Buscar

PTI - CONCEITOS DE COMPUTAÇÃO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a) ARM é a sigla usada para Advanced RISC Machine, um processador de arquitetura RISC, que é um conjunto de instruções utilizadas durante o processamento. O Reduced Instruction Set Computer (RISC) lida com instruções como reproduzir um vídeo e abrir um navegador utilizando um conjunto simples de etapas reduzidas. Processadores x86 de arquitetura CISC (Complex Instruction Set Computer) exigem mais trabalho em funções de sistemas utilizados para estruturas mais complexas, ideais para computadores. A principal diferença entre as duas arquiteturas, consiste na maior velocidade de um ARM em realizar tarefas, por suas instruções serem mais simples, mesmo demandando mais comandos (o CISC executa apenas com um comando). Pela simplicidade, a arquitetura ARM é mais indicada para dispositivos compactos.
b) Um dispositivo compacto executa tarefas que um computador convencional não executa, pois não é viável oferecer um processador de um nível de complexidade alta para um aparelho com funções pequenas. Das vantagens que a Apple pode obter com a mudança é ganhar mais controle sobre o planejamento de lançamentos e elevar os lucros cortando um fornecedor em seu orçamento. Fundamentar novos Macbooks em arquitetura ARM poderia superar os modelos atuais, oferecendo maior desempenho e autonomia na bateria, considerando que o macOS vem sido adaptado para rodar em arquiteturas diferentes. Posto que que a Apple possa adaptar seus próprios aplicativos para rodar no ARM, apps mais complexos ou desenvolvidos por terceiros encontram dificuldades e lentidão para adaptarem-se, forçando o desenvolvimento de versões diferentes do macOS contendo chips x86 para tarefas mais pesadas e ARM para máquinas menos potentes.
Referências:
Processadores: Entenda a diferença entre do ARM para o x86. TND BARSIL Soluções em TI, 2017. Disponível em <https://tndbrasil.com.br/entenda-a-diferenca-do-arm-para-o-x86/>. Acesso em: 08 de set. de 2020.
RUTHERFORD, Sam. O que a mudança para arquitetura ARM pode significar para o futuro dos computadores da Apple. GIZMODO BRASIL, 2020. Disponível em < https://gizmodo.uol.com.br/mudanca-arquitetura-arm-pode-significar-para-macs/>. Acesso em: 08 de set. de 2020.
RIGUES, Rafael. Macs com ARM: entenda como a migração da plataforma pode afetar você. Olhar Digital, 2020. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/macs-com-arm-entenda-como-a-migracao-da-plataforma-pode-afetar-voce/102534>. Acesso em: 08 de set. de 2020.

Continue navegando