Buscar

Atividade I

Prévia do material em texto

PIC – Pedagogia
Alfabetização no século XX 
Introdução 
No meado do século XX a alfabetização não era considerada algo importante para os pais, muitos tiravam seus filhos da escola, achando que não era necessário saber ler e nem escrever. A alfabetização era importante apenas para as famílias que tinhas uma vida financeira melhor, os negros eram tratados como inferiores.
Com o passar dos anos a alfabetização se tornou mais importante e a maioria teve a oportunidade de estudar, se tornando essencial a alfabetização. Muitos voltaram a estudar após ficarem anos fora da escola. 
 
Desenvolvimento 
 
No século XX as crianças abandonavam as escolas por motivos diversos, sendo a maioria para trabalhar e ajudar os pais em casa, principalmente os que moravam na zona rural. Muitas famílias trabalhavam em fazendas onde toda a família tinha que ajudar para dar conta do trabalho.
Muitas crianças abandonavam a escola para poder cuidar de outras crianças menores, para a mãe poder trabalhar.
 Segundo Patto (1996) as explicações dadas ao fracasso escolar, neste contexto histórico, estavam baseadas nas teorias racistas; os colonizados eram vistos pelos colonizadores como seres inferiores intelectualmente. Estas ideias racistas alcançaram seu auge no Brasil no período de 1850 a 1930.
 Mesmo com a abolição da escravatura em 1888, a República continuou-se a proclamar esta inferioridade que era atribuída também aos índios. Pois naqueles anos pessoas negras e índios não eram reconhecido como os brancos.
 Segundo Patto (1996) as teorias racistas encontraram na teoria evolucionista de Darwin elementos para sua reafirmação. A publicação da Origem das Espécies em 1859 foi assimilada e transformada pelos intelectuais da burguesia na formulação do Darwinismo Social, onde supostamente se daria uma seleção dos mais aptos, o que resultou numa biologização mistificadora da vida em sociedade e justificadora da exploração e da opressão exercidas pelas classes dominantes aos países colonialistas.
Com o passar dos anos essas pessoas foram mais reconhecidas, e voltaram a estudas mesmo após anos fora da escola, e a taxa de abandono diminuiu.
Considerações Finais
 
Foi mostrado alguns motivos pelos qual as crianças abandonavam a escola no século XX, muitos eram por ter que ajudar os pais. A maioria dessas crianças que abandonavam a escola eram negras indígenas, mesmo após a abolição da escravatura os negros sofriam racismo, tornando a vida deles mais difíceis sem muitas oportunidades.
Referências
PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar histórias de submissão e rebeldia. São Paulo. T. A. Queiroz, 1996.
CHARON, J. Desigualdade na sociedade. In: CHARON, J.; VIGILANT, L. Sociologia. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, p. 88-99.

Continue navegando