Buscar

Resenha Crítica - Sustentabilidade Ambiental visão antropocêntrica ou biocêntrica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá. 
Disciplina: Ciência e Educação Amb.Fund.Metod. e Prática.
Aluna: Keila de Araujo Batista Silva – 201609053834 – Campus Alcântara.
Professora: Renata Ribeiro de Oliveira.
Resenha Crítica
Sustentabilidade Ambiental: visão antropocêntrica ou biocêntrica?
	Desde o surgimento da espécie humana na Terra, as formas de modificação e apropriação em relação à natureza se intensificaram e ocasionaram diversos impactos ambientais na construção do espaço geográfico. Na Visão Antropocêntrica, a pessoa humana é o destinatário da norma constitucional e o homem é o único capaz de proteger e preservar o meio ambiente. De acordo com essa visão, o bem ambiental está voltado para a satisfação das necessidades humanas, protegendo “indiretamente” outras formas de vida. Já o biocentrismo é uma concepção, segundo a qual todas as formas de vida são igualmente importantes, não sendo a humanidade o centro da existência. O biocentrismo foi proposto como um antônimo ao antropocentrismo, que é a concepção de que a humanidade seria o foco da existência.
	O texto em si traz vários aspectos da humanidade e do tema sustentabilidade ambiental, nos levando a pensar e questionar vários atos que tomamos direta e indiretamente a gerações, e levando a reflexão de que temos que trabalhar em prol de mudanças nos nossos hábitos e assim influenciar as próximas gerações.
	A situação vigente no Meio Ambiente requer um trabalho de Educação Ambiental, que faça uso de estratégias dinâmicas e se ampare numa visão transdisciplinar, para assim proporcionar conhecimentos, habilidades e criticidade aos indivíduos, sensibilizando-os para a importância da natureza como meio à perpetuação da vida. Para a psicologia Ambiental o efeito do ambiente sobre o comportamento humano não é analisado de forma  isolada ou unidirecional, ao contrário, considera-se o contexto em que ele ocorre importante para a sua analise. Enfatiza-se a relação recíproca entre o ambiente o comportamento humano, ou seja, tanto o ambiente influencia o comportamento, quanto é influenciado por ele.
	A Sustentabilidade Ambiental, assim como a Educação Ambiental, ou melhor, a sua interação, pode contribuir para a efetiva mudança de atitudes, comportamentos, como também, para a análise da relação indivíduo-ambiente dentro do atual estágio ambiental que vivemos. Dessa forma, na perspectiva adotada neste trabalho (visão antropocêntrica ou biocêntrica), a cooperação entre estas duas vertentes do conhecimento ambiental, compreende a concretização da transformação das relações entre todos os atores da sociedade, a partir da possibilidade de criar novos padrões de organização espacial e coletivos construídos ao longo do tempo no espaço geográfico. Enfim, estas práticas devem se constituir um processo contínuo, no qual os indivíduos e comunidades envolvidas tomem consciência da possibilidade de um colapso ecológico e adquiram conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornem aptos a agir, individualmente e coletivamente, tendo como princípio básico o respeito a todas as espécies de vida e dentro dos princípios que rege a natureza.

Continue navegando