A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Direito Ambiental - Política Nacional do Meio Ambiente - Exercícios 04

Pré-visualização|Página 1 de 1

Direito Ambiental

Política Nacional do Meio Ambiente

Exercícios 04


1 Questão

O que vem a ser o Poder de Polícia Ambiental, assinale a opção correta:

A) É através do Poder de Polícia Ambiental que o Estado, cumprindo uma disposição constitucional, protege o meio ambiente, elevado à condição jurídica de bem de uso comum do povo.

B) O Poder de Polícia Ambiental é ato discricionário do poder judiciário para a proteção e preservação do meio ambiente.

C) É através do Poder de Polícia Ambiental que o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) fiscaliza e pune a pessoa física ou jurídica que degrada o meio ambiente.

D) É através do Poder de Polícia Ambiental que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) fiscaliza e pune quem degrada o meio ambiente.

E) O Poder de Polícia Ambiental é ato discricionário da administração pública para a proteção e preservação do meio ambiente.

Resposta: A


 2 Questão

Segundo a Política Nacional do Meio Ambiente, Lei n. 6.938/81, recursos ambientais são:

A) O ar, os recursos hídricos e toda a biodiversidade brasileira.    

B) A atmosfera, as águas interiores e os elementos da biosfera.  

C) A atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.     

D) Toda a biodiversidade nacional.

E) O ar, os estuários, o solo, a fauna e a flora nacional.     

Resposta:

C, Lei . 6.938/81, em seu art 3º, conceitua recursos ambientais como sendo a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.      


 3 Questão

Poluição ambiental é o resultado de qualquer tipo de ação ou obra humana capaz de provocar danos no meio ambiente. Diante do estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81), marque a alternativa CORRETA, diante do conceito de poluição:

A) Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: criem condições adversas às atividades sociais e econômicas.

B) Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais não estabelecidos.

C) Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: afetem a biota.

D) Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: lancem matérias ou energia em acordo com os padrões ambientais estabelecidos.

E) Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: afetem as áreas já degradadas.

Resposta: A


 4 Questão

A Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, conceitua em seu artigo 3º o que vem a ser meio ambiente, degradação ambiental, poluidor, poluição e recursos ambientais. Quanto a figura do poluidor, segundo a norma, é correto afirmar:

A) Segundo esta lei poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.

B) De acordo com a norma é todo aquele que por omissão exerce influências e interações de ordem física, química e biológica sobre o meio ambiente que abriga e rege a vida em todas as suas formas.

C) É o antônimo de degradação ambiental que é a alteração adversa das características do meio ambiente.

D) É sinônimo de poluição que é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente.

E) São os recursos ambientais que são a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.

Resposta: A


 5 Questão

A respeito da Lei 6.938/81, ou Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), verifique as afirmativas a seguir:

I - A PNMA foi a única lei ambiental federal antes da Constituição Federal de 1988 e estabelece, entre outros temas, a criação do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).

II - Apesar de importante, a PNMA ainda não estabelecia instrumentos de gestão ambiental, o que veio a ocorrer somente na Constituição Federal de 1988.

III - É objetivo da PNMA preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental propícia à vida.Assinale a alternativa correta:

A) Está correta apenas I, e I invalida II.

B) Está correta apenas III, sendo alguns dos instrumentos para atingir tais objetivos já definidos na própria PNMA.

C) Está correta apenas III, sendo II incorreta porque tais instrumentos de gestão ambiental vieram depois da Constituição Federal de 1988.

D) Está correta apenas II, embora a maior parte dos instrumentos de gestão ambiental tenham vindo ainda depois da Constituição Federal de 1988.

E) Está correta apenas I, sendo que II e III se invalidam entre si.

Resposta:

B, O aluno deve ter compreendido o contexto do direito ambiental abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 4, a partir da página 3, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito da questão ambiental. 

A PNMA não foi a única lei ambiental anterior à CF-88, mas a principal.

Os instrumentos de gestão ambiental, ou seja, para atingir os objetivos da PNMA, já estavam estabelecidos nela, tais como o zoneamento ambiental. 


 6 Questão

Sob a influência da Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano, de 1972, foi publicada, em 31 de agosto de 1981, a Lei nº 6.938, que constitui o grande marco de autonomia do Direito Ambiental no plano jurídico nacional. Marque a alternativa CORRETA sobre a lei 6.938/81:

A) dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente Humano, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.

B) dispõe sobre o Planejamento Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.

C) dispõe sobre o Programa Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.

D) dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.

E) dispõe sobre a Política Nacional do Direito Ambiental, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.

Resposta: D


 7 Questão

O parágrafo único do art. 23 da Magna Carta, regulamenta a Lei Complementar 140/2011, que fixa regras de cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum através do poder de polícia ambiental. Marque a resposta CORRETA sobre o poder de polícia ambiental em razão das afirmativas abaixo:

I- a fiscalização e o licenciamento, ambos decorrentes do poder de polícia ambiental, são atividades autônomas com metas diferentes, pois, enquanto a fiscalização atua no campo da repressão, o licenciamento atua no campo da prevenção.

II- o poder de polícia ambiental é exercido pelas autoridades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, conforme dispõe a Lei nº 6.938/81, que disciplina a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA.

III- o poder de polícia ambiental consiste em um conjunto de intervenções do poder público no sentido de disciplinar a ação de empresários, objetivando prevenir ou reprimir perturbações à ordem pública.

A) somente a afirmativa II está correta

B) somente a afirmativa III está correta

C) somente a afirmativa I está correta

D) as afirmativas I, II e III estão corretas

E) somente as afirmativas I e II estão corretas

Resposta: E


 8 Questão

A preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, dizem respeito ao conteúdo específico regulado em que lei?

A) Lei nº 9.605/1998, que regula as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

B) Lei nº 9.795/1999, que regula a Política Nacional de Educação Ambiental.

C) Lei nº 6.938/81, que regula a Política Nacional do Meio Ambiente.

D) Lei nº 12.651/2012, que regula a proteção da vegetação nativa - Novo Código Florestal.

E) Lei nº 9.985/2000, que regula o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.

Resposta: C