Buscar

APS PISC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS PISC
Resumo de dois artigos na enfermagem
Atuação do enfermeiro na atenção básica de saúde: revisão integrativa de literatura:
A atuação do enfermeiro em ações específicas da estratégia saúde da família (ESF) e o processo de trabalho do enfermeiro como integrante da equipe saúde da família, sendo caracterizadas, respectivamente, pela integralidade na consulta de enfermagem e pela organização do trabalho interdisciplinar e em equipe multidisciplinar.
O trabalho de enfermagem na alta de crianças hospitalizadas: articulação da atenção hospitalar e básica:
objetivou conhecer a atuação do enfermeiro no processo de alta hospitalar de crianças na articulação entre Atenção Hospitalar e Básica, na perspectiva da integralidade do cuidado.
Resumo aula 1
Conceitos básicos da saúde. 
O que é saúde? Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.
Por que adoecemos? Podemos notar que algumas pessoas tem mais facilidades em adoecer doque outras, isso vai da mordia, da imunidade, do histórico familiar entre outras coisas. 
Por que existem diferenças entre o perfil de doenças entre as comunidades no mundo, no Brasil e no Rio de Janeiro? 
No Brasil e no Rio de Janeiro a taxa de falta de saneamento básico ainda é um problema para algumas comunidades mais carentes, isso interfere no bom condicionamento físico da população, a carência no cuidado da saúde e na boa alimentação tem grande peso no aumento de doenças. 
Dentre as principais causas de óbito e internações estão as doenças crônico-degenerativas, os acidentes e as diversas formas de violência. Entretanto, as doenças infecciosas ainda se apresentam como problemas importantes de morbidade. A falta de solução para problemas estruturais e básicos, a manutenção de condições e modo de vida inadequados, a insuficiência dos mecanismos que regulam os danos ao meio ambiente ocasionam riscos à saúde que se superpõem, em vez de se sucederem. 
De que forma o trabalho interprofissional é importante no contexto da saúde pública?  Se apresenta em princípio, como fácil de ser operacionalizada, porém, desenvolver a colaboração e a integração entre diversos núcleos de saberes e práticas é constantemente um desafio posto para os profissionais de saúde.
Aula 2 / Aula 3
Sistema único de sáude (SUS)
A Constituição de 1988 foi um marco na história da saúde pública brasileira ao definir, como já mencionado, a saúde como "direito de todos e dever do Estado"
Tem como base seus princípios a universalidade, equidade, integralidade, descentralização e a participação social. 
Marco histórico da RAS
Primeira proposta de organização de sistemas regionalizados de saúde, cujos serviços de saúde deveriam acontecer por intermédio de uma organização ampliada que atendesse às necessidades da população de forma eficaz.
Estabelece a necessidade de RAS: “... A Saúde só pode ser assegurada mediante uma combinação de esforços...”
 Caracteristicas da RAS: objetivadas, construídas, voltadas, organizadas e integradas
Estrutura o operacional da RAS
Ela é dividida em atenção primária que é o primeiro contato, onde o paciente vau receber uma orientação, que pode ser em postos, unidades básicas, posto de coleta entre outros.
Em atenção secundária, onde o paciente vai ter um suporte melhor, receber uma consulta com um médico, que pode ser em UPAS, clinicas da família, ambulatórios.. 
E por ultimo a atenção terciaria, que é de alta complexidade, onde o paciente passa por cirurgia, internações, e pode ser em hospitais de grande porte. 
‘’O que temos hoje ainda e não queremos mais’’
Mesmo com todo o suporte que o sus oferece, ainda temos muitos problemas a serem melhorados, há pessoas ainda que não conseguem ser operada, pacientes que não consegue ser atendidos por falta de material, prontos de socorro cheio, pacientes deitados no chão por falta de leito, entre muitos outros que ainda precisam ser consertados.
Aula 4
Problematização e Arco de Maguerez 
Metodologia da Problematização : esta teoria trabalha a observação da realidade, ressaltando o que é necessário modificar. Tem como ponto de partida a realidade do sujeito, o cenário no qual está inserido e onde os vários problemas podem ser vistos, percebidos ou deduzidos, de maneira que possam ser estudados. O sujeito é levado a se voltar para a realidade que o cerca, refletir sobre ela e indagar as razões daquilo que lhe parece problemático. A observação da realidade depende da visão de mundo e das experiências de vida de cada pessoa, podendo ser diferentes de um observador para o outro.
Arco de Maguerez Consta de cinco etapas:
1) Observação da Realidade 2) Identificação dos Problemas - Pontos Chaves 3) Teorização 4) Hipóteses de Solução – Planejamento 5) Aplicação – Execução da ação
Aula 5 
Indicadores de sáude
São medidas utilizadas para descrever e analisar uma situação existente, avaliar o cumprimento de objetivos, metas e suas mudanças ao longo do tempo, além de confirmar tendências passadas e prever tendências futuras. São medidas que refletem características ou aspectos particulares (na maioria das vezes não sujeito a observação direta).
 Indicadores demográficos: natalidade, fecundidade, expectativa de vida. 
Indicadores socioeconômicos: renda per capita e familiar, escolaridade, saneamento, renda, etc. 
Indicadores de Saúde: morbidade, mortalidade, entre outros.
Requisitos dos indicadores
1. Disponibilidade de dados – boa cobertura
2. Uniformidade – boa confiabilidade
 3. Simplicidade – facilidade de construção e interpretação
4. Sinteticidade – abranger o efeito do maior número possível de fatores
 5. Poder discriminatório – Permitir comparações entre populações ou entre uma mesma população em diferentes momentos.
Indicadores de Mortalidade
Tem sido utilizados como indicadores há mais de um século. Sua popularidade se deve a disponibilidade de dados sobre a ocorrência de mortes (registro de eventos vitais). Além disso, vale destacar a uniformidade do conceito de morte. Confiabilidade muito alta. As estatísticas de mortalidade são fonte essencial para a construção dos indicadores de saúde
Taxa (TMG) ou Coeficiente (CMG) de Mortalidade Geral
Número total de óbitos TMG =----------------------------------x10n
 População total
· Medidos em uma área geográfica delimitada e em um período de tempo específico
Aula 6
Humanização 
A humanização não tem como objetivo indicar QUEM deve executar as ações e serviços de saúde, mas sim COMO eles devem ser executados!
É uma proposta de qualificação do atendimento à saúde
IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO: Para se efetivar a humanização é fundamental que os sujeitos participantes dos processos em saúde se reconheçam como protagonistas e corresponsáveis de suas práticas, buscando garantir a universalidade do acesso , a integralidade do cuidado e a equidade das ofertas em saúde .
A Política Nacional de Humanização (PNH) objetiva : cuidar do cuidador, a valorização dos profissionais em saúde, equipes, qualificação, locais adequados para construção do cuidado em saúde .
A humanização da saúde não é regida apenas por protocolos (tão necessários para a organização e gestão dos serviços, para o enfrentamento de problemas assistenciais e para a reprodutibilidade de procedimentos seguros). A humanização, além de considerar o ser humano em sua integralidade e complexidade, também incentiva a união e colaboração interdisciplinar de todos os envolvidos (usuários, gestores, equipe de saúde)
Aula 7
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DO SUS
O que pensam os usuários do SUS sobre esse Sistema?
Se percebeu uma profunda e generalizada insatisfação com os serviços de saúde oferecidos e, embora os participantes fossem oriundos de vários bairros e de cidades diferentes, as queixas e problemas apresentados eram muito similares.
Qual o nível de satisfação dos usuários do SUS em relação aos atendimentos prestados pelo Sistema em seus diferentes níveis de complexidade e serviços oferecidos?
De maneirageral, os usuários consideraram que a qualidade dos serviços de saúde pública está melhorando

Outros materiais