Buscar

Atividade Discursiva - Ética Política e Sociedade

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva – Ética, Política e Sociedade
Para a burguesia em ascensão na época, era necessária uma teoria para aferir sua legitimidade fazendo frente à hereditariedade que legitimava a nobreza. Tal teoria é a da propriedade privada – como direito natural – elaborada de forma coerente pela primeira vez pelo filósofo inglês John Locke (1632-1704). 
Segundo ele, o trabalho é o que assegura o direito natural – como direito à vida, à liberdade e aos bens necessários para manter e conservar a vida e a liberdade. 
Locke defende que a organização das leis e do Estado deve ser feita com o objetivo de assegurar o respeito aos direitos naturais: a proteção da vida, da liberdade e da propriedade de todos. Essa é a única razão de ser de um governo.
Explique a relação entre as ideias de Locke e o desenvolvimento do capitalismo na transição do século XIX ao século XX e algumas de suas consequências:
Locke defendia que a liberdade da vida e do direito a propriedade vem através do trabalho, e ainda acredita que a garantia ao direito à propriedade e a liberdade vem através de Leis empregadas pelo Estado, sem intervir nas decisões do trabalhador, apenas garantir o exercício a propriedade, porém a burguesia assegurada pela legitimidade dos pensamentos de John Locke, não estabelecia igualdade para a população, mas apenas um regime capitalista onde as conquistas provinham através do trabalho, ou seja, nenhuma classe estaria livre das Leis e dos direitos. Se caso o governo não garantisse tais direitos, o povo teria como substituir o governo atual por outro que os assegurasse. Locke foi muito influente na revolução capitalista e nos métodos democráticos implantados durante as transições, e foi através dos seus pensamentos que o capitalismo foi legitimado.

Continue navegando