Buscar

O Multiculturalismo no Brasil é diretamente associado ao processo migratório desde a chegada dos portugueses em 1500

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O multiculturalismo no Canada é extremamente importante pois todas as formas culturais são respeitadas sejam de imigrantes ou nativos. O canada é um pais de destaque no respeito ao multiculturalismo, seus pontos positivos são a igualdade entre eles entendimento entre as diversas culturas, valores e poder conhecer e adotar diversos hábitos e adquirir mais conhecimentos. Porem temos os pontos negativos que são racismo e a dificuldade de aceitar a diferença e respeitar as diversas culturas existentes 
Ao longo dos séculos, o território brasileiro recebeu holandeses, franceses, espanhóis, italianos, japoneses, alemães e outros imigrantes. O Brasil é conhecido por ser um dos países que melhor recebe seus visitantes, ou imigrantes que vem para viver sua vida no Brasil. Nosso país tenta adequar-se para receber bem as culturas alheias. 
Os projetos nos estados de Rio de Janeiro e Bahia, ambas visam combater a baixa qualidade de ensino a evasão escolar e incentivam seus alunos com uma aprendizagem diferenciada, através do tempo integral e atividades baseadas em diferentes culturas. É interessante que os professores levem tais discussões para dentro de sala de aula para criar um ambiente que possa integrar as diferenças, e assim despertar problematizações como as questões de racismo e preconceito entre os alunos.
O multiculturalismo aplicado à educação envolve práticas pedagógicas que despertem os alunos para a diversidade dos grupos culturais. É importante que se aprenda a respeitar as diferenças e que se defrontem com assuntos como identidade cultural e de gênero. Essas práticas são essenciais para que haja a formação em valores que contribuem para uma sociedade multicultural mais justa e que respeite as diversidades.
Os Estados Unidos passam a hegemonizar culturalmente todo o planeta, com seus produtos, filmes, músicas gerando o que se chama de americanização do mundo. Com isso vemos que essas comunidades culturais são capazes de se apropriar de parte da cultura americana, transformando em algo novo e diferente do original. 
Existe um projeto em foz do Iguaçu “corredor cultural de foz de Iguaçu”, este projeto é desenvolvido pela fundação e pretende contemplar os trabalhadores de diversa culturas e de todas as regiões da cidade, esse projeto pretende cadastrar 45 categorias de linguagens artísticas, e essa ação destinará 200 mil para a realização das atividades de exposições e apresentações. O projeto pretende movimentar a cadeia produtiva da cultura e a economia da cidade. 
Em minha cidade, se fosse ter programas voltados as diversas culturas e etnias o conceito de racismo reduziria muito, uma pessoa que vive em uma sociedade multicultural é facilmente adaptável a novas situações, e as diversas raças e suas culturas seria algo que só beneficiaria a sociedade. Uma proposta simples para ser desenvolvida em meu município de Tuparendi é o uso de metodologias estratégicas e lúdicas no desenvolvimento das aulas, com finalidade de promover um ensino igualitário e respeitando as culturas e etnias de cada um, sempre relembrar a história e a cultura dos indígenas e africanos. 
O multiculturalismo pode proporcionar em nossa sociedade um desenvolvimento dos cidadãos que vai além de seus direitos e deveres estipulados, levando o convívio social de maneira harmoniosa. 
Referencias: 
https://oparana.com.br/noticia/projeto-corredor-cultural-de-foz-do-iguacu-destinara-r200-mil-para-contratacao-de-artistas/

Continue navegando