Buscar

Flona Presente passado e fututo ATUAL (2)

Prévia do material em texto

Floresta Nacional de Açu: história, significado e resistência no Vale do Açu
Luciana Reis da Silva
Jefferson Ewerton Cruz
Ana Luiza Bezerra da Costa Saraiva (Orientadora)
A Floresta Nacional de Açu é uma unidade de conservação – UC federal localizada no município de Assú/Rio Grande do Norte. A UC é formada atualmente por uma área oficial com 215,25 há e uma área em ampliação 217,27 há totalizando um perímetro de 16.107,59m predominantemente de caatinga (BRASIL, 2019). A floresta foi instituída pela portaria nº 245 de 18 de julho de 2001, e suas funções, segundo o Plano de Manejo (2019), são conservar as espécies típicas e ameaçadas da caatinga assim como manter e conservar o assoreamento da Lagoa do Piató que integra a bacia hidrográfica do Rio Piancó Piranhas-Açu; combater o processo de desertificação do semiárido e contribuir para a construção do conhecimento científico, uso público e atividades socioambientais. A Flona de Açu é de fundamental importância para: preservar a biodiversidade; contribuir com a conservação dos nutrientes do ecossistema; colaborar para a integridade da Lagoa do Piató; evitar as erosões do solo; desenvolver ações de educação ambiental; contribuir com o microclima mais confortável no semiárido; apresentar o potencial das plantas medicinais; fortalecimento da memória, da cultura e da história dos povos originários; para o desenvolvimento de pesquisas, aulas práticas, aulas de campo, turismo, prática esportiva e recreação. Diante da importância da Flona de Açu esse trabalho buscou apresentar o histórico de criação dessa UC, bem como destacar seu significa, seu potencial e alguns desafios atuais.
História
Destacar o histórico, as diferentes etapas, Colocar a luta que aconteceu para permanecer depois do fim do IBAMA e como se transformou em UC. seu papel para o vale do açu e algumas ameaças do presente.
Contar um pouco da história, da resistência. Podemos tirar dúvidas com o Mauro e com O funcionário Chiquinho. Importante mencionar os funcionários que batalharam pela flona
Falar da elaboração do Plano de Manejo e o seu papel para a Unidade.
Importância da FLONA para a Caatinga e o sertão, como território histórico e com o papel histórico.
Falar do potencial da flona para história do vale do Açu.
Sobre as fases anuais da caatinga, sobre espécies utilizadas por sertanejos e sertanejas nos períodos mais quentes e secos; o uso de algumas roupas; e algumas atividades realizadas no período chuvoso. Inclusive, falar da guardiã das sementes do Vale do Açu, dona Ana como Patrimônio BioCultural do vale do açu 
Vegetação
Biodiversidade da caatinga apresentando espécies vegetativas como a catingueira (Caesalpina pyramidalis); angico (Anadenanthera colubrina); Catanduva (Piptadenia miniliformis); emburana (Commiphora leptophloeos); ameixa do sertão (Ximenia americana); aroeira do sertão (Myracroduon urundeuva); entre outros;
Outra característica importante, a proteção das espécies arbóreas encontradas na floresta como aroeira-do-sertão (Myracroduon urundeuva); embiratanha (Pseudobombax marginatum); ipê-roxo (Handroanthus impetiginosus) suas sementes são voltadas a produção de novas mudas da espécie para utilização na recuperação de áreas degradadas, arborização pública e projetos educacionais, os baobabs ou baobás (Adansonia) são espécies arbóreas que alcançam de 5 a 25 metros de altura e até 7 cm de diâmetro do tronco, usado pela espécie para retenção de água, eles se desenvolveram no leito da Lagoa do Piató e sua conservação protege o assoreamento, erosão do solo e a integridade da Lagoa, a Floresta apresenta apenas 11 árvores da espécie, o maior número do Brasil.
Fauna
A diversidade da fauna apresentando espécies ameaçadas de extinção como as aves sebinho-de-olho-de-ouro (Hemitriccus margaritaceiventer) ; pica-pau-anão-da-caatinga (Picumnus limae); os felinos gato-do-mato-pintado (Leopardos tigrins) e gato-mourisco (Puma yagouarondi)
Hidrologia
No Piáto, o potencial da paisagem relacionado com a história é muito rico: Inclusive mencionar os baobas no entorno da lagoa como elementos da paisagem fruto da nossa história e da resistência do nosso povo que veio pra cá, e mencionar a área quilombola. Baobá é conhecida como arvore da vida, por _____. Também conhecida como árvores das lamentações______________.
Sobre o potencial e histórico, pode-se abordar que na Flona temos uma trilha até a Lagoa do Piató. O papel da lagoa do piató para os povos originários, a ocupação dessa área, os baobas. Assim, como a história pode ser também abordada na trilha e como as ações desenvolvidas na flona podem alicerçar os conhecimentos. Guerra dos bárbaros, o massacre dos povos indígenas e a justificativa pela disputa da Lagoa. 
No semiárido, uma fonte água doce era um oásis no sertão. 
e as populações tradicionais da lagoa, a pesca, o plantio, o uso da palha, o artesanato
Turismo
A FLONA também apresenta características de visitação muito importante devido a sua beleza natural que possibilita variadas interpretações paisagísticas que chama atenção de visitantes, estudantes e turistas principalmente em decorrência da floresta apresentar uma trilha ecológica utilizada para interpretações ambientais e de grande importância para visitação, recreação
Falar da trilha até o Piató. 
Educação ambiental
com isso a floresta apresenta um espaço de alto nível de conhecimento muito utilizado pelas instituições de ensino para pesquisas cientificas como exemplo o estudo do comportamento do sagui-do-nordeste (Callithrix jacchus) como também para pesquisas básicas.
Como a educação ambiental é um tema transversal, podemos relacionar muitos temas nas trilhas por último, apresentar a importância da Flona, seu significado para a população do vale do açu e para a educação ambiental
Patrimônio Sociocultural
O processo e a importância social destas espécies extintas ou ameaçadas na região do Açu impulsionaram a Floresta Nacional a se constituir como um patrimônio sociocultural, histórico e ambiental de grande valor histórico social para o Vale do Açu. 
 Principais Ameaças
as diferenças etapas e inclusive a tentativa de retirar os funcionários agora, com a NGI.
Abordar a ameaça com a chegada da NGI, a carta do curso de Geografia e a ação do Ministério Público. A vitória foi a resposta do ICMBio ao Ministério Público, afirmando que não fechará a Flona e que vai manter o funcionamento, a estrutura e funcionários. 
;

Continue navegando