Buscar

Questões sobre História do Brasil

Prévia do material em texto

1.
		O golpe militar de novembro de 1889 pôs fim ao período no qual o Brasil foi uma exceção política no continente americano. Que regime se extinguiu nesse momento?
	
	
	
	o Império;
	
	
	o Parlamentarismo.
	
	
	a República da espada;
	
	
	A política do café com leite;
	
	
	a colônia;
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Por que a monarquia brasileira não estabeleceu a hereditariedade como principal critério para a aquisição de títulos honoríficos.?
	
	
	
	porque com o retorno da família real à Portugal, os registros dos títulos foram perdidos;
	
	
	porque Dom Pedro II acreditava que a monarquia estava com os dias contados;
	
	
	porque no Brasil Império, o fato de o pai ter um título de nobreza não significava necessariamente que o filho também o teria.
	
	
	porque a nobreza brasileira não queria ser comparada com a portuguesa;
	
	
	porque os nobres brasileiros não recebiam títulos válidos como os concedidos em Portugal;
	
	
	
	 
		
	
		3.
		No início do século XX a direção do Visconde do Rio Branco sobre as relações internacionais no Brasil foi marcada pela assinatura de importantes acordos territoriais e a aproximação com os EUA. Analise as assertivas sobre as relações internacionais do Brasil nesse período:
 I- Rio Branco via na aproximação com os EUA a ampliação da atuação diplomática do Brasil na América do Sul.
II- A assinatura do Tratado de Petrópolis foi importante para assegurar as fronteiras no sul do país, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.
III- Rio Branco foi responsável pelas negociações que culminaram com a compra do Acre, que então fazia parte do território da Bolívia. Essa região interessava ao governo brasileiro por causa da grande produção de látex.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	apena a afirmativa III está correta.
	
	
	apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Durante a República das Espadas, o Brasil teve uma política econômica que visava o desenvolvimento econômico, com foco na indústria. Tal política adotou medidas protecionistas tais como, emissão de moeda por parte dos bancos privados, facilidade de abertura de empresas, por exemplo. Qual política econômica se caracterizou dessa forma:
	
	
	
	Tratado de panos e vinhos
	
	
	Plano Marshal
	
	
	Liberalismo
	
	
	Mercantilismo
	
	
	Encilhamento
	
Explicação:
Essa politica foi idealizada e implementada pelo ministro Ruy Barbosa, provocando uma grande inflação no pais.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Leia com atenção o trecho abaixo:
"A constituição de 91 deixa ver que seus artífices tinham bom sentido de interesses de classes, e a política econômica dos governos militares revela também que essa terra tinha donos e que estes nem sempre foram os que ostensivamente apareciam como os donos do poder, os militares." (CARDOSO, Fernando Henrique. Dos governos militares a Prudente-Campos Sales. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp.17-57. p. 36)
Apesar dos primeiros governos da República brasileira terem sido chefiados por militares, o autor afirma que:
	
	
	
	Os donos do poder eram, de fato, os políticos monárquicos, que mesmo com a mudança nas instituições políticas continuavam a controlar a economia brasileira.
	
	
	Os militares de baixa patente, chamados popularmente de "Jacobinos", que pressionavam o oficialato para a formação de uma república mais democrática.
	
	
	O oficialato da Marinha, que mesmo sem participar diretamente das conspirações do golpe militar republicano, tinha uma maior maturidade política e, por isso, assumiu a direção das novas instituições.
	
	
	A oligarquia cafeeira, que mesmo ausente do poder executivo, influenciava a organização das novas instituições.
	
	
	As classes médias urbanas, que frequentemente ocupavam os espaços públicos da capital federal afim de pressionar o governo federal.

Continue navegando