Buscar

Resumo Espiritualidade

Prévia do material em texto

RESUMO DA DISCIPLINA “ESPIRITUALIDADE CRISTÔ
Na referida disciplina o tema amplamente abordado pelo professor foi sobre a Espiritualidade Cristã. Em todo o conteúdo exposto fica claro a importância e abrangência do assunto abordado, principalmente por meio de referências citadas de outros autores. O Assunto espiritualidade cristã é abordado no geral como sendo a maneira com o homem cristão se relaciona com Deus. Esse relacionamento com Deus deve ser centrado em Deus e através de Cristo, que é o único caminho que nos leva a Ele. Dentro do contexto da espiritualidade como relacionamento com Deus temos a condição para que esse relacionamento flua que é a santificação, ou santidade, mas propriamente dito. A espiritualidade tem diversos pontos de vistas assim como inúmeras definições variando de autor para autor, mas é de comum acordo que essas definições deixam o sentido que para que haja a espiritualidade é preciso que exista um Deus para o qual olhamos. O tema santidade como abordado, deixa claro a importância de elevarmos a importância de nosso relacionamento com Deus uma vez que Ele é Santo e não tolera uma espiritualidade levada de qualquer maneira. O caminho do relacionamento com Deus se chama Santidade e por meio dela o homem tem o privilegio de estreitar esse relacionamento o tornando mais íntimo Dele. 
Quando compreendemos corretamento o sentido de espiritualidade, como se desenvolve e qual o caminho correto a ser trilhado passamos também a entender melhor qual o nosso papel em tudo isso, qual nossa resposta ao convite para nos relacionarmos com Deus, isso é o que chamamos de Vocação. A vocação como abordada expõe corretamente e sem rodeios como o homem tem respondido em seu comprometimento com as coisas relacionadas ao reino de Deus. A bíblia claramente aborda a questão do chamado e vocacionado por Deus e também nos narra uma serie de atribuições, condições e situações relacionadas a essa vocação.
Seguindo o mesmo raciocínio pratico do texto o professor aborda um tema que ao mesmo tempo que é indispensável é cheio de controvérsias no contexto geral, que é sobre religião. Hoje em dia tem se tornado um tabu falar sobre religião, ao abordar o assunto o professor esclarece que o tema abordado está intrinsecamente ligado a espiritualidade, não como a conhecemos mas no contexto geral se entende que religião está ligada diretamente na entidade e profissão de fé da pessoa em si, sendo necessário que se creia em algo ou alguém como poder superior. Fica claro no texto que à religião é o que nos liga a Deus, cada qual com suas liturgias e praticas cerimoniais conhecidas e aceitas pelos fiéis. O termo mais conhecido na compreensão do assunto religião está na própria definição do significado da palavra religião que é Religare, ou seja, o que nos religa a Deus, uma vez que estávamos mortos em nossas ofensas e pecados. Diante de definições tão significas a experiência cristã o assunto ficaria incompleto se não fosse citado o assunto da fé, que é para nós cristãos, o fator indispensável no relacionamento com Deus em nossa espiritualidade. A Fé como diz em Hebreus é uma firme convicção nas coisas que não se veem, como poderíamos nos relacionar com alguém a qual não vemos fisicamente? Isso se dá por meio da fé. A fé abordada na unidade é muito mais do que uma crença em alguma verdade ou princípio, embora seja também necessária, a fé abordada é uma fé pratica, que deve ser vivida diariamente e que por muitas vezes será posta a prova diante de inúmeras situações. A fé diz respeito em como eu creio e com o que eu faço com isso exatamente. Inerente a fé também existe a razão, que em contrapartida pode se interligada à fé desde que uma não se oponha à outra. O racionalismo sempre foi, na mente de muitos, um desafio à fé cristã, mas vemos que é possível uma compatibilidade entre as duas.
Na entidade seguinte o autor vai abordar entre outras questões o tema das disciplinas espirituais na espiritualidade e vida cristã, as quais entre outras são; Oração, Deserto e Comunidade.
Na abordagem sobre a oração é possível aprender que a oração em si não tem poder de mudar o coração de Deus, uma vez que sua palavra diz que Ele é imutável, mas a oração pode ser respondida, mesmo quando não oramos da maneira correta aprendemos que o Espirito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis e faz com que nossa oração chegue até Deus. Oração na vida cristã é indispensável, devemos fazer dela um habito diário em nossa caminhada cristã. Jesus em seu ministério terreno teve uma vida regada de oração, mesmo estando tão perto de Deus nunca deixou de buscá-lo intensamente durante os anos de seu ministério terreno, algo que, com certeza, deva ser imitado. Ainda sobre o tema da oração o autor deixa claro sua importância ao dizer que a oração não somente falar com Deus, mas principalmente ouvi-lo. Ainda nesse mesmo sentido o autor aborda a disciplina do deserto que se resume em ter em seu relacionamento diário com Deus um tempo de retiro e afastamento de tantas outras coisas na qual possa se gastar tempo em oração e meditação na palavra de Deus. Em meio a quietude da vida, diante de tantos desafios enfrentados, tanta correria, tantos afazeres de certo que se torna necessário que o Cristão alimente essa disciplina diária em seu viver.
A ultima das disciplinas a ser abordada é a disciplina da comunidade, o professor deixa claro que a espiritualidade cristã como já foi pontuado é um relacionamento vertical com Deus enquanto que a comunidade é o relacionamento horizontal com os demais professantes da fé nas quais se congrega. Uma das marcas da igreja primitiva era a comunhão que havia entre eles, a biblia diz em mais de uma passagem em Atos dos apóstolos que ele tinham tudo em comum, viviam em comum e praticavam juntos a espiritualidade cristã. Torna-se então indispensável a pratica da comunhão entre irmãos pois assim aprende-se com a igreja primitiva como narrado por Lucas.
A ultima unidade da matéria sobre a espiritualidade cristã aborda os temas da pratica da espiritualidade á qual pode se dar de diversas maneiras e em diversos âmbitos, mas como exemplo para essa abordagem foi usado a vida de Henri Nouwen cujo a vida e ministério até hoje tem inspirado pessoas em toda parte. O professor aborda que a espiritualidade envolve praticas como missão, vocação, serviço entre outros e essas praticas não são estáticas mas dinâmicas, assim como o é servir a Deus. Todos os que se consideram cristãos e praticam a espiritualidade deve se atentar se realmente está fazendo ou servindo na vocação ao qual foi chamado e ou como nós estamos nos relacionando com a missão. Duas premissas verdadeiras pelas quais o evangelho é proclamado, o serviço cristão realizado e a fé colocada em prática. Não se pode simplesmente ignorar a verdade de que temos uma responsabilidade com nossa vocação e naquele Dia teremos que prestar contas quanto ao nosso chamado.
O Ultimo assunto abordado na disciplina é sobre como lidamos com nossas fraquezas em nossa caminhada cristã, afinal, quem não tem fraquezas? O autor aborda esse ponto partindo da premissa que todos temos vulnerabilidades e estamos sujeitos às fraquezas. Devemos contudo ignorar a ideia de super crentes, quando assim pensamos nos colocamos como capazes de enfrentar situações nas quais deveríamos apenas fugir. Na bíblia podemos observar o exemplo de Jesus durante seu ministério, mesmo sendo Deus, não fez questão de demonstrar sua grandeza, pelo contrário, foi um exemplo total de humildade e obediência, tendo muitas vezes que lidar com pessoas que queriam pegá-lo de alguma maneira. Que nós como cristãos também possamos tambem reconhecer o lugar de nossas fraquezas na espiritualidade da missão, pois lutas de certo que teremos muitas, mas temos igualmente as promessas de Deus que nos diz que; nunca seremos desamparados, precisamos exercer nossa confiança em Deus. 
Finalizando o resumo sobre o tema espiritualidade Cristã, consigo entender que embora tentemos compreender o assunto simplesmente pela definição de termosisso se torna impossível, pois como pude perceber o assunto é muito abrangente e se torna impossível esgotá-lo de maneira superficial. Assim sendo percebi que algumas das linhas mestras da espiritualidade cristã foram transmitidas através da disciplina em questão. Os textos complementares servem como apoio para nos trazer diferentes visões sobre o tema mas que se relacionam entre si, cujo propósito é oferecer um pensamento mais amplo e diversificado sobre o assunto.
A conclusão da disciplina se dá com um testemunho pessoal do autor ao falar sobre sua experiencia como professor ao perceber que a geração de alunos dos dias de hoje parecem um tanto acomodados no que diz respeito ao desejo e senso de responsabilidade no que diz respeito ao chamado ministerial seja ele no âmbito missiológico como pastoral.

Continue navegando