Buscar

Fundamentos de Fisioterapia e Ética Profissional 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos de Fisioterapia e Ética Profissional 3
	Segundo o COFFITO (s.d.), a Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesiologia, da sinergia funcional e da cinesiopatologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais. Nesse contexto, disserte sobre em quais locais o Fisioterapeuta está apto a atuar.
FONTE: https://www.coffito.gov.br/nsite/?page_id=2344. Acesso em: 12 fev. 2020.
	Resposta Esperada:
O fisioterapeuta é profissional apto a atuar nos diversos níveis de atenção à saúde, incluindo o atendimento direto ao paciente/cliente, docência, preceptoria de estágios, clínicas, hospitais, consultórios, ambulatórios, desenvolvimento de equipamentos de uso fisioterapêutico, pesquisa, direção e coordenação de cursos e demais locais que estejam de acordo com o código de ética e deontologia da profissão.
	2.
	Os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITOS) foram criados, assim como o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), através da Lei nº 6.316, de 17 de setembro de 1975. Ambos possuem funções semelhantes, porém com algumas particularidades. Baseado nesse contexto, disserte sobre as competências dos CREFITOS.
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/L6316.htm. Acesso em: 18 jan. 2020.
	Resposta Esperada:
Os CREFITOS possuem como competências principais a expedição da carteira de identidade profissional, a fiscalização do exercício profissional das áreas de sua jurisdição, a fiscalização do cumprimento da Lei nº 6.316/1975 nas áreas de sua jurisdição, atuação como Tribunal Regional de Ética, bem como a promoção ao estímulo da valorização profissional.

Continue navegando