Buscar

Minimalismo x Expressionismo Abstrato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cite ao menos dois artistas que representam o Minimalismo e explique sobre a divergência existente entre o Minimalismo e o Expressionismo abstrato.
O minimalismo aconteceu por volta dos anos 60, nos Estados Unidos. Podemos citar dois artistas que representam o movimento artístico supramencionado são os artistas Dan Flavin e Frank Stella dentre muitos outros.
As obras minimalistas possuem o mínimo de recursos e elementos limitados, ou seja, cores, formas geométricas repetidas simetricamente. O design minimalista também é usado para descrever uma tendência na arquitetura que procurava expressar o mínimo conteúdo de tonalidades, texturas e superfícies, volumes e estruturas. 
Já o expressionismo abstrato é um movimento que tem como características a expressividade e o simbolismo. As divergências existentes entre os movimentos são suas características pois enquanto o Minimalismo se preocupa em enfatizar a perfeição em suas execuções mínimas da matéria, através de simplificação, com relação a um contexto histórico e social, sendo assim uma obra com expressões significativas no âmbito social que está inserido, não sendo levado pela subjetividade. Por outro lado, o Expressionismo abstrato nos fala de uma liberdade, emoção e subjetividade, ou seja, foco nas emoções e expressoẽs humanas. Desta forma rompendo com o tradicional, tendo em vista que o movimento minimalista busca pela execução perfeita através da simplicidade de seus elementos
Desta forma, há divergências entre os movimentos, uma vez que os trabalhos de arte, são simplesmente objetos materiais e não veículos portadores de idéias ou emoções, para os minimalistas a única coisa que a arte não era, era expressão. Enquanto o Expressionismo abstrato tem como características, rompimento com a pintura tradicional, liberdade artística e espontaneidade, entre outras coisas. Deste modo, tornam-se movimentos opostos, divergentes entre suas técnicas, aspectos, expressoẽs, execuções e finalidades.
Bibliografia:
MINIMALISMO . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021.
EXPRESSIONISMO Abstrato. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021.

Continue navegando