Logo Passei Direto
Buscar

Teoria, Prática e Método no Serviço Social

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Durante a trajetória do profissional de Serviço Social surgiram várias tendências e vertentes para a formação profissional. Quando falamos em teoria e prática ou método e metodologia, compreende-se que não é possível atuar profissionalmente sem uma compreensão sobre o assunto. Sendo assim, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Teoria.
II- Prática.
III- Método.
IV- Metodologia.
( ) Rotina ou hábito.
( ) É um caminho para se chegar a um determinado fim ou conhecimento.
( ) O estudo do método a ser aplicado para uma determinada realidade ou resultado.
( ) Podemos dizer que é uma forma de pensar e entender algum fenômeno a partir da observação.
a) IV - I - II - III.
b) I - III - IV - II.
c) II - III - IV - I.
d) III - II - I - IV.

A instrumentalidade do Serviço Social favorece a transformação da intencionalidade em respostas profissionais, as quais podem modificar e transformar relações e a realidade posta. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
a) A instrumentalidade é construída e adquirida na proporção que são concretizados os objetivos.
b) Na intervenção, a dinâmica da realidade vigente recebe pouca atenção, pois representa parte irrelevante no campo da instrumentalidade.
c) A instrumentalidade do Serviço Social constitui-se em bases a-históricas e por perspectivas teórico-empíricas.
d) A intencionalidade do agir profissional ocorre exclusivamente no momento da intervenção.

Para uma afirmação ou uma teoria, no campo do conhecimento científico, ser reconhecida e ter validade, são utilizados métodos de verificação, ou seja, de comprovação de sentido. Nesta perspectiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para uma afirmação passar a ter validade científica, é necessário que seja passível de verificação.
( ) A capacidade de uma teoria ser refutada ou testada apresenta-se enquanto critério de definição do caráter científico.
( ) A classificação de assertivas como científicas ocorre quando são capazes de evitar conflitos com as existentes.
( ) O conhecimento científico é tido como verdadeiro e único, desconsiderando-se a possibilidade de ser substituído ou de novas informações serem agregadas.
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - F - F.

O Serviço Social se desenvolveu conforme a realidade na qual estava inserido, mas sempre com as mesmas características de ajuda ou auxílio àqueles menos favorecidos.
Diante dessa afirmação, analise as sentenças a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Serviço Social se desenvolveu para o auxílio àqueles menos favorecidos, especialmente, como as condições de trabalho, de habitação, de alimentação etc. sofrendo mudanças ao longo dos anos, transformando-se, muito lentamente, para a garantia de direitos.
( ) O Serviço Social se desenvolveu a partir da garantia de direitos, passando a uma faze de auxílio aos menos favorecidos.
( ) O Serviço Social se desenvolveu para o auxílio àqueles menos favorecidos, especialmente, como as condições de trabalho, de habitação, de alimentação etc., e se mantém assim até os dias de hoje.
a) F - F - V.
b) V - V - V.
c) V - F - F.
d) F - F - F.

O Serviço Social, após as décadas de 70 e 80, procurou encontrar e construir teoricamente a profissão, saber qual a função, qual sua práxis. Assim, criou-se o primeiro curso de Mestrado em Serviço Social.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o local desse curso:
a) Em São Paulo/SP.
b) No Rio de Janeiro/RJ.
c) Em Porto Alegre/RS.
d) Em Belo Horizonte/MG.

O assistente social, em sua trajetória junto às questões sociais, reúne a competência relacional com o conhecimento que adquiriu durante seu processo de aprendizagem, para que sua atuação profissional junto às demandas sociais possa transcorrer com a máxima competência, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária através da conquista dos direitos do sujeito.
A partir desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A competência relacional baseia-se no cotidiano da prática no contexto das questões sociais vivenciadas pelo sujeito.
( ) O Serviço Social, através do conhecimento teórico e moral do profissional, enfrenta no seu cotidiano desafios para modificar a realidade social.
( ) A competência relacional se caracteriza como a mais importante habilidade para o Serviço Social, norteando o processo de trabalho.
( ) A competência relacional qualifica o assistente social a partir de seu aperfeiçoamento no processo de trabalho.
A - F - V - F - V.
B - V - F - V - F.
C - F - F - F - V.
D - V - V - F - F.

Com relação à atuação do assistente social, podemos observar vários instrumentais que vão ao encontro da teoria versus prática da intervenção profissional, tais como a entrevista, reunião, visita domiciliar, entre outros.
Referente à entrevista, assinale a alternativa CORRETA:
a) A entrevista é conhecida como uma forma direta da relação entre o assistente social e o usuário, momento em que o profissional estabelece vínculo com o usuário, para que assim este possa realizar seus relatos referente à sua situação.
b) A entrevista é direcionada somente quando houver indício de pesquisa a ser analisada pelo profissional de Serviço Social.
c) A entrevista grupal é uma técnica que pode ser aplicada de várias formas, até mesmo com atividades lúdicas, não sendo reflexiva.
d) A entrevista é instrumento que não se faz necessária na atuação do assistente social, pois poderá utilizar outros meios com os mesmos resultados.

A dimensão técnico-operativa do Serviço Social é compreendida como o ambiente de movimentação entre o projeto profissional e a formulação de retornos inovadores frente às demandas apresentadas. Esta dimensão refere-se à atuação profissional como característica fundamental para o reconhecimento dos métodos do fazer profissional.
Referente ao instrumental técnico-operativo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na trajetória histórica da práxis profissional do assistente social, permanece uma dimensão significativa dos campos de atuação profissional.
( ) Com relação às questões sociais apresentadas advindas das relações versus capital, o profissional desenvolverá suas ações fundamentadas no instrumental técnico-operativo.
( ) O instrumental técnico-operativo é suficiente para estratégias a novos caminhos para o trabalho profissional conforme a demanda apresentada.
( ) A trajetória histórica da práxis profissional do assistente social não condiz com uma dimensão significativa dos campos de atuação profissional.
a) F - V - V - F.
b) V - F - F - F.
c) V - F - F - V.
d) V - V - F - F.

A mediação é utilizada por profissionais do Serviço Social, como técnica para a resolução de conflitos. Neste sentido, é utilizado o processo de negociação que se encontra na resolução de praticamente todos os casos da metodologia de mediação.
Sobre os grupos que fazem a negociação, analise as opções a seguir:
I- Entre pais e filhos e entre esposa e marido.
II- Entre irmãos, colegas, pares, amigos, companheiros.
III- Entre famílias ou grupos familiares; patrões e empregados.
IV- Os menos favorecidos não entram no processo de negociação.
a) As opções I, II e III estão corretas.
b) As opções I, II e IV estão corretas.
c) As opções II, III e IV estão corretas.
d) As opções I, III e IV estão corretas.

O diário de campo é um instrumental muito conhecido na vida acadêmica, sendo uma ação pedagógica, pois através deste instrumental o acadêmico descreverá, fundamentará, refletirá e sugerirá as ações escritas a partir do seu estágio supervisionado obrigatório.
Referente ao diário de campo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Através do instrumental diário de campo, o acadêmico poderá relacionar teoria e prática.
( ) O diário de campo é um instrumental que não caracteriza como forma de registro e análise da atuação profissional.
( ) O diário de campo não pode ser utilizado e aplicado em todos os campos de atuação.
( ) O diário de campo pode ser um instrumento de reflexão da ação profissional, revendo seus limites e desafios.
a) F - V - V - F.
b) F - F - F - V.
c) V - F - F - V.
d) V - F - F - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Durante a trajetória do profissional de Serviço Social surgiram várias tendências e vertentes para a formação profissional. Quando falamos em teoria e prática ou método e metodologia, compreende-se que não é possível atuar profissionalmente sem uma compreensão sobre o assunto. Sendo assim, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Teoria.
II- Prática.
III- Método.
IV- Metodologia.
( ) Rotina ou hábito.
( ) É um caminho para se chegar a um determinado fim ou conhecimento.
( ) O estudo do método a ser aplicado para uma determinada realidade ou resultado.
( ) Podemos dizer que é uma forma de pensar e entender algum fenômeno a partir da observação.
a) IV - I - II - III.
b) I - III - IV - II.
c) II - III - IV - I.
d) III - II - I - IV.

A instrumentalidade do Serviço Social favorece a transformação da intencionalidade em respostas profissionais, as quais podem modificar e transformar relações e a realidade posta. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
a) A instrumentalidade é construída e adquirida na proporção que são concretizados os objetivos.
b) Na intervenção, a dinâmica da realidade vigente recebe pouca atenção, pois representa parte irrelevante no campo da instrumentalidade.
c) A instrumentalidade do Serviço Social constitui-se em bases a-históricas e por perspectivas teórico-empíricas.
d) A intencionalidade do agir profissional ocorre exclusivamente no momento da intervenção.

Para uma afirmação ou uma teoria, no campo do conhecimento científico, ser reconhecida e ter validade, são utilizados métodos de verificação, ou seja, de comprovação de sentido. Nesta perspectiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para uma afirmação passar a ter validade científica, é necessário que seja passível de verificação.
( ) A capacidade de uma teoria ser refutada ou testada apresenta-se enquanto critério de definição do caráter científico.
( ) A classificação de assertivas como científicas ocorre quando são capazes de evitar conflitos com as existentes.
( ) O conhecimento científico é tido como verdadeiro e único, desconsiderando-se a possibilidade de ser substituído ou de novas informações serem agregadas.
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - F - F.

O Serviço Social se desenvolveu conforme a realidade na qual estava inserido, mas sempre com as mesmas características de ajuda ou auxílio àqueles menos favorecidos.
Diante dessa afirmação, analise as sentenças a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Serviço Social se desenvolveu para o auxílio àqueles menos favorecidos, especialmente, como as condições de trabalho, de habitação, de alimentação etc. sofrendo mudanças ao longo dos anos, transformando-se, muito lentamente, para a garantia de direitos.
( ) O Serviço Social se desenvolveu a partir da garantia de direitos, passando a uma faze de auxílio aos menos favorecidos.
( ) O Serviço Social se desenvolveu para o auxílio àqueles menos favorecidos, especialmente, como as condições de trabalho, de habitação, de alimentação etc., e se mantém assim até os dias de hoje.
a) F - F - V.
b) V - V - V.
c) V - F - F.
d) F - F - F.

O Serviço Social, após as décadas de 70 e 80, procurou encontrar e construir teoricamente a profissão, saber qual a função, qual sua práxis. Assim, criou-se o primeiro curso de Mestrado em Serviço Social.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o local desse curso:
a) Em São Paulo/SP.
b) No Rio de Janeiro/RJ.
c) Em Porto Alegre/RS.
d) Em Belo Horizonte/MG.

O assistente social, em sua trajetória junto às questões sociais, reúne a competência relacional com o conhecimento que adquiriu durante seu processo de aprendizagem, para que sua atuação profissional junto às demandas sociais possa transcorrer com a máxima competência, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária através da conquista dos direitos do sujeito.
A partir desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A competência relacional baseia-se no cotidiano da prática no contexto das questões sociais vivenciadas pelo sujeito.
( ) O Serviço Social, através do conhecimento teórico e moral do profissional, enfrenta no seu cotidiano desafios para modificar a realidade social.
( ) A competência relacional se caracteriza como a mais importante habilidade para o Serviço Social, norteando o processo de trabalho.
( ) A competência relacional qualifica o assistente social a partir de seu aperfeiçoamento no processo de trabalho.
A - F - V - F - V.
B - V - F - V - F.
C - F - F - F - V.
D - V - V - F - F.

Com relação à atuação do assistente social, podemos observar vários instrumentais que vão ao encontro da teoria versus prática da intervenção profissional, tais como a entrevista, reunião, visita domiciliar, entre outros.
Referente à entrevista, assinale a alternativa CORRETA:
a) A entrevista é conhecida como uma forma direta da relação entre o assistente social e o usuário, momento em que o profissional estabelece vínculo com o usuário, para que assim este possa realizar seus relatos referente à sua situação.
b) A entrevista é direcionada somente quando houver indício de pesquisa a ser analisada pelo profissional de Serviço Social.
c) A entrevista grupal é uma técnica que pode ser aplicada de várias formas, até mesmo com atividades lúdicas, não sendo reflexiva.
d) A entrevista é instrumento que não se faz necessária na atuação do assistente social, pois poderá utilizar outros meios com os mesmos resultados.

A dimensão técnico-operativa do Serviço Social é compreendida como o ambiente de movimentação entre o projeto profissional e a formulação de retornos inovadores frente às demandas apresentadas. Esta dimensão refere-se à atuação profissional como característica fundamental para o reconhecimento dos métodos do fazer profissional.
Referente ao instrumental técnico-operativo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na trajetória histórica da práxis profissional do assistente social, permanece uma dimensão significativa dos campos de atuação profissional.
( ) Com relação às questões sociais apresentadas advindas das relações versus capital, o profissional desenvolverá suas ações fundamentadas no instrumental técnico-operativo.
( ) O instrumental técnico-operativo é suficiente para estratégias a novos caminhos para o trabalho profissional conforme a demanda apresentada.
( ) A trajetória histórica da práxis profissional do assistente social não condiz com uma dimensão significativa dos campos de atuação profissional.
a) F - V - V - F.
b) V - F - F - F.
c) V - F - F - V.
d) V - V - F - F.

A mediação é utilizada por profissionais do Serviço Social, como técnica para a resolução de conflitos. Neste sentido, é utilizado o processo de negociação que se encontra na resolução de praticamente todos os casos da metodologia de mediação.
Sobre os grupos que fazem a negociação, analise as opções a seguir:
I- Entre pais e filhos e entre esposa e marido.
II- Entre irmãos, colegas, pares, amigos, companheiros.
III- Entre famílias ou grupos familiares; patrões e empregados.
IV- Os menos favorecidos não entram no processo de negociação.
a) As opções I, II e III estão corretas.
b) As opções I, II e IV estão corretas.
c) As opções II, III e IV estão corretas.
d) As opções I, III e IV estão corretas.

O diário de campo é um instrumental muito conhecido na vida acadêmica, sendo uma ação pedagógica, pois através deste instrumental o acadêmico descreverá, fundamentará, refletirá e sugerirá as ações escritas a partir do seu estágio supervisionado obrigatório.
Referente ao diário de campo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Através do instrumental diário de campo, o acadêmico poderá relacionar teoria e prática.
( ) O diário de campo é um instrumental que não caracteriza como forma de registro e análise da atuação profissional.
( ) O diário de campo não pode ser utilizado e aplicado em todos os campos de atuação.
( ) O diário de campo pode ser um instrumento de reflexão da ação profissional, revendo seus limites e desafios.
a) F - V - V - F.
b) F - F - F - V.
c) V - F - F - V.
d) V - F - F - F.

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Ações, Dimensões e Aplicabilidade do Instrumental Técnico-operativo do Serviço Social (SES41)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669471) ( peso.:3,00)
	Prova:
	30902515
	Nota da Prova:
	5,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Durante a trajetória do profissional de Serviço Social surgiram várias tendências e vertentes para a formação profissional. Quando falamos em teoria e prática ou método e metodologia, compreende-se que não é possível atuar profissionalmente sem uma compreensão sobre o assunto. Sendo assim, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Teoria.
II- Prática.
III- Método.
IV- Metodologia.
(    ) Rotina ou hábito.
(    ) É um caminho para se chegar a um determinado fim ou conhecimento.
(    ) O estudo do método a ser aplicado para uma determinada realidade ou resultado.
(    ) Podemos dizer que é uma forma de pensar e entender algum fenômeno a partir da observação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - I - II - III.
	 b)
	I - III - IV - II.
	 c)
	II - III - IV - I.
	 d)
	III - II - I - IV.
	2.
	A instrumentalidade do Serviço Social favorece a transformação da intencionalidade em respostas profissionais, as quais podem modificar e transformar relações e a realidade posta. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na intervenção, a dinâmica da realidade vigente recebe pouca atenção, pois representa parte irrelevante no campo da instrumentalidade.
	 b)
	A intencionalidade do agir profissional ocorre exclusivamente no momento da intervenção.
	 c)
	A instrumentalidade do Serviço Social constitui-se em bases a-históricas e por perspectivas teórico-empíricas.
	 d)
	A instrumentalidade é construída e adquirida na proporção que são concretizados os objetivos.
	3.
	Para uma afirmação ou uma teoria, no campo do conhecimento científico, ser reconhecida e ter validade, são utilizados métodos de verificação, ou seja, de comprovação de sentido. Nesta perspectiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para uma afirmação passar a ter validade científica, é necessário que seja passível de verificação.
(    ) A capacidade de uma teoria ser refutada ou testada apresenta-se enquanto critério de definição do caráter científico.
(    ) A classificação de assertivas como científicas ocorre quando são capazes de evitar conflitos com as existentes.
(    ) O conhecimento científico é tido como verdadeiro e único, desconsiderando-se a possibilidade de ser substituído ou de novas informações serem agregadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	O Serviço Social se desenvolveu conforme a realidade na qual estava inserido, mas sempre com as mesmas características de ajuda ou auxílio àqueles menos favorecidos. Diante dessa afirmação, analise as sentenças a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Serviço Social se desenvolveu para o auxílio àqueles menos favorecidos, especialmente, como as condições de trabalho, de habitação, de alimentação etc. sofrendo mudanças ao longo dos anos, transformando-se, muito lentamente, para a garantia de direitos.
(    ) O Serviço Social se desenvolveu a partir da garantia de direitos, passando a uma faze de auxílio aos menos favorecidos.
(    ) O Serviço Social se desenvolveu para o auxílio àqueles menos favorecidos, especialmente, como as condições de trabalho, de habitação, de alimentação etc., e se mantém assim até os dias de hoje.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - V.
	5.
	O Serviço Social, após as décadas de 70 e 80, procurou encontrar e construir teoricamente a profissão, saber qual a função, qual sua práxis. Assim, criou-se o primeiro curso de Mestrado em Serviço Social. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o local desse curso:
	 a)
	Em Porto Alegre/RS.
	 b)
	No Rio de Janeiro/RJ.
	 c)
	Em São Paulo/SP.
	 d)
	Em Belo Horizonte/MG.
	6.
	O assistente social, em sua trajetória junto às questões sociais, reúne a competência relacional com o conhecimento que adquiriu durante seu processo de aprendizagem, para que sua atuação profissional junto às demandas sociais possa transcorrer com a máxima competência, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária através da conquista dos direitos do sujeito. A partir desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A competência relacional baseia-se no cotidiano da prática no contexto das questões sociais vivenciadas pelo sujeito.
(    ) O Serviço Social, através do conhecimento teórico e moral do profissional, enfrenta no seu cotidiano desafios para modificar a realidade social.  
(    ) A competência relacional se caracteriza como a mais importante habilidade para o Serviço Social, norteando o processo de trabalho.
(    ) A competência relacional qualifica o assistente social a partir de seu aperfeiçoamento no processo de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	Com relação à atuação do assistente social, podemos observar vários instrumentais que vão ao encontro da teoria versus prática da intervenção profissional, tais como a entrevista, reunião, visita domiciliar, entre outros. Referente à entrevista, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A entrevista é direcionada somente quando houver indício de pesquisa a ser analisada pelo profissional de Serviço Social.
	 b)
	A entrevista grupal é uma técnica que pode ser aplicada de várias formas, até mesmo com atividades lúdicas, não sendo reflexiva.
	 c)
	A entrevista é conhecida como uma forma direta da relação entre o assistente social e o usuário, momento em que o profissional estabelece vínculo com o usuário, para que assim este possa realizar seus relatos referente à sua situação.
	 d)
	A entrevista é instrumento que não se faz necessária na atuação do assistente social, pois poderá utilizar outros meios com os mesmos resultados.
	8.
	A dimensão técnico-operativa do Serviço Social é compreendida como o ambiente de movimentação entre o projeto profissional e a formulação de retornos inovadores frente às demandas apresentadas. Esta dimensão refere-se à atuação profissional como característica fundamental para o reconhecimento dos métodos do fazer profissional. Referente ao instrumental técnico-operativo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na trajetória histórica da práxis profissional do assistente social, permanece uma dimensão significativa dos campos de atuação profissional.
(    ) Com relação às questões sociais apresentadas advindas das relações versus capital, o profissional desenvolverá suas ações fundamentadas no instrumental técnico-operativo.
(    ) O instrumental técnico-operativo é suficiente para estratégias a novos caminhos para o trabalho profissional conforme a demanda apresentada.    
(    ) A trajetória histórica da práxis profissional do assistente social não condiz com uma dimensão significativa dos campos de atuação profissional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	9.
	A mediação é utilizada por profissionais do Serviço Social, como técnica para a resolução de conflitos. Neste sentido, é utilizado o processo de negociação que se encontra na resolução de praticamente todos os casos da metodologia de mediação. Sobre os grupos que fazem a negociação,analise as opções a seguir:
I- Entre pais e filhos e entre esposa e marido.
II- Entre irmãos, colegas, pares, amigos, companheiros.
II- Entre famílias ou grupos familiares; patrões e empregados.
IV- Os menos favorecidos não entram no processo de negociação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	10.
	O diário de campo é um instrumental muito conhecido na vida acadêmica, sendo uma ação pedagógica, pois através deste instrumental o acadêmico descreverá, fundamentará, refletirá e sugerirá as ações escritas a partir do seu estágio supervisionado obrigatório. Referente ao diário de campo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Através do instrumental diário de campo, o acadêmico poderá relacionar teoria e prática.
(    ) O diário de campo é um instrumental que não caracteriza como forma de registro e análise da atuação profissional.
(    ) O diário de campo não pode ser utilizado e aplicado em todos os campos de atuação.  
(    ) O diário de campo pode ser um instrumento de reflexão da ação profissional, revendo seus limites e desafios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
Prova finalizada com 5 acertos e 5 questões erradas.
Parte inferior do formulário
Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Samaria Silva Barbosa (1611189)
	
	Disciplina:
	Ações, Dimensões e Aplicabilidade do Instrumental Técnico-operativo do Serviço Social (SES41)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669471) ( peso.:3,00)
	Prova:
	30902515
	Nota da Prova:
	5,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Durante a trajetória do profissional de Serviço Social surgiram várias tendências e vertentes para a formação profissional. Quando falamos em teoria e prática ou método e metodologia, compreende-se que não é possível atuar profissionalmente sem uma compreensão sobre o assunto. Sendo assim, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Teoria.
II- Prática.
III- Método.
IV- Metodologia.
(    ) Rotina ou hábito.
(    ) É um caminho para se chegar a um determinado fim ou conhecimento.
(    ) O estudo do método a ser aplicado para uma determinada realidade ou resultado.
(    ) Podemos dizer que é uma forma de pensar e entender algum fenômeno a partir da observação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - I - II - III.
	 b)
	I - III - IV - II.
	 c)
	II - III - IV - I.
	 d)
	III - II - I - IV.
	2.
	A instrumentalidade do Serviço Social favorece a transformação da intencionalidade em respostas profissionais, as quais podem modificar e transformar relações e a realidade posta. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na intervenção, a dinâmica da realidade vigente recebe pouca atenção, pois representa parte irrelevante no campo da instrumentalidade.
	 b)
	A intencionalidade do agir profissional ocorre exclusivamente no momento da intervenção.
	 c)
	A instrumentalidade do Serviço Social constitui-se em bases a-históricas e por perspectivas teórico-empíricas.
	 d)
	A instrumentalidade é construída e adquirida na proporção que são concretizados os objetivos.
	3.
	Para uma afirmação ou uma teoria, no campo do conhecimento científico, ser reconhecida e ter validade, são utilizados métodos de verificação, ou seja, de comprovação de sentido. Nesta perspectiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para uma afirmação passar a ter validade científica, é necessário que seja passível de verificação.
(    ) A capacidade de uma teoria ser refutada ou testada apresenta-se enquanto critério de definição do caráter científico.
(    ) A classificação de assertivas como científicas ocorre quando são capazes de evitar conflitos com as existentes.
(    ) O conhecimento científico é tido como verdadeiro e único, desconsiderando-se a possibilidade de ser substituído ou de novas informações serem agregadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	O Serviço Social se desenvolveu conforme a realidade na qual estava inserido, mas sempre com as mesmas características de ajuda ou auxílio àqueles menos favorecidos. Diante dessa afirmação, analise as sentenças a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Serviço Social se desenvolveu para o auxílio àqueles menos favorecidos, especialmente, como as condições de trabalho, de habitação, de alimentação etc. sofrendo mudanças ao longo dos anos, transformando-se, muito lentamente, para a garantia de direitos.
(    ) O Serviço Social se desenvolveu a partir da garantia de direitos, passando a uma faze de auxílio aos menos favorecidos.
(    ) O Serviço Social se desenvolveu para o auxílio àqueles menos favorecidos, especialmente, como as condições de trabalho, de habitação, de alimentação etc., e se mantém assim até os dias de hoje.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - V.
	5.
	O Serviço Social, após as décadas de 70 e 80, procurou encontrar e construir teoricamente a profissão, saber qual a função, qual sua práxis. Assim, criou-se o primeiro curso de Mestrado em Serviço Social. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o local desse curso:
	 a)
	Em Porto Alegre/RS.
	 b)
	No Rio de Janeiro/RJ.
	 c)
	Em São Paulo/SP.
	 d)
	Em Belo Horizonte/MG.
	6.
	O assistente social, em sua trajetória junto às questões sociais, reúne a competência relacional com o conhecimento que adquiriu durante seu processo de aprendizagem, para que sua atuação profissional junto às demandas sociais possa transcorrer com a máxima competência, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária através da conquista dos direitos do sujeito. A partir desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A competência relacional baseia-se no cotidiano da prática no contexto das questões sociais vivenciadas pelo sujeito.
(    ) O Serviço Social, através do conhecimento teórico e moral do profissional, enfrenta no seu cotidiano desafios para modificar a realidade social.  
(    ) A competência relacional se caracteriza como a mais importante habilidade para o Serviço Social, norteando o processo de trabalho.
(    ) A competência relacional qualifica o assistente social a partir de seu aperfeiçoamento no processo de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	Com relação à atuação do assistente social, podemos observar vários instrumentais que vão ao encontro da teoria versus prática da intervenção profissional, tais como a entrevista, reunião, visita domiciliar, entre outros. Referente à entrevista, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A entrevista é direcionada somente quando houver indício de pesquisa a ser analisada pelo profissional de Serviço Social.
	 b)
	A entrevista grupal é uma técnica que pode ser aplicada de várias formas, até mesmo com atividades lúdicas, não sendo reflexiva.
	 c)
	A entrevista é conhecida como uma forma direta da relação entre o assistente social e o usuário, momento em que o profissional estabelece vínculo com o usuário, para que assim este possa realizar seus relatos referente à sua situação.
	 d)
	A entrevista é instrumento que não se faz necessária na atuação do assistente social, pois poderá utilizar outros meios com os mesmosresultados.
	8.
	A dimensão técnico-operativa do Serviço Social é compreendida como o ambiente de movimentação entre o projeto profissional e a formulação de retornos inovadores frente às demandas apresentadas. Esta dimensão refere-se à atuação profissional como característica fundamental para o reconhecimento dos métodos do fazer profissional. Referente ao instrumental técnico-operativo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na trajetória histórica da práxis profissional do assistente social, permanece uma dimensão significativa dos campos de atuação profissional.
(    ) Com relação às questões sociais apresentadas advindas das relações versus capital, o profissional desenvolverá suas ações fundamentadas no instrumental técnico-operativo.
(    ) O instrumental técnico-operativo é suficiente para estratégias a novos caminhos para o trabalho profissional conforme a demanda apresentada.    
(    ) A trajetória histórica da práxis profissional do assistente social não condiz com uma dimensão significativa dos campos de atuação profissional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	9.
	A mediação é utilizada por profissionais do Serviço Social, como técnica para a resolução de conflitos. Neste sentido, é utilizado o processo de negociação que se encontra na resolução de praticamente todos os casos da metodologia de mediação. Sobre os grupos que fazem a negociação, analise as opções a seguir:
I- Entre pais e filhos e entre esposa e marido.
II- Entre irmãos, colegas, pares, amigos, companheiros.
II- Entre famílias ou grupos familiares; patrões e empregados.
IV- Os menos favorecidos não entram no processo de negociação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	10.
	O diário de campo é um instrumental muito conhecido na vida acadêmica, sendo uma ação pedagógica, pois através deste instrumental o acadêmico descreverá, fundamentará, refletirá e sugerirá as ações escritas a partir do seu estágio supervisionado obrigatório. Referente ao diário de campo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Através do instrumental diário de campo, o acadêmico poderá relacionar teoria e prática.
(    ) O diário de campo é um instrumental que não caracteriza como forma de registro e análise da atuação profissional.
(    ) O diário de campo não pode ser utilizado e aplicado em todos os campos de atuação.  
(    ) O diário de campo pode ser um instrumento de reflexão da ação profissional, revendo seus limites e desafios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
Prova finalizada com 5 acertos e 5 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina