Buscar

Exercício de revisão- LPP, feridas, cicatrização, ostomias, estomas e drenos

Prévia do material em texto

Exercício de revisão – Práticas de Enfermagem IV 
1- Em relação ao ´´estadiamento``, classifique as lesões por pressão.
Classificação da lesão por pressão - Estagio 1: úlcera que se manifesta como uma área hiperemia definida e persistente. Estagio 2: pequenas erosões na pele, a úlcera é superficial e manifestasse por abrasão e bolhas na pele. Estágio 3: perda parcial na espessura da pele e o tecido adiposo fica visível, e pode ter tecido necrosado. Estágio 4 perda total da espessura dos músculos, exposição de ossos, tendões ou músculo. Outros estágios: inclassificáveis, perda total da espessura da pele ou tecidos e tem profundidade indeterminada.
2- Explique as fases da cicatrização.
Fase inflamatória: caracterizada pela presença de exsudato que dura de 1 a 4 dias dependendo da extensão e da natureza da lesão (nesse período ocorre a ativação do sistema de coagulação sanguínea e a liberação de mediadores químicos, podendo haver edema, vermelhidão e dor). Fase proliferativa: é a fase da regeneração, que pode durar de 5 a 20 dias, nela ocorre a proliferação de fibroblastos que dão origem ao processo chamado de ´´fibroplasia`` (nesse período as células endoteliais se proliferam, resultando em rica vascularização e infiltração de macrófagos formando o tecido de granulação. Fase de reparo: pode durar meses, a densidade celular e a vascularização são diminuídas, resultando na remodelação do tecido cicatricial. As fibras são realinhadas para aumentar a resistência do tecido e o aspecto da cicatriz (nessa fase a cicatriz altera progressivamente sua tonalidade, passando de um vermelho escuro a um tom de rosa claro).
3- Discorra sobre os fatores que podem afetar a cicatrização.
Os fatores que afetam a cicatrização são edema, tecido necrótico, infecção, condições de oxigenação e perfusão tissular, corpo estranho, doenças crônicas, estado nutricional, obesidade...
4- Explique as etapas do processo de limpeza das feridas.
O principio de limpeza são: limpar do sentido limpo para o contaminado (movimento unidirecional). Feridas assépticas (incisões cirúrgicas simples com pontos e drenos) fazer a limpeza da ferida da área menos contaminada para a área mais contaminada (dentro para fora). Feridas sépticas (incisões e feridas abertas traumáticas, ulcerativas e inflamatórias) fazer a limpeza a partir da área menos contaminada para a mais contaminada (de fora para dentro). Debridamento é a remoção do tecido desvitalizado, facilitando a granulação e a cicatrização. Pode ser feito através de métodos mecânicos, cirúrgico e autolíticos.
5- Defina ´´estomias`` e suas causas.
Ostomia é uma intervenção cirúrgica que permite criar uma comunicação entre o órgão e o exterior, com a finalidade de construir um novo trajeto para saída de fezes e urina, ou entrada de alimentos, medicações e até entrada de ar. Suas causa podem ser das mais variadas, como obstrução intestinal, câncer de intestino, traumatismo abdominais, doenças inflamatórias (doença de crohn), desvio de transito fecal em intervenções cirúrgicas para tratamento de ferimentos anorretocólicos, quando há obstrução do cólon causado por perfuração, neoplasias ou processos inflamatórios(temporária), como paliativo em casos de neoplasia inoperável do colón com obstrução (definitiva), fístulas reto-vaginais, lesões perianais extensas (síndrome de Fournier), mal formações congênitas, 
6- Discorra sobre a classificação dos estomas (ileostomia, colostomia, urostomia). 
Os estomas podem ser classificados em temporários e definitivos. Intestinais: Ileostomia quando a parte final ou interior do intestino delgado é exteriorizado no abdome, o conteúdo do íleo geralmente é liquido, não há controle esfincteriano, estoma localizado no lado direito do abdome pouco abaixo da linha da cintura. Colostomia exteriorização de uma parte do intestino grosso, através da parede abdominal, para eliminação de gazes e fezes. Podendo ser do lado direito quando o cólon ascendente ou transverso é exteriorizado, as fezes são pastosas e o odor dependerá da alimentação do paciente, há uma produção de muco que entrando em contato com a pele pode causar dermatites, também sendo incontinente. Quando do lado esquerdo a parte do intestino a ser exteriorizada pode ser o cólon transverso ou descendente, se for do cólon transverso, a estomia possuirá as mesmas características descritas para as colostomias à direita. Se for no cólon descendente ou do sigmóide, as fezes (que geralmente são pastosas ou semissólidas) são menos prejudiciais à pele; devido a uma menor quantidade de enzimas que a irritam, e as eliminações ocorrem principalmente após grandes refeições. Urostomia ou Cistostomia é a exteriorização de alguma parte do sistema urinário. A localização dependerá da parte do aparelho urinário que foi removida, que geralmente é do lado direito e o estoma é de pequeno diâmetro; haverá constante gotejamento de urina com odor característico e é recomendado ingerir bastante liquido principalmente agua para evitar que a urina fique concentrada prevenindo complicações.
7- Ainda sobre estomias, discorra sobre a assistência de enfermagem na fase pós-operatória. 
Na fase pós operatória imediata é recomendado usar um dispositivo de uma ou duas peças, transparente e drenável, sempre observar alterações como coloração, edema, sangramento, retração, necrose do estoma... Se for urostomia observar o volume urinário (30ml/h) e características. Inspecionar o estoma a cada 4 horas; trocar o dispositivo o dispositivo se ocorrer infiltração ou vazamento; manter a pele periestoma integra, limpa e seca; e não manipular nas primeiras 24h. Na fase pós operatória mediata esvaziar o dispositivo quando estivar com m terço a um meio da sua capacidade total, e trocá-lo regulamente para evitar vazamentos; confeccionar o molde adequado ao formato do estoma do cliente, quando for necessário; ensinar como se manipula/higieniza e troca o dispositivo ao cliente ou cuidador do mesmo; corrigir irregularidades periestomais com utilização de pasta de resina sintética para prevenir lesões; estimular o cliente a ingerir bastante liquido, preferencialmente agua; Encaminhar o cliente para aquisição dos dispositivos nos Programas ou Associações existentes no Serviço Público. 
8- Conceitue ´´drenos`` e fale sobre seus objetivos.
Drenos são tubos ou materiais colocados no interior de uma ferida ou cavidade, visando permitir a saída de ar ou fluidos. Seus objetivos são permitir a saída ou entrada, de ar ou fluidos, evitar infecções profundas nas incisões, evitar e prevenir complicações relacionadas as cirurgias, são introduzidos quando se espera coleção anormal de secreção. 
9- Classifique os drenos quanto ao material, estrutura, forma de ação e sistema de drenagem.
Os drenos podem ser feito dos seguintes materiais: silicone (material radiopaco, menos rígido que polietileno, e menos sujeito a contaminação do que o de borracha), polietileno (material plástico pouco irritante, as vezes radiopaco, são rígidos e apresentam fenestrações, permitindo a saída de líquidos por gravitação o sucção), borracha (pode ser tubular (drena por gravitação), rígido ou laminar(drenam por capilaridade); são mais macios e maleáveis reduzindo a chance de lesão nas estruturas onde são inseridos). Estrutura: laminares (famoso dreno de pen rose, tem diferentes larguras e é usado em pequenas e grandes extravasamentos de secreções), Tubulares (pode ser de polietileno, silicone o látex e drena por gravitação). Forma de ação: capilaridade (a saída da secreção se dar através da superfície do dreno, não há passagem pela luz do dreno), Gravitação (conectado a um frasco ou bolsa, que deve esta sempre abaixo da inserção do dreno), Sucção (utilizados onde há acumulo de liquido, refazendo o vacúo o mesmo faz aspiração ativa). Sistema de drenagem: aberta (há interação com o meio, ex. drenos laminares), fechados (não há interação com o meio, ex. dreno de kehr, dreno de toráx).

Continue navegando