Buscar

Conceitos - Miguel Gregório

Prévia do material em texto

Miguel Gregório de Toledo Neto
Tecnologia da construção 1
Profª. Maria Luisa
Conceitos
Tecnologia: 
1. “O termo tecnologia, de origem grega, é formado por tekne (“arte, técnica ou ofício”) e por logos (“conjunto de saberes”). É utilizado para definir os conhecimentos que permitem fabricar objetos e modificar o meio ambiente, com vista a satisfazer as necessidades humanas.” (ConceitoDe).
2. “Tecnologia é o conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos empregados na produção e comercialização de bens e serviços.” (Longo, 1984).
3. “se refere ao conjunto de objetos físicos e operações técnicas (mecanizadas ou manuais) empregadas na transformação de produtos em uma indústria.” Blaumer (1964).
Recursos Tecnológicos: 
1. “Um recurso tecnológico é, portanto, um meio que se vale da tecnologia para cumprir com o seu propósito. Os recursos tecnológicos podem ser tangíveis (como um computador, uma impressora ou outra máquina) ou intangíveis (um sistema, una aplicação virtual).” (ConceitoDe).
2. “Recursos tecnológicos são todas as tecnologias que temos a nossa disposição, desde as mais simples até a mais complexa. No nosso dia-a-dia nos deparamos com inúmeras tecnologias, sendo essas: um caderno, um lápis, um celular, uma câmera, uma televisão, ou um computador, todos estes produtos para serem criados usaram altas tecnologias, que nos proporcionam estar em contato com as demais pessoas, é o caso do computador e celular, com eles nos comunicamos com pessoas que estão distantes e até mesmo do outro lado do mundo.” (TrabalhosFeitos).
3. ”Recursos Tecnológicos são, exencialmente, recursosmultimídia, isso é, são imagens, gráficos, animação, áudio e textos. Imagens podem ser estáticas ou dinâmicas.” (Brainly).
Tecnicismo:
1. “A partir do pressuposto da neutralidade científica e inspirado nos princípios da racionalidade, eficiência e produtividade, […] advoga a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional.” (…) “… na pedagogia tecnicista (…) é o processo que define o que professores e alunos devem fazer, e assim também quando e como o farão.” Saviani (em Escola e Democracia: 1983).
2. “É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.” (EducaBrasil).
3. “Tecnicismo refere-se ao abuso da tecnicidade, ou seja, o uso excessivo ou a supervalorização dos aspectos técnicos de algo que, muitas vezes em detrimento do conjunto dos outros aspectos que possam caracterizá-lo.” (Brainly).
Técnica: 
1. “A palavra técnica vem do grego téchne, que se traduz por “arte” ou “ciência”. Uma técnica é um procedimento que tem como objetivo a obtenção de um determinado resultado, seja na ciência, na tecnologia, na arte ou em qualquer outra área.” (ConceitoDe).
2. “Técnica é criar um manejo, um conhecimento que possa gerar inventos com intuito de facilitar um determinado trabalho. Com as relações sociais de experiências ocorre a evolução das técnicas, que seria um acúmulo de conhecimento acerca das formas de trabalho.” (BrasilEscola).
3. “Técnicas são passos que tem o objetivo de obter certo resultado. Ela é praticamente os conhecimentos de habilidades.” (Brainly).

Continue navegando