A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
apol 1 nota 100 Prática de Pesquisa e Formação do Professor

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a seguinte citação:
“Só a educação de qualidade para todos pode garantir um futuro de prosperidade para nossa sociedade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Educação e inovação no século XXI. http://www.institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/radar/educacao-e-inovacao-no-seculo-XXI.html>. Acesso em 10 de jun. 2018.
Considerando estas informações e os conteúdos do libro base Formação e profissionalização docente sobre os propósitos da educação para o século XXI, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Requerem que o professor promova a reprodução do conhecimento por meio de exercícios em sala de aula.
	
	B
	Estabelecem que a atitude essencial na docência é preservar a disciplina para uma educação de sucesso.
	
	C
	Exigem do professor uma postura rígida que propicia uma melhor aprendizagem do aluno para que consigam responder aos desafios do seu tempo.
	
	D
	Propõem uma escola que busque responder aos desafios de seu tempo, a fim de constituir uma sociedade mais participativa.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a resposta correta pois “Os organismos internacionais, ao definirem os propósitos da educação para o século XXI, propõem que a conquista de uma sociedade mais participativa exige uma escola promotora de educação de crianças, jovens e adultos, com condições de atuar e de responder aos desafios de seu tempo” (livro-base, p. 11)
	
	E
	Propõem que a base do ensino seja pautada na produção do conhecimento do aluno para prepará-lo para o mercado de trabalho.
Questão 2/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a citação:
“A profissão docente, assim como outras profissões, surge num contexto como resposta às necessidades postas pelas sociedades, constituindo-se num corpo organizado de saberes e um conjunto de normas e valores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Introdução: IZA, Dijnane et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014. <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/978/339>. Acesso em 20 jun. 2018.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente sobre a evolução da profissão docente, o ofício de professor no Egito antigo estava ligado ao:
Nota: 20.0
	
	A
	uso da escrita.
	
	B
	uso do comércio.
	
	C
	uso do discurso.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta pois “O ofício de professor no antigo Egito estava ligado ao uso do discurso. Falar bem consistia no conteúdo e no objetivo do ensino. A educação assumia a missão de preparar os dirigentes para serem os futuros membros dos conselhos constituídos” (livro-base, p. 25-26)
	
	D
	uso dos esportes.
	
	E
	uso de recursos didáticos.
Questão 3/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a citação:
“Pode-se dizer que ‘ser-professor(a)’ é uma construção angariada no decorrer de um longo processo, pois é preciso tempo para assimilar a formação, para aprender como agir, para tomar decisões e principalmente para se reconhecer como um formador das futuras gerações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Introdução: IZA, Dijnane et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014.
Considerando a citação e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente sobre a evolução da profissão docente, a finalidade do ofício de professor na Idade Média era:
Nota: 20.0
	
	A
	formar o homem de armas.
	
	B
	formar o cristão.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque “Durante a Idade Média a educação tinha como finalidade formar o Cristão” (livro-base, p. 26).
	
	C
	ensinar as etiquetas da corte.
	
	D
	conscientizar os servos.
	
	E
	estimular o pensamento crítico.
Questão 4/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a seguinte passagem de texto:
“No processo de formação e no trabalho cotidiano dos professores ‘falta espaço para a reflexão […] que vise sua mudança ou sua superação’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Introdução: IZA, Dijnane et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014, p. 275. <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/978/339>. Acesso em 20 jun. 2018.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente, assinale a alternativa que cita um dos componentes da identidade docente:
Nota: 20.0
	
	A
	Conhecimento.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta pois “Entre os componentes da identidade docente está o conhecimento, que é objeto da relação entre o professor e aluno, permanentemente renovado, ampliado. Agregam-se a essa relação os conhecimentos específicos das disciplinas escolares, os conhecimentos pedagógicos e os conhecimentos da prática pedagógica, articulando o conhecimento local com o universal. Também devemos considerar a natureza epistêmica dos campos disciplinares, a própria experiência”. (livro-base, p. 20).
	
	B
	Estrutura física nas escolas.
	
	C
	Formação na educação básica.
	
	D
	Plano de ensino.
	
	E
	Projeto Político Pedagógico da escola.
Questão 5/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a seguinte citação:
“A presença de uma identidade própria para a docência aponta a responsabilidade do professor para a sua função social, emergindo daí a autonomia e o comprometimento com aquilo que faz”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Introdução: IZA, Dijnane et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Formação e profissionalização docente sobre a evolução da profissão docente, o ofício de professor na Grécia antiga estava ligado:
Nota: 20.0
	
	A
	à construção da língua escrita.
	
	B
	ao serviço militar.
	
	C
	à formação do homem culto.
Você acertou!
Comentário: Na Grécia antiga, o homem completo era preparado para as tarefas do poder pelo uso da fala na política e das armas na guerra, já na educação enfatizava-se a formação do homem culto. (livro-base, p. 26)
	
	D
	à elaboração de materiais didáticos.
	
	E
	ao culto da forma física.