Buscar

ESTUDO%20DIRIGIDO%20TRANSIÇÃO%20NUTRICIONAL%20(1)

Prévia do material em texto

NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 
ESTUDO DIRIGIDO ARTIGO- Transição nutricional no Brasil: análise dos principais fatores 
 
Com base no artigo responda as seguintes questões: 
1) Sobre o contexto de transição nutricional, o que tem sido observado nos últimos cinquenta anos e quais as repercussões nos países? 
 Foram observadas alterações na qualidade e na quantidade da dieta, associadas as mudanças no estilo de vida, nas condições econômicas, sociais e demográficas. As repercussões são negativas na saúde da população desses países, com a prevalência do sobrepeso e da obesidade aumenta consideravelmente as doenças crônicas como: diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e câncer.
2) Como se caracteriza a transição nutricional no Brasil? E quais aspectos são apontados para tentar explicar este fenômeno? 
Caracteriza pela redução na prevalência dos déficits nutricionais e no aumento expressivo de sobrepeso e obesidade. Os aspectos são a mudança demográfica que antes a população era mais rural e hoje é mais urbana, a inserção da mulher no mercado de trabalho com isso passam a ter menos tempo para o preparo de refeições com qualidade e acabam consumindo mais produtos industrializados, refeições fora de casa, fast food.
3) Em relação ao consumo alimentar, o que está sendo mais consumido? E o que apresentou redução de consumo? 
Aumentou o consumo de ácidos graxos saturados, açúcares, refrigerantes, álcool, carnes , leites e derivados ricos em gorduras, doces, chocolates. E aconteceu uma redução no consumo de carboidratos complexos, frutas, legumes e verduras.
4) Ao mesmo tempo em que se observou alteração da característica da dieta, observa-se também uma acentuada redução do nível de atividade física. 
a) Quais as principais mudanças que explicam esta redução? 
as principais mudanças estão na distribuição das ocupações setoriais(da agricultura para a indústria) e um aumento do número de trabalhos com redução do esforço físico ocupacional, em virtude do aumento da tecnologia.
b) Com relação a mudança no padrão da atividade física de lazer, o que foi observado? 
Passam de atividades com gasto energético acentuado, como práticas esportivas e longas caminhadas, para atividades sedentárias, como televisão, videogame ou computador.
c) Podemos afirmar que o tempo de tela é duplamente prejudicial para a saúde. Quais os dois principais aspectos citados para fundamentar este prejuízo? 
A diminuição do gasto energético, devido à redução da atividade física propriamente dita, e o aumento da ingestão de alimentos com alta concentração calórica em frente à televisão e/ou decorrente dos anúncios por ela veiculados.
d) Como a utilização de recursos tecnológicos contribui para o aumento do sedentarismo da população? Cite exemplos. 
Contribui efetivamente para o aumento do sedentarismo da população. 
Portões eletrônicos, escadas rolantes, vidros automáticos, veículos motorizados e o uso crescente de equipamentos domésticos como máquinas de lavar roupa e louça, ao invés de fazê-lo manualmente, são apontadores como grandes responsáveis pela redução do gasto energético com atividades diárias.
5) Sobre o aumento de sobrepeso e obesidade: 
a) Como pode ser definida a obesidade? 
A obesidade pode ser definida como o acúmulo excessivo de gordura corporal.
b) O IMC é a ferramenta mais utilizada em populações para diagnostico de excesso de gordura corporal pois não apresenta limitações. Esta afirmativa está correta? Justifique. 
A afirmativa não está correta pois possui limitações por não considerar a diferença entre “massa magra” e “massa gorda”. 
6) No período de 1975 e 1989, o Estudo Nacional da Despesa Familiar (ENDEF1975) e a Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (PNSN, 1989), observaram expressivas mudanças na prevalência da obesidade no Brasil. Quais foram elas? E em 2010 (ano em que este estudo está publicado), qual a prevalência encontrada? 
Houve um aumento de sobrepeso na proporção de 58% para homens e 42% para mulheres, e mais alarmante foi o aumento da obesidade, registrando o incrível aumento de 100% para o sexo masculino e 70% para o sexo feminino. Em 2010 foi encontrado a prevalência de, 40% da população com excesso de peso, sendo que, desse grupo, a obesidade atinge 11,1%.
7) As consequências do aumento do sobrepeso e da obesidade têm sido catastróficas. Como esta doença está associada às taxas de mortalidade e qual o custo público no Brasil e no mundo para o seu tratamento e prevenção? 
O excesso de peso é um dos principais fatores de risco para hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade e a hipertensão arterial são os dois principais responsáveis pela maioria das mortes e doenças em todo mundo. No Brasil, este custo é de quase R$ 1 bilhão por ano.
8) a) É observada a mobilização das autoridades para a determinação de prioridades para a definição de estratégias de ação de Saúde Pública. O que tem sido feito? 
Para o combate do excesso de peso e das doenças crônicas não transmissíveis, ações de educação alimentar e incentivo à prática de atividades físicas diárias tem sido realizadas.
b) Cite pelo menos três dos 10 passos para o peso saudável. 
Comer frutas e verduras variadas, pelo menos duas vezes por dia;
Evitar alimentos gordurosos como carnes gordas, salgadinhos e frituras;
Aumentar a sua atividade física diária. Ser ativo é se movimentar. Evitar ficar parado, você pode fazer isto em qualquer lugar;
PROFª BÁRBARA CHAGAS 
NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 
ESTUDO DIRIGIDO ARTIGO- Transição nutricional no Brasil: análise dos principais fatores 
 
c)Considerando seu conhecimento prévio (esta resposta não se encontra no artigo, para responder este item você precisa conhecer os 10 passos do Guia Alimentar, se não os conhece, busque esta informação) compare estes passos com os 10 passos para uma alimentação saudável propostos pelo Guia Alimentar de 2014. O que é semelhante? Qual a principal diferença? 
É semelhante o fato dos dois guias abordarem uma alimentação mais saudável e principalmente sobre evitar certos tipos de alimentos principalmente os mais gordurosos. A principal diferença é que o os 10 passos para o peso saudável aborda em diversos tópicos a pratica de atividade física de maneira regular, enquanto os 10 passos do guia alimentar não aborda este quesito, tendo suas recomendações voltadas para a escolha correta dos alimentos, tipos e modo de preparo dos mesmos. 
d) A divulgação dos dez passos por si só não é satisfatória nem eficaz, o que mais precisa ser feito? 
Está cada vez mais notória a necessidade de políticas públicas mais eficientes, como projetos e programas intersetoriais objetivando a conscientização da necessidade de um estilo de vida mais ativo e de uma alimentação mais saudável. A médio e longo prazo, essas políticas reduziriam consideravelmente os gastos com o tratamento da obesidade e doenças subsequentes. Logo, recomenda-se uma atenção especial e medidas emergências para o combate a essa epidemia, evitando a proliferação das complicações decorrentes do excesso de peso, visando à preservação da vida de milhares de brasileiros. Divulgação de campanhas educativas em rede nacional, incentivando o consumo de alimentos saudáveis e adoção de educação alimentar nas escolas, aumento do número de aulas de Educação Física e incentivos a prática esportiva são alternativas que devem ser adotadas imediatamente para tentar reverter o atual quadro da epidemia do excesso de peso.
 
 
PROFª BÁRBARA CHAGAS

Continue navegando