Buscar

1ª%20AVALIAÇÃO%20INSTITUCIONAL%20DE%20PISCICULTURA%20DA%20AMAZÔNIA%20%20(1BIM)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE PISCICULTURA DA AMAZÔNIA 
 
1- Leia atentamente as alternativas abaixo e assinale a que apresenta características de cultivo/criação em sistema intensivo de produção de peixes. (1,0) 
a) Aplicação mínima de controle dos processos produtivos, oferta de alimento artificial composto por ração balanceada e utilização de médias densidades de estocagem dos organismos aquáticos; 
b) Aplicação mínima de controle dos processos produtivos; monitoramento dos parâmetros de qualidade de água e utilização de médias densidades de estocagem dos organismos aquáticos; 
c) Aplicação de controle dos processos produtivos, monitoramento dos parâmetros de qualidade de água e baixa densidade de estocagem, visando principalmente a criação com finalidade de subsistência; 
d) Aplicação de controle dos processos produtivos, utilizando de tecnologias disponíveis para o monitoramento da qualidade de água, manejo nutricional adequado a exigência da espécie e a fase do cultivo e adoção das boas práticas de manejo em todo o ciclo produtivo. 
e) Aplicação mínima de controle dos processos produtivos, utilizando de tecnologias disponíveis para o monitoramento da qualidade de água, manejo nutricional adequado a exigência da espécie e a fase do cultivo, adoção das boas práticas de manejo em todo o ciclo produtivo. 
2- Sobre os sistemas de criação de peixes estudados em nossa disciplina, assinale a alternativa INCORRETA (1,0). 
a) A piscicultura em viveiros escavados requer uma série de ações voltadas principalmente à adequação do ambiente aquático e a espécie de peixe cultivada, refletindo diretamente sobre a rentabilidade do negócio e a oferta de um produto com qualidade ao mercado consumidor. 
 
b) A principal espécie cultivada em canais de Igarapé é o tambaqui (Colossoma macropomum); 
 
c) A aquaponia é um sistema de produção de alimentos que combina a aquicultura convencional (criação de organismos aquáticos tais como caramujos, peixes, lagostas e camarões) com a hidroponia (cultivo de plantas em água) em um ambiente simbiótico. 
 
d) A criação de peixes em canais de Igarapé é uma modalidade amazônica na qual os peixes são confinados no leito de pequenos cursos d’água naturais e as suas margens recebem acabamento de madeira, sacos de ráfia preenchidos com areia ou pneus para evitar o assoreamento; 
 
e) Para implantação de cultivo de peixes em tanques-redes é necessário atentar para fatores como: 
local, dinâmica da correnteza e ventos e distância e posicionamento dos tanques; 
 
3- Sobre o cultivo de tambaqui (Colossoma macropomum) assinale a alternativa INCORRETA. 
(1,0) 
a) Entre as possibilidades de sistema de cultivo, o tambaqui apresenta maior desempenho zootécnico quando cultivado em tanques-redes. 
b) Dispõe de pacote tecnológico de produção intensiva com o uso de aeradores, alcançando até 
18 toneladas/hectare em 10 meses de cultivo; 
c) Dispõe de oferta de alevinos durante todo o ano; 
d) Atualmente, o domínio das técnicas de reprodução artificial permite alcançar uma taxa média de sobrevivência de 85%; 
e) É a principal espécie nativa de peixe cultivo no Brasil, sendo a maior produção desta espécie na região norte. 
4- Leia com atenção as alternativas abaixo e assinale a que NÃO apresenta aspectos relacionados ao cultivo de matrinxã (Brycon amazonicus). (1,0) 
a) A matrinxã é uma espécie que pode ser cultivada em canais de igarapés, devido a sua adaptação a condições de temperatura um pouco mais baixas; 
b) O principal entrave apresentado no cultivo de matrinxã são as altas taxas de canibalismo no período larval; 
c) Os domínios das técnicas de reprodução induzida permitem uma oferta de alevinos de matrinxã durante todo ano; 
d) A matrinxã é uma espécie onívora, porém em condições de cultivo apresenta melhor conversão alimentar quando alimentadas com ração comercial 32% de proteína bruta na fase de engorda. 
e) A matrinxã é uma importante espécie na piscicultura da Amazônia Ocidental, destacando-se pela sua rusticidade e bons resultados em condições de cultivo em cativeiro. 
5- A utilização de densidades de estocagem adequadas as características da espécie e ao sistema escolhido são fatores determinantes para o sucesso na piscicultura. Dessa forma, considere as seguintes informações sobre o povoamento de viveiros de cultivo de tambaqui em sistema intensivo: BIOMASSA FINAL NA FASE DE ENGORDA= 18 ton/ha; PESO MÉDIO FINAL DA FASE DE ENGORDA = 3,0 Kg. Quantos peixes foram colocados no inicio da fase de alevinagem neste viveiro? 
a) 7.200 alevinos de tambaqui/hectare 
b) 6.870 alevinos de tambaqui/hectare 
c) 6.000 alevinos de tambaqui/hectare 
d) 6.340 alevinos de tambaqui/hectare 
e) 6.240 alevinos de tambaqui/hectare 
6- Sobre os parâmetros de qualidade de água, assinale a alternativa CORRETA (1,0) 
a) O ácido úrico é o composto nitrogenado excretado pelos peixes, e seu teor pode ser associado a baixos níveis de oxigênio. 
b) Peixes tropicais apresentam boa tolerância a variações de temperatura, por isso dificilmente ocorrem mortalidades associada a esse parâmetro. 
c) É durante o dia, na presença de luz solar, que se verifica menor teor de oxigênio dissolvido na água; 
d) A concentração de gás carbônico no ambiente aquático é aumentada quando é verificado menor acidez e menor concentração de oxigênio dissolvido na água. 
e) Baixos níveis de oxigênio dissolvido nos viveiros de piscicultura podem acarretar aumento da acidez, elevação nos níveis amoniacais e aumento na concentração de gás carbônico, podendo comprometer a sobrevivência dos peixes cultivados. 
7- Sobre as características ou principal função dos diferentes tipos de nadadeiras presentes nos peixes teleósteos, assinale a sentença INCORRETA: 
a) No tambaqui (Colossoma macropomum), as nadadeiras peitorais e anais são compostas por pares. 
b) Deformidades apresentadas nas nadadeiras têm como uma das causas, a dureza da água na fase de larvicultura; 
c) A nadadeira caudal está relacionada com a ocupação da espécie na coluna d’água; 
d) No tambaqui (Colossoma macropomum), as nadadeiras peitorais e pélvicas são compostas por pares. 
e) A nadadeira adiposa está presente em todos os peixes da ordem Characiformes, com exceção da traíra; 
 
8- Assinale a alternativa INCORRETA: 
a) Os linfócitos são diferenciados nos tipos “ B e T” e são responsáveis pela coagulação sanguínea. 
b) As principais alterações morfológicas que ocorrem nos eritrócitos dos peixes é a presença de micronúcleo, constrição nuclear e/ou citoplasmática. 
c) Os monócitos são leucócitos que apresentam vacúolos em seu citoplasma. 
d) Os neutrófilos dos peixes são leucócitos que podem ter seus valores de ocorrência aumentados quando o animal se encontra em quadro de infecção por bactérias e fungos. 
e) Os trombócitos são equivalentes as plaquetas dos peixes. 
 
9- Explique Detalhadamente sobre a importância e protocolo do treinamento alimentar na fase de recria do Pirarucu (Arapaima gigas)? 
 De forma geral, a fase de recria é iniciada com alevinos entre 10 cm e 15 cm, quando o pirarucu normalmente já se encontra treinado a consumir rações secas e quando o preço do alevino, tarifado em reais por centímetro, é relativamente acessível ao produtor de engorda que não quer correr o risco de adquirir peixes muito pequenos e ainda em fase de treinamento ou peixes muito grandes, com preços acima de R$ 15,00 a unidade. Em viveiros ou açudes, o manejo sugerido pelo Sebrae propõe, no mínimo, duas fases de cultivo para melhor produtividade e utilização da estrutura produtiva. No cultivo bifásico, o alevino de 15 g é conduzido até 500 g em uma densidade de 1 peixe/m2 durante dois meses. Na segunda fase, os peixes podem ser levados até 12 kg a uma densidade de 0,1 peixe/m2 em um ano.
10- Diferencie os processos respiratórios dos peixes tambaqui e Pirarucu, incluindo as adaptações morfológicas de cada tipo de respiração: 
A respiração dos peixes é feita pelas brânquias internas que se desenvolvem a partir de uma série de evaginacoes da faringe.
Tambaqui altera a morfologia do seulábio inferior, transformando-o em uma espécie de “pá”. Direcionando essa “pá”, que os nativos chamam de “aiu”, na interface água/ar e nadando continuamente, o Tambaqui direciona para às brânquias uma porção da água que contem maior saturação de oxigênio.  Com isso, a espécie consegue sobreviver durante meses em ambientes completamente anóxios.
O pirarucu o seu sistema respiratório, além das brânquias, responsáveis pela respiração aquática, ele possui a bexiga natatória modificada, que funciona como um pulmão na respiração aérea. É uma espécie resistente a baixos níveis de oxigênio da água graças a sua respiração fora d’água.

Continue navegando