Buscar

Respostas de botanica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) O QUÊ ENTENDE-SE POR ALGAS? *
As algas são organismos fotossintetizantes que possuem extrema importância para o ecossistema aquático. As algas são seres que frequentemente são confundidos com plantas. Entretanto, esses seres vivos são agrupados no Reino Protista, juntamente aos protozoários.
2) O QUÊ ENTENDE-SE POR “FUNGOS”? *
Os fungos são organismos eucarióticos, que não produzem o seu próprio alimento. Ao contrário do que muitos pensam, os fungos não são plantas e nem são classificados no mesmo reino que elas. Os fungos possuem características muito diferentes, por isso eles foram separados em um reino só para eles: o Reino Fungi.
3) O QUÊ ENTENDE-SE POR LÍQUENS? *
Os líquens podem ser definidos como uma associação simbiótica entre um fungo e uma clorófita ou então entre um fungo e uma cianobactéria. Os líquens são associações simbióticas entre algas verdes e fungos ou entre cianobactérias e fungos.
4) O QUÊ ENTENDE-SE POR BRIÓFITAS? *
São plantas avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva (xilema e floema). ... São consideradas como intermediárias entre as algas verdes e as plantas vasculares.
5) O QUÊ ENTENDE-SE POR PTERIDÓFITAS? *
As pteridófitas, também chamadas plantas vasculares sem sementes, são um grupo de plantas em que se observam a presença de xilema e floema (vasos condutores) e a ausência de sementes, característica esta que surge apenas nas gimnospermas.
6) O QUÊ ENTENDE-SE PORGIMNOSPERMAS? *
As gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; e sperma: 'semente') são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequoias e os ciprestes.
7) O QUÊ ENTENDE-SE POR PTERIDÓFITAS? ANGIOSPERMAS? *
As angiospermas são as primeiras plantas a possuir raiz, caule e folhas e, por isso, dependem de vascularização para sobreviver. Os vasos condutores permitiram que as plantas aumentassem o seu porte e se adaptassem ao ambiente terrestre. Normalmente as pteridófitas possuem pequenas folhas, os folíolos.
8) QUAL A RELAÇÃO DE CADA GRUPO BOTÂNCO, ACIMA MENCIONADO, COM O SEU CURSO DE GRADUAÇÃO? *
1 As algas, organismos eucarióticos fotossintetizantes, destituídos de tecidos diferenciados, são muito importantes para a manutenção da vida. A começar pelo fato de algumas espécies serem responsáveis por grande parte da fotossíntese executada em nosso planeta, disponibilizando gás oxigênio.
2 Os fungos são seres vivos, que atuam ao lado de bactérias e são fundamentais para o ecossistema do planeta. ... Sua importância para o ecossistema do planeta se dá porque eles mantêm o processo de reciclagem de macro e micronutrientes, ou seja, eles ajudam no processo de transformação de alimentos.
3 Os liquens são importantes agentes erosivos, pois produzem o ácido liquênico que atua na desagregação das rochas. Desse modo, os sais minerais dessas rochas passam para o solo, permitindo a sua fertilização. Com isso, ocorre o desenvolvimento de plantas, como musgos, samambaias e muitas outras.
4 Importância das briófitas: Algumas espécies de musgos são conhecidas como turfas, elas ajudam na conservação das encostas, pois absorvem bastante quantidade de umidade, criando um depósito de água, que funciona como combustível, ajudando na qualidade do solo quando estiver seco.
5 As pteridófitas são as primeiras plantas a apresentar tecidos especializados na condução de água e nutrientes. Ou seja, diferentemente das briófitas, as pteridófitas são plantas vasculares. ... As raízes formam o sistema radicular, responsável por fixar a planta ao substrato e pela absorção de água e nutrientes.
6 São de suma importância para a preservação da biodiversidade local, como as Araucárias e a importância prática da manutenção das florestas e a proteção que elas representam para as bacias hidrográficas.
7A importância das angiospermas para o meio ambiente e para os seres humanos está ligada a nutrição, através dos seus frutos, e a economia, através da produção de frutas na fruticultura.
As angiospermas constituem a principal fonte de alimento para os seres vivos, ajudam na fotossíntese e são usadas em diversos setores: fabricação de álcool e fabricação do açúcar, bebidas e indústria têxtil

Continue navegando