Buscar

Pequeno estudo sobre Efeito Doppler

Prévia do material em texto

1. À ação do Efeito Doppler estão sujeitas tanto as ondas mecânicas, quanto as ondas eletromagnéticas
Este efeito é percebido muito facilmente nas ondas sonoras. Um observador que situa-se a 20 metros da fonte de um som, como a sirene de uma ambulância, por exemplo, percebe o som muito mais grave que um observador situado a 2 metros da mesma fonte de som. O efeito pode ser percebido também quando há a aproximação e depois o afastamento de um carro do corpo de bombeiros do observador: enquanto o carro se aproxima, o som vai ficando cada vez menos grave, tornando-se bem agudo quando este está muito perto e tornando-se cada vez mais grave quanto mais o carro se distancia.
O Efeito Doppler ocorre pois há uma mudança na frequência (f) e no comprimento (λ) da onda percebida. Isto ocorre pois a velocidade de propagação de qualquer onda depende apenas do meio onde esta se propaga, permanecendo a mesma independente da posição do observador em relação ao corpo que emitiu a onda. Esta velocidade é dada pelo produto do comprimento pela frequência da onda (V=λ*f), portanto, para que a velocidade continue a mesma, deve haver uma mudança no comprimento e frequência da onda.
Este efeito pode ser usado na medicina, por exemplo, para determinar a velocidade do fluxo sanguíneo do paciente. Este é submetido a uma fonte que emite ondas sonoras porém inaudíveis pelo ouvido humano e é medido o desvio na reflexão destas mesmas ondas pelas hemácias do paciente.
2. A pessoa que percebe o som mais grave é aquela que recebe as ondas sonoras da sirene da ambulância numa frequência mais baixa, ou seja, aquele que recebe ondas com comprimento maior, já que estas são grandezas inversamente proporcionais. Como é visto na figura, o observador A recebe ondas sonoras de maior comprimento λ, sendo ele o observador que percebe o som de forma mais grave que o observador B, que está mais próximo ao veículo.
A velocidade de propagação de qualquer tipo de onda depende apenas do meio em que esta se propaga. Esta velocidade é dada pela pelo produto da frequência da onda pelo comprimento de onda da mesma (V=λ*f).
Por esta velocidade de propagação depender apenas do meio, há
Este efeito ocorre pois a velocidade de propagação de qualquer onda depende do meio onde esta se propaga. Quando há esta variação na distância entre o emissor e o receptor da onda, a velocidade com que esta se propaga, não se altera.

Continue navegando