Buscar

OS DEZ MANDAMENTOS DO DESENHO DE OBSERVAÇÃO

Prévia do material em texto

Os DEZ MANDAMENTOS
Na avaliação do Desenho de Observação
1- Enquadramento no papel - O tamanho do desenho em relação ao papel deve ser apropriado. Escolha o formato “paisagem ou retrato” que melhor se ajuste ao modelo a ser desenhado. A centralização do desenho no papel também é muito importante.
2- Linha do Horizonte - Todo desenho deve ter uma linha do horizonte pensada ou aparente. A linha do horizonte define o ponto de vista do observador (altura dos olhos). Em desenho de perspectiva, a LH é fundamental.
3- Pontos de Fuga - O desenho em perspectiva pode ter 1 ponto, 2 pontos, 3 pontos (sendo um vertical) ou múltiplos pontos. Estes pontos devem estar localizados na linha do horizonte, na grande maioria das vezes.
O principio básico: Linhas paralelas no mundo real devem concorrer para o mesmo ponto de fuga no seu desenho
4- Proporção - Aspecto essencial no desenho, saber observar as proporções daquilo que se desenha. Um cubo, por exemplo tem a proporção de 1;1;1. Ou seja, ao desenhar o cubo, ele deveria parecer ter as faces iguais (respeitando logicamente a ilusão da profundidade, que faz com que arestas mais afastadas parecerem menores do que as que estão mais perto de você) 
5- Luz e Sombra - O nosso olho percebe fundamentalmente a luz (e por conseqüência as sombras que a luz projeta). A luz e sombra (ou claro-escuro) é fundamental para a beleza e volumetria desejada no desenho.
6- Verticalidade - As linhas verticais do mundo real devem ser verticais no seu desenho. Use a margem vertical do papel como referencia. (com exceção dos desenhos com ponto de fuga vertical.
7- Textura - O mundo real é feito de texturas. O desenho a lápis exige um tratamento gráfico de superfície e planos A textura deve ser trabalhada para tornar o desenho mais elegante e pode enfatizar a perspectiva.
8- Traço (mão livre) - Desenho de observação deve ser sempre a mão livre. Para fins de aprendizagem, permite-se nas semanas iniciais o suporte de régua para você aprendera  achar os pontos de fuga. Mas o traço deve ser necessariamente artesanal. A qualidade do seu traço a mão livre só irá melhorar com a pratica (como qualquer outra coisa na vida). Portanto, praticar é essencial.
9- Profundidade - O desenho deve apresentar profundidade de campo na perspectiva (o oposto da perspectiva cavaleira ou axonometrica, inaceitável em D.O.) Pontos de fuga, textura, luz e sombra são formas de se obter profundidade no desenho. Lembre-se de que objetos idênticos parecem diminuir de tamanho à medida que se afastam do seu olho de observador. 
10- Caráter de Croquis - O resultado final do seu desenho deve ter caráter de croquis. Ou seja, riscado e solto. Evite o uso da borracha ao Maximo. Não se trata de desenho arquitetônico ou desenho técnico. Desenho artístico deve ter linhas auxiliares, imprecisão que o tornam naturais. (ver exemplos de arquitetos famosos, como Le Corbusier ou Niemeyer)
� PAGE \* MERGEFORMAT �1�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes