Buscar

HIPERTENSÃO ARTERIAL NO IDOSO

Prévia do material em texto

HIPERTENSÃO ARTERIAL NO IDOSO
O QUE É HIPERTENSÃO?
É a elevação da pressão sob a qual o sangue circula dentro do sistema arterial, em decorrência de fatores como aumento da frequência cardíaca ou redução da capacidade de relaxamento das artérias.
Entretanto, é importante conhecer o funcionamento do coração, que trabalha como uma bomba que joga o sangue para frente quando se contrai (sístole), esvaziando o coração e enchendo as artérias. Do outro lado do coração, o sangue volta pelas veias enchendo novamente e o coração relaxado (diástole). Este movimento de vai e vem, sem parar, é que nos mantém vivos e exerce uma pressão na contração, que é chamada sistólica ou máxima e outra no enchimento do coração relaxado que tem o nome de diastólica ou mínima.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hipertensão afeta de 20 a 40% da população adulta, sendo as maiores prevalências entre os homens e em países de média e baixa renda. No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), a prevalência de hipertensão no ano de 2013 era de 21,4%, sendo 24,2% entre as mulheres e 18,3% entre os homens. Essa prevalência era maior conforme a idade: 20,6% entre os adultos de 30 a 59 anos, 44,4% entre os idosos de 60 a 64 anos e 52,7% entre os de 65 a 74 anos8. A prevalência de hipertensão também foi maior em pessoas com baixa escolaridade, residentes em área urbana e no sudeste do Brasil.
As principais causas da hipertensão em idosos
Com o processo de envelhecimento natural, algumas substâncias, como resíduos de cálcio, vão se depositando nos vasos sanguíneos, deixando-os mais estreitos e endurecidos. Isso leva à uma diminuição da elasticidade arterial e consequente aumento da PA no seu interior.
Etiologia
Com frequência, a causa da hipertensão arterial não pode ser identificada, mas, às vezes, ela ocorre como resultado de um distúrbio subjacente dos rins ou um distúrbio hormonal. A obesidade, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e quantidades excessivas de álcool ou sódio (sal) na dieta podem desempenhar um papel no desenvolvimento da hipertensão arterial em pessoas que têm uma tendência hereditária para desenvolvê-la.
Diagnóstico
Para confirmar se uma pessoa possui pressão alta, a verificação tem que ser feita em três dias diferentes. Antes de cada uma, o paciente deve seguir orientações como evitar tomar café ou bebidas estimulantes, descansar bem e relaxar. Na hora do exame, não se deve conversar nem ficar se mexendo. Esses cuidados são importantes para que o resultado seja o mais confiável possível. Se ainda assim restar alguma dúvida, o especialista solicita um exame que vigia a pressão ao longo de 24 horas- é o MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial).
O indivíduo é considerado hipertenso quando sua pressão fica maior ou igual a 14 por 9 na maior parte do tempo.
Fatores de risco
– Histórico familiar: filhos de pais hipertensos têm um risco 30% maior de ter pressão alta
– Idade: a partir dos 60 anos de idade, as artérias perdem a flexibilidade
– Etnia: a doença é mais prevalente na população negra e asiática
– Obesidade 
– Estresse 
–Sono irregular
– Menopausa: a queda dos hormônios femininos danifica as artérias
– Excesso de bebida alcoólica 
– Tabagismo 
– Alto consumo de sal
– Sedentarismo 
– Diabetes
– Doenças renais 
– Hipertireoidismo
Consequências da hipertensão
A pressão alta sem tratamento pode causar lesões no coração (angina e infarto), cérebro (derrame), rins (insuficiência renal) e vasos do organismo (entupimentos)
Tratamento
Tratar a hipertensão exige muito esforço dos pacientes. Apesar de não ter cura, seguindo as orientações médicas e tendo aderência ao uso de medicamentos, conforme orientação médica, é possível ter boa qualidade de vida. Por isso, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26 de abril) deve promover a reflexão com maior seriedade possível a respeito da saúde mundial.
Júlia Maysa de Abreu Mendes CPD 88652
Daiane Cruz Ferreira CPD 82794
Nayla Neves Carvalho CPD:86166
Jozana Iria Gusmão CPD: 85031
Ilmara Pinheiro Soares 88200

Continue navegando