Buscar

AV1 2021 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SÁUDE MENTAL TEÓRICO
ORIENTAÇÕES: 
Esta prova consiste no processo de avaliação individual do aluno;
Não é permitida a utilização de materiais para consulta;
Não é permitido copiar (plágio) informações da internet;
A escrita é individual e o processo avaliativo será baseado na escrita do aluno;
BOA PROVA!!
QUESTÔES:
1- Mediante as discussões em aula, defina “Loucura” e além da definição, aponte alguns pontos (no mínimo 2) que podem interferir no entendimento sobre a loucura: Quando abordado esse assunto pelo teams , o professor falava a definição da loucura que é o cidadão que vive de forma “diferente “ do normal imposto pela sociedade, achei muito engraçado pois, hoje se fala muito de viver fora dos padrões impostos pela sociedade e me faz refletir que quase ninguém é “normal “ ditado pelos padrões pois, poucos são: magros , brancos , heteros , homem e tem cabelo liso , podemos definir que tem muito louco nesse mundo então (risos) , quem sabe, daqui alguns anos isso deixe de ser loucura , como os filósofos e criadores dos séculos passados que eras vistos como loucos hoje são vistos como “ deuses “ por uma sociedade ,até que ponto a loucura é ruim , sim as aulas de saúde mental nós fazem enxergar um outro lado que somos todos “loucos” só que algum tem mais dificuldade de lidar com essa sociedade . pontos que devem ser considerados : questão cultural , meio que a pessoa vive , religião , ética / moral , etc.
2- “A loucura como doença que é, resulta da crise dos sistemas de humores”. Tal definição é trazida, por qual teórico? Essa teoria foi trazida por Hipócrates com a teoria organicista.
3- Dentro dos diferentes períodos da história, cite aquela que caracteriza a loucura como substituta da lepra, como principal bode expiatório da sociedade. – Época clássica, abordado pelo livro a História da Loucura na Idade Clássica de Michel Foucault.
4- Cite no mínimo 3 propostas de mudanças na psiquiatria ao redor do mundo e descreva aquela que traz como proposta o processo de tornar a instituição hospitalar em uma instituição terapêutica. 
Psiquiatria Organicista/Biológica, psiquiatria Psicoterápica e psiquiatria Social. Terapêutica Ativa ou Terapia Ocupacional, fundada por Hermann Simon em 1920. (Comunidade Terapêutica) 
5- Descreva o ano e a proposta da Psiquiatria de Setor e os pontos negativos identificados na implantação desta política. Psiquiatria de setor, França em 1960, agredido que as partes negativas são as dificuldades de trazer esse paciente de volta ao convívio social e aceitação da família nesse meio de convivência .
6- Cite o nome do precursor da Psiquiatria Democrática e suas contribuições na psiquiatria. Precursor da Psiquiatria Democrática: Franco Basaglia e suas contribuições foram : Fim das ações institucionais de contenção, salas de reuniões e diálogos entre o profissional e os pacientes. 
7- Escreva sobre a Reforma Psiquiátrica Brasileira, citando o projeto de lei que favoreceu ao movimento no Brasil. No mínimo 5 linhas.
Iniciou em 1970 pelos profissionais em saúde mental, a maior intensão desse movimento desde o inicio é a “ desospitalização “ pois, antigamente esses pacientes eram tratados como criminosos que tinham que ficar impedidos de liberdade , e com o movimento sem manicômios eles teriam que ser inseridos novamente na sociedade e com o projeto de lei do deputado Paulo Salgado ganhou força e assim estabeleceu direitos ao portador de doenças mentais e a extinção progressiva dos manicômios. 
8- Cite e Conceitue: 
- A lei nacional sobre a Saúde Mental: : Lei nº 10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
- Portaria dos serviços substitutivos;- Portaria GM/MS 336/2002 – é a portaria dos Centros de Atenção Psicossocial poderão constituir-se nas seguintes modalidades de serviços: CAPS I, CAPS II e CAPS III, definidos por ordem crescente e conforme complexidade e abrangência populacional.
-Portaria sobre a reorganização de funcionamento dos serviços- “portaria Nº 3.588 de 2017. Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental / Unidades Ambulatoriais Especializadas; Unidade de Referência Especializada em Hospital Geral; Hospital Psiquiátrico Especializado; Hospital dia”.
9- Conceitue e cite os tipos de CAPS e descreva aquele destinado ao atendimento de usuários de substâncias psicoativas. Centros de Atenção Psicossocial para portadores de doenças mentais de acordo com cada complexidade será direcionado o tratamento – tem CAPS I, CAPS II ,CAPS III, CAPS i e 
CAPS AD- Para transtornos relativos ao uso abusivo de álcool/outras drogas. Pode ser um CAPS II ou um CAPS AD( de acordo com a população).
10- Cite os níveis de acompanhamento do usuário no CAPS.
 Intensiva: atendimento diário ( principalmente no momento) , Semi - intensiva: “necessitam de acompanhamento com frequência , com projeto terapêutico estabelecido ( sem necessidade de ir todos os dias ao CAPS ) , Não-intensiva: frequência menor de idas ao Caps.
11- Cite a função psíquica de Base:
a) Desprossexia- Focalização prejudicada. ( Atenção) 
b) Alucinação cinestésicas – em relação a movimento e ao equilíbrio. (sensopercepção).
c) Orientação autopsíquica- como o próprio nome diz a relação consigo mesmo. (orientação)
d) Confabulação- esse a pessoa coloca historias que não são dele para preencher as lacunas da memoria de fixação. (orientação ) 
e) Delírio- confusão mental ( pensamento )
12- Diferencie tecnicamente Ilusões de Alucinação, e cite a função psíquica de Base.
Ilusão- é a impressão distorcida de um objeto / é necessário ter o objeto ( ex: esta uma caneta em cima da mesa e pela minha percepção está uma arma em cima da mesa ) ,já a alucinação : é uma percepção sensorial falsa não associada com estímulos reais externos / não tem o objeto é uma criação total da mente . 
E a função psíquica de ambas é: sensopercepção.
Respostas: 
1- Quando abordado esse assunto pelo teams , o professor falava a definição da loucura que é o cidadão que vive de forma “diferente “ do normal imposto pela sociedade, achei muito engraçado pois, hoje se fala muito de viver fora dos padrões impostos pela sociedade e me faz refletir que quase ninguém é “normal “ ditado pelos padrões pois, poucos são: magros , brancos , heteros , homem e tem cabelo liso , podemos definir que tem muito louco nesse mundo então (risos) , quem sabe, daqui alguns anos isso deixe de ser loucura , como os filósofos e criadores dos séculos passados que eras vistos como loucos hoje são vistos como “ deuses “ por uma sociedade ,até que ponto a loucura é ruim , sim as aulas de saúde mental nós fazem enxergar um outro lado que somos todos “loucos” só que algum tem mais dificuldade de lidar com essa sociedade e pontos que devem ser considerados são : a questão cultural , meio que a pessoa vive , religião , ética / moral , etc.
2- Essa teoria foi trazida por Hipócrates com a teoria organicista.
3- Época clássica, abordado pelo livro a História da Loucura na Idade Clássica de Michel Foucault.
4- Psiquiatria Organicista/Biológica, psiquiatria Psicoterápica e psiquiatria Social. Terapêutica Ativa ou Terapia Ocupacional, fundada por Hermann Simon em 1920.( Comunidade Terapêutica) .
5- Psiquiatria de setor, França em 1960. Agredido que as partes negativas são as dificuldades de trazer esse paciente de volta ao convívio social e aceitação da família nesse meio de convivência.
6- Precursor da Psiquiatria Democrática: Franco Basaglia e suas contribuições foram: Fim das ações institucionais de contenção, salas de reuniões e diálogos entre o profissional e os pacientes.
7- Iniciou em 1970 pelos profissionais em saúde mental, a maior intensão desse movimento desde o inicio é a “ desospitalização “ pois, antigamente esses pacientes eram tratados como criminosos que tinham que ficar impedidos de liberdade , e com o movimento sem manicômios eles teriam que ser inseridos novamente na sociedadee com o projeto de lei do deputado Paulo Salgado ganhou força e assim estabeleceu direitos ao portador de doenças mentais e a extinção progressiva dos manicômios. 
8- Lei Nº 10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. / Portaria GM/MS 336/2002 – é a portaria dos Centros de Atenção Psicossocial poderão constituir-se nas seguintes modalidades de serviços: CAPS I, CAPS II e CAPS III, definidos por ordem crescente e conforme complexidade e abrangência populacional. “portaria Nº 3.588 de 2017. Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental / Unidades Ambulatoriais Especializadas; Unidade de Referência Especializada em Hospital Geral; Hospital Psiquiátrico Especializado; Hospital dia”.
9- Centros de Atenção Psicossocial para portadores de doenças mentais de acordo com cada complexidade será direcionado o tratamento – tem CAPS I, CAPS II ,CAPS III, CAPS i e 
CAPS AD Para transtornos relativos ao uso abusivo de álcool/outras drogas. Pode ser um CAPS II ou um CAPS AD( de acordo com a população).
10- Intensiva: atendimento diário ( principalmente no momento) , Semi - intensiva: “necessitam de acompanhamento com frequência , com projeto terapêutico estabelecido ( sem necessidade de ir todos os dias ao CAPS ) , Não-intensiva: frequência menor de idas ao Caps.
11- Focalização prejudicada. ( Atenção),/ em relação a movimento e ao equilíbrio. (sensopercepção)/ como o próprio nome diz a relação consigo mesmo. (orientação)/ esse a pessoa coloca historias que não são dele para preencher as lacunas da memoria de fixação. (orientação ) e confusão mental ( pensamento ).
12- Ilusão- é a impressão distorcida de um objeto / é necessário ter o objeto ( ex: esta uma caneta em cima da mesa e pela minha percepção está uma arma em cima da mesa ) ,já a alucinação : é uma percepção sensorial falsa não associada com estímulos reais externos / não tem o objeto é uma criação total da mente . 
E a função psíquica de ambas é: sensopercepção.

Outros materiais