Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - ANTROPOLOGIAN S E CULTURAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) - Antropologia Social e Cultural 
01 O grupo étnico que compõe a sociedade brasileira mais discriminado e que enfrenta os maiores preconceitos por parte da população são os indígenas. Vítimas de um dos maiores genocídios da história humana, os povos nativos das Américas enfrentam grandes dificuldades para terem seus direitos reconhecidos e respeitados. Quanto à situação dos povos autóctones no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os livros didáticos reproduzem os preconceitos sociais contra os indígenas.
( ) A LDB reconhece os saberes indígenas e o direito à especificidade cultural.
( ) Estudar a história indígena não contribui para a discussão sobre o racismo.
( ) As leis que defendem os índios são dádivas do Estado e não fruto de suas lutas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F - V.
B) V - V - F - F.
C) F - V - V - F.
D) V - F - F - V.
02 A Antropologia é uma disciplina surgida no final do século XIX, entretanto, vem contribuindo de diversas maneiras à reflexão sobre o ser humano do ponto de vista cultural e social. Em razão de sua abordagem científica, a respeito da totalidade da experiência humana tanto do passado quanto do presente, muitas de suas contribuições teóricas extrapolam o próprio campo antropológico, penetrando outras áreas do conhecimento humano. Assim, o saber antropológico vem sendo positivamente incorporado pela educação. Quanto à relação de Antropologia e Educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Antropologia auxilia a discussão de temas específicos.
( ) A Antropologia reforça a visão tradicional dos conteúdos.
( ) A Antropologia promove a criticidade entre os alunos.
( ) A Antropologia prejudica a promoção da tolerância na escola.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - F - V.
B) F - F - F - V.
C) F - V - V - F.
D) V - F - V - F.
03 Marcel Mauss foi um sociólogo e antropólogo ligado ao surgimento da Escola Francesa. Sobrinho de Durkheim, trabalhou algum tempo com o tio. É autor de obras importantes, como "ensaio sobre a dádiva", publicado em 1924. Nesta, constrói a categoria de dádiva. A respeito da noção de dádiva, assinale a alternativa CORRETA:
A) As relações em torno da Dádiva indicavam formas rituais de interação religiosa entre os membros de uma mesma sociedade, dando poder aos indivíduos mais velhos destes lugares determinados.
B) Indicam relações sociais focalizadas na troca de comportamentos entre diferentes países, resultando naquilo que se chamou de aculturação, isto é, a mistura de culturas distintas.
C) Para Mauss, indicava as maneiras pelas quais eram concebidas as representações e fatos sociais, sendo elas externas e possuindo um caráter coercitivo sobre os indivíduos e toda a sociedade.
D) Para Mauss, indicava tipos de relações de reciprocidade em torno do dar e receber, que são fundamentais na vida social, organizadas e hierarquizadas na forma de obrigações conforme os locais e a história.
04 Este termo corresponde aos hábitos, valores, crenças e relações sociais que se institucionalizam em uma determinada sociedade e que são repassados de geração para geração. De que conceito estamos falando?
A) Etnocentrismo.
B) Cultura.
C) Antropologia.
D) Relativismo cultural.
 05 No processo de desenvolvimento do campo de estudos antropológico, os estudiosos foram encontrando problemas recorrentes em várias sociedades estudadas. A verificação deste fenômeno possibilitou aos antropólogos nomear e conceituar esses elementos, para que pudessem compreendê-los e relacioná-los enquanto objeto de estudo próprio da disciplina. Um desses conceitos chama-se etnocentrismo. Com base em suas características, analise as afirmativas a seguir:
I- A postura etnocêntrica compreende todas as culturas como corretas e válidas, independentemente de seus próprios valores culturais.
II- O etnocentrismo está relacionado ao fato de considerar as diferentes culturas equivalentes e frutos de condicionamentos sociais.
III- Etnocentrismo significa tomar a própria cultura como o centro, desqualificando as demais expressões culturais.
IV- O etnocentrismo pode ser compreendido como a raiz de princípios fundamentalistas, como o nazismo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas I e IV estão corretas.
B) As afirmativas I e II estão corretas.
C) As afirmativas III e IV estão corretas.
D) As afirmativas II e III estão corretas.
06 A noção de cultura tornou-se central para a disciplina antropológica. Foi com o evolucionista Edward Tylor que se elaborou uma primeira concepção de cultura. Todavia, tal conceito sofreu críticas e recebeu contribuições. Uma delas foi do antropólogo Franz Boas. Sobre o entendimento de Boas sobre cultura, analise as afirmativas a seguir:
I- Em sua crítica ao evolucionismo, Franz Boas desenvolveu uma noção de cultura baseada nas explicações e nas análises do particularismo histórico.
II- Com a explicação cultural desenvolvida por Franz Boas, iniciou-se as críticas ao modelo de cultura, com base no evolucionismo.
III- Para Boas, a cultura é um complexo que inclui conhecimentos, crenças, artes, moral, leis e que são adquiridos através da evolução das espécies.
IV- Franz Boas discutiu a noção de cultura a partir da distinção entre o instinto animal e a transmissão cultural entre as sociedades, tendo como base a reflexão das necessidades orgânicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas I e II estão corretas.
B) As afirmativas I e III estão corretas.
C) Somente a afirmativa III está correta.
D) As afirmativas II e IV estão corretas.
07 Quando o indivíduo supervaloriza sua própria cultura em relação às outras, julgando-as a partir de suas próprias referências éticas, morais e de seus valores, ocasionando uma postura de superioridade, hostilidade, e às vezes até mesmo agressão, estamos falando de que tipo de comportamento?
A) Etnocultura.
B) Etnografia.
C) Etnologia.
D) Etnocentrismo.
 08 Os estudos de gênero e a antropologia, em ambientes civilizados, vêm proporcionando interessantes reflexões sobre os papéis de gênero. Uma desta reflexões liga-se ao conceito de heteronormatividade e os conteúdos escolares transmitidos. Sobre este conceito, assinale a alternativa CORRETA:
A) Os estudos de gênero e a antropologia procuram impactar as identidades dos estudantes, tornando-os interessados em sexo.
B) Os estudos de gênero e a antropologia apontam o caráter desviante da heterossexualidade, colocando esta como diferente.
C) Os estudos de gênero e a antropologia problematizam o entendimento de que a heterossexualidade é norma e o resto é desvio, anormalidade.
D) Os estudos de gênero e a antropologia reforçam o papel da heterossexualidade em nossa sociedade contemporânea, frisando a sua condição especial.
09 O multiculturalismo é um conceito construído a partir de várias áreas do conhecimento. Por este motivo, ele é considerado um conceito multidisciplinar. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) Ao estudo das diversas culturas existentes e também ao embate político, econômico e social travado pelos diferentes grupos sociais na luta pela respeito à diversidade.
B) A uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através de nossos valores.
C) Ao conjunto das regras sociais aceitas como normas pela sociedade ou grupo que as compõem.
D) A um termo utilizado pela Antropologia para identificar a postura unilateral ao compreender as diferenças culturais.
10 Franz Boas foi um dos antropólogos que promoveu uma crítica ao evolucionismo. Os evolucionistas pensavam a cultura em estágios de desenvolvimento, cujo ápice era a civilização europeia. Boas foi um autor do chamado particularismo cultural, sugerindo um novo ponto de vista para entender a cultura. Sobre Boas e seu trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
A) Para Boas, a sociedade é um organismo que cresce e se torna complexo,integrando-se, diferenciando-se e evoluindo.
B) Para Boas, a evolução da cultura tem três fases: a selvageria, a barbárie e a civilização, sendo que a cultura europeia era a superior.
C) Para Boas, as condições ambientais e locais eram inexpressivas para a configuração de culturas específicas, continuando o evolucionismo tradicional
D) Para Boas, não havia apenas uma cultura humana, mas diversas, sendo resultados de situações específicas que determinam o resultado da cultura
11 (ENADE, 2008) As relações de gênero assumem formas diferentes em diferentes sociedades, períodos históricos, grupos étnicos, classes sociais e gerações. Não obstante, têm em comum a diferenciação entre homens e mulheres, apesar da imensa variabilidade social da natureza da diferença. Um aspecto muito comum é que a diferença de gêneros se associa à desigualdade de gênero, com homens exercendo poder sobre as mulheres - alguns afirmam que universalmente, outros que quase universalmente. O termo utilizado nas Ciências Sociais, incluindo a Antropologia, para conceituar a desigualdade estrutural de gênero em nossa sociedade é:
FONTE: WALBY, Sylvia. Gênero. In: OUTHWAITE, William; BOTTOMORE, Tom. (Orgs.). Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996, p. 332.
A) Paternalismo.
B) Liberalismo.
C) Feminismo.
D) Patriarcado.
12 (ENADE, 2011) Às vezes, ouço dizer que qualquer pessoa pode observar e escrever um livro sobre um povo primitivo. Talvez qualquer pessoa possa, mas não vai estar necessariamente acrescentando algo à antropologia. Na ciência, como na vida, só se acha o que se procura. Não se pode ter respostas quando não se sabe quais são as perguntas. Por conseguinte, a primeira exigência para que se possa realizar uma pesquisa de campo é um treinamento rigoroso em teoria antropológica, que dê as condições de saber o quê e como observar, e o que é teoricamente significativo. É essencial percebermos que os fatos em si não têm significado. Para que o possuam, devem ter certo grau de generalidade. É inútil partir para campo às cegas (EVANS-PRITCHARD, 2005). Nesse fragmento de texto, Evans-Pritchard argumenta que:
FONTE: EVANS-PRITCHARD, E. E. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
A) Um bom trabalho de campo resume-se ao detalhamento do máximo de fatos e a sua descrição minuciosa.
B) O trabalho de campo é sempre instintivo, não pode ser ensinado e só é aprendido na prática.
C) A boa etnografia deve, necessariamente, conjugar teoria e prática.
D) É importante chegar a campo sem ideias preconcebidas, sem questões predeterminadas e sem uma teoria a ser seguida.

Continue navegando