Buscar

Exercício - Práxis Profissional do Assistente Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.	(Questão 18 - ENADE 2013) Os critérios mais usuais em avaliação são os relacionados com eficiência, eficácia e efetividade da ação. Uma ação programada tem compromisso nesses três níveis de abordagem.
BAPTISTA, M. V. (2007). Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras, 2000 (adaptado).
Considerando o tema abordado acima, avalie as seguintes afirmações:
I. Eficiência é a adequação da ação para o alcance dos objetivos e das metas previstas e representa o grau em que eles foram alcançados.
II. Eficácia é a correlação entre os efeitos dos programas (benefícios) e os esforços (custos) empreendidos para obtê-los.
III. Na efetividade, questiona-se se a proposta, os objetivos e a ação desenvolvida deram respostas adequadas e duradouras à realidade (cobertura e abrangência da população demandatária), no limite do âmbito da intervenção planejada. 
É correto o que se afirma em:
· A) III, apenas.
B) I e II.
C) I, apenas.
D) II e III.
2.	(Questão 34 – ENADE 2010) O Serviço Social é uma das poucas profissões que possui um projeto profissional coletivo e hegemônico, denominado Projeto Ético-Político Profissional, que foi gestado no interior da categoria profissional e que expressa seu compromisso com a construção de uma nova ordem societária, mais justa, democrática e garantidora de direitos universais.
 CFESS. Código de Ética Profissional do Assistente Social (Resolução 273/93). 
O projeto mencionado no texto tem seus contornos claramente expressos na Lei n. 662/1993, no Código de Ética Profissional de 1993, que assegura ao assistente social o direito de: 
A) Da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.
· B) Aprimorar seu conhecimento profissional de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios estabelecidos no próprio Código.
C) Utilizar, no exercício da profissão, seu número de registro no Conselho Regional.
D) Desempenhar suas atividades profissionais com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.
3.	(Questão 29 – ENADE 2013) O assistente social que atua nos diferentes espaços sócio-ocupacionais enfrenta situações desafiadoras, que envolvem a cultura política conservadora. Esse tipo de situação interfere direta ou indiretamente em seu cotidiano profissional. Nesse contexto, assinale a alternativa que contém apenas fenômenos que facilitam o acesso aos direitos sociais.
A) Clientelismo político, desfiliação e cidadania.
B) Assistência social, clientelismo político e saúde.
C) Clientelismo político, coronelismo e populismo.
· D) Democracia, participação social e cidadania.
4.	(Questão 31 - ENADE 2010) O Serviço Social é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que se utiliza do instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho, e para sua atuação, geralmente, elabora registros dos atendimentos que realiza, redige relatórios, preenche fichas e formulários. 
FONTE: Disponível em: <http//www.cressrj.org.br/index.php>. Acesso em: 21 ago. 2010.
O material referido acima:
A) está sujeito ao sigilo profissional, o que impede seu uso para redefinição das ações profissionais.
B) tem a finalidade precípua de salvaguardar a responsabilidade do profissional, informando os passos adotados a partir de um parecer sobre as demandas apresentadas.
C) configura a produção de conhecimento do assistente social sobre sua prática.
· D) serve como objeto de reflexão com base nos fundamentos teóricos de sua profissão, possibilitando o desvelamento das reais necessidades dos usuários.
5.	(Questão 20 – ENADE 2010) A flexibilização das relações de trabalho que atinge inclusive os postos de trabalho situados no âmbito do Estado brasileiro, importante empregador dos assistentes sociais do país, gera como consequências para essa categoria de profissionais:
· A) Obrigação de permanente qualificação profissional, pois o profissional é chamado a responder a demandas variadas e mutantes.
B) Novas possibilidades de trabalho, pois poderão ocupar espaços antes destinados a profissionais com formação técnica diversa.
C) Oportunidades diferenciadas de inserção no mercado, sempre com possibilidades concretas de maior incremento salarial.
D) Maior liberdade para o profissional que souber se situar e vencer a concorrência.

Continue navegando