Buscar

Psicologia e cromoterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Site: https://cuidai.com.br/categoria/saude-mental-e-emocional/
Psicologia e a Cromoterapia - Os benefícios da terapia das cores
Uma terapia que utiliza o poder das cores para harmonizar o organismo. 
Como funciona a cromoterapia – “utiliza-se lâmpadas incandescentes comuns ou velas. 
Na cromoterapia, reconhecida como terapia complementar pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1976, as cores são utilizadas para promover a saúde, o equilíbrio e o bem-estar geral. 
Cada cor age de maneira específica em um órgão, ajustando as energias bloqueadas, o que pode se manifestar em forma de doença ou dor.
A técnica se baseia nas cores: azul, amarelo, vermelho, laranja, verde, azul-turquesa, violeta e magenta. 
As cores mais frias (do azul ao violeta) são relaxantes, portanto, agem apaziguando a energia. 
Já os tons mais quentes (do amarelo ao vermelho) tonificam e intensificam o ambiente, o corpo e a mente. 
· Amarelo: cor que emana positividade. Estimula a atenção, a leveza e o otimismo. É interessante tanto para o sistema nervoso central quanto para o aparelho digestivo. Melhora também o tônus muscular, é antidepressivo e ajuda na comunicação e alegria. 
· Vermelho: usado para energizar, revitalizar e incentivar o movimento do corpo físico. Por impulsionar a circulação sanguínea e aumentar a temperatura corporal, gera paixão, atividade e estimula ações práticas.
· Laranja: ao trabalhar questões físicas e mentais, a cor laranja resulta em mais jovialidade e alegria. Desperta confiança, espontaneidade, otimismo e bom humor. Atua ainda no sistema respiratório e ajuda no processo de recuperação de fraturas.
· Verde: tom que emite harmonia e equilíbrio, é aliado no tratamento de distúrbios emocionais. É calmante e estimula a segurança. Usado em tratamento de enxaqueca, gripe, machucados e infecções.
· Azul-turquesa: essa cor é refrescante e fria. Vibra clareza, exuberância e transformação. Limpa o trânsito sanguíneo, acalma a mente, influencia questões emocionais e pode ser benéfica para a visão e a audição.
· Azul: mais uma cor serena, que estabiliza o organismo de forma geral. É sinônimo de profundidade, confiança renovada, tranquilidade, honestidade e contentamento. Usada para combater infecções, além de ter funções analgésicas e antitérmicas.
· Violeta: por ser uma cor que relaxa e tranquiliza, amplia a consciência interior. No corpo, elimina toxinas, ajuda a recuperar os músculos, trabalha com medos e angústias e pode diminuir a compulsão alimentar gerada pela ansiedade.
· Magenta: esse é o tom do amor, do desapego e da compaixão sem limites. Estimula maturidade, benevolência e naturalidade. Pode ser um excelente diurético e também proporciona equilíbrio emocional.

Continue navegando