Buscar

O multiculturalismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
Multiculturalismo: relações étnico-raciais
Multiculturalismo e sua diversidade cultural brasileira
O multiculturalismo é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas. Alguns países apresentam uma maior multiculturalidade. Muito devido aos diferentes grupos de imigrantes recebidos, mas também por observar outros fatores de integração e o desenvolvimento de novas culturas a partir do choque cultural.
No cenário mundial o Canadá é reconhecido pelo seu desenvolvimento no multiculturalismo, tornou-se referência para o mundo nas suas belezas naturais e pela diversidade cultural existente entre as etnias seus hábitos e costumes, destacando as diferentes raças, culturas, religiões, gastronomia, diversos idiomas e a inclusão das minorias no contexto social do país. 
O Canadá acolhe os imigrantes, principalmente brasileiros, que chegam em busca de melhores condições de vida e oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal, algumas vantagens de morar neste país são as oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional bem como também conhecer diferentes culturas agregando novos conhecimentos para a vida. Estar distante de casa e tudo o que envolve a família e a falta de discernimento que os indivíduos tem em compreender e respeitar a cultura das minorias seria uma das dificuldades.
No Brasil a diversidade cultural apresenta uma vasta riqueza cultural o que torna complexa a convivência entre as pessoas e a relação dessa diversidade com a educação. Projetos de conscientização do respeito às diversidades culturais foram desenvolvidos na Bahia e no Rio de Janeiro, modelos que podem ser seguidos, exemplos de propostas simples e programas educacionais que podem ser adotados nas escolas promovendo um ambiente mais respeitoso e inclusivo e aumentando a criatividade e inovação.
A manifestação do multiculturalismo nas análises educacionais, de fato trouxe desafios muito importantes às investigações sobre o conhecimento, e com isso abriu possibilidades para se pensar em práticas curriculares e de formação docente que pode ser voltadas à construção de identidades discente e docente multiculturalmente comprometidas com o ensino/aprendizagem, visando assim promover o respeito à diferença e à pluralidade cultural.
A questão do multiculturalismo é de extrema importância na área da pedagogia e educação. É interessante que os professores levem tais discussões para dentro de sala de aula para criar um ambiente que possa integrar as diferenças, e assim despertar problematizações como as questões de racismo e preconceito entre os alunos.
O multiculturalismo aplicado à educação envolve práticas pedagógicas que despertem os alunos para a diversidade dos grupos culturais. Compreende buscar ações na prática pedagógica verdadeiramente democráticas, projetos que incluam a diversidade cultural, e para que este processo aconteça é necessário o convívio multicultural que implica respeito ao outro, diálogo com os valores do outro.  
Propostas pedagógicas de mudanças nos sistemas educacionais onde o desenvolvimento de atitudes, projetos curriculares e ideias pedagógicas, sejam sensíveis à emergência do multiculturalismo. O professor deve ser crítico reflexivo, questionando o que ele vai ensinar aos seus alunos, ouvindo seus alunos quanto a suas dificuldades, incentivar trabalhos que levem os mesmos a pesquisa sua realidade local. Essas práticas são essenciais para que haja a formação em valores que contribuem para uma sociedade multicultural mais justa e que respeite as diversidades

Continue navegando