o professor opte por atividades mais recreativas, que aproximem a criança do futebol, como o pega-pega. 
Para realizar o exercício, selecione dois alunos para serem os pegadores. Os demais devem se espalhar pelo campo, cada um com uma bola. Os fugitivos fogem do pegador segurando a bola com as mãos. Quando forem pegos, eles precisam parar com as pernas abertas e só podem ser salvos quando um colega conduzir a bola que está em sua mão, com os pés, entre as pernas do companheiro.
Se a atividade ficar fácil, é possível variar o deslocamento: em vez de segurar a bola com as mãos, peça aos alunos, em um primeiro momento, que se desloquem quicando e, em uma segunda oportunidade, conduza a bola com os pés.
 Terceiro Momento: Fundamento Domínio de Bola – Embaixadinha
· Duração aproximadamente 10’.
O aluno irá bater na bola uma vez com o peito do pé direito, em seguida, deixará a bola pingar no chão e bater novamente na bola com o peito do pé esquerdo, irá fazer algumas repetições. Em um segundo momento, cada aluno irá tentar fazer dois toques na bola, sem que a bola caia no chão e sempre alternando as pernas, posteriormente cada aluno poderá fazer a maior quantidade de embaixadinhas que conseguir sem deixar a bola cair. Para uma melhor execução do exercício, é recomendado que o aluno espere que a bola chegue o mais próximo do chão sem que a bola caia, também é recomendado que mantenha as pernas semi-flexionadas por que isso ajuda a corrigir qualquer toque errado e ajuda na sua movimentação para que não deixe a bola cair no chão. Outro ponto para melhor execução é que o aluno alterne os toques na bola com as duas pernas com isso o aluno não irá sobrecarregar uma perna e cansar tão rapidamente e terá também um melhor controle de bola com ambas as pernas, é muito importante que o aluno toque na bola com a parte entre o peito do pé e os dedos. 
Quarto Momento: Fundamento do Desarme de Bola e Chutes.
· Duração aproximadamente 15’. 
O professor coloca todos os alunos em forma de círculo no campo, seleciona 10% da turma e traz para o centro do círculo. O número de bolas é definido com base no dobro de alunos que estão no centro do círculo, essas bolas, são entregues para o grupo que ficou no círculo de fora, a partir do apito do professor, os alunos que estão no centro têm que tentar tomar a bola dos que estão no grande círculo. O aluno que conseguir tomar posse da bola, automaticamente troca de lugar com o aluno que perdeu a posse da bola, assim, dando o direito de todos participarem da brincadeira/treinamento, do desarme e posse de bola. 
Ao mesmo tempo que se dá início a brincadeira/treinamento, os alunos que começam com as bolas, tem que defendê-las, do desarme do adversário, utilizando assim, dribles e principalmente chutes para passar a bola para outro companheiro que também esteja na posição de defesa de bola, sendo possível usar os principais tipos de chutes ensinados pelo professor. 
Após este momento, para finalizar, reservar 3’ para fazer o alongamento final com os alunos.
Quinto Momento: Avaliação
· Duração aproximadamente 5’. 
Agradecimento e parabenização a todos os alunos pela participação e empenho no desenvolvimento das atividades práticas. 
	RECURSO(S) DIDÁTICO(S)
	Campo de futebol; 10 bolas; 30 cones.
	INSTRUMENTOS AVALIATIVOS/
AVALIAÇÃO
	Participação dos alunos e verificação visual do desenvolvimento das habilidades e atividades práticas para a execução dos fundamentos propostos.
	REFERÊNCIAS
	Educativos para a aplicação de Futebol para crianças. Disponível no link: https://novaescola.org.br/conteudo/5990/educativos-para-a-aplicacao-de-futebol-para-criancas .
Link: https://monografias.com/pt/docs/planos-de-aula-de-futebol 
Chute – Significado de chute, disponível no link: https://www.dicio.com.br/chute/#:~:text=Significado%20de%20Chute,resposta%2C%20mas%20foi%20um%20chute. 
Domínio de bola, disponível no link:: https://brainly.com.br/tarefa/5345909#:~:text=O%20dom%C3%ADnio%20de%20bola%2C%20no,ocorre%20a%20posse%20de%20bola. 
Futebol: Iniciação esportiva na escola, disponível no link: https://www.efdeportes.com/efd138/futebol-iniciacao-esportiva-na-escola.htm

Outros materiais