Buscar

Ttrabalho_Academico_3º_Semestre - Sistema Zer@Dengue

Prévia do material em texto

TRABALHO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E 
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
JOÃO LUCAS DOS SANTOS CUNHA
Sistema Zer@Dengue
Campo Grande - MS
2020
JOÃO LUCAS DOS SANTOS CUNHA
Sistema Zer@Dengue
Trabalho de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresentado como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Análise Orientado a Objetos I, Banco de Dados I, Organização de Computadores, Linguagem de Programação e Estrutura de Dados
Professores: Iolanda Cláudia Sanches Catarino, Gilberto Fernandes Junior, Paulo Kiyoshi Nishitani, Marco Ikuro Hisatomi
		
Campo Grande - MS
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................1 
2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................2
2.1 Análise Orientada a Objetos I....................................................................2
2.1.1 Diagrama de Use Cases.......................................................................2
6 CONCLUSÂO.............................................................................................................6
7 BIBLIOGRAFIA..........................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
Alberto caminhava por uma rua próxima a sua casa e em um terreno baldio viu vários entulhos. Preocupado com a dengue e como o terreno não tinha muros, ele resolveu verificar se não havia criadouros do mosquito  Aedes aegypti. Para seu desespero, havia um pneu e três garrafas de água com diversas larvas do provável mosquito. Imediatamente tirou a água dos pneus e dos recipientes, mas ficou muito apreensivo com essa situação. A dengue mata e estava muito perto da sua casa. Hoje ele resolveu aquele problema pontual, mas como continuar com essa vigilância?
Com esses questionamentos ele fez uma pesquisa e soube que na empresa XXX, composta de vários egressos e alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) está com um projeto em execução para o desenvolvimento de um software para o Ministério da Saúde chamado Sistema Zer@Dengue, no qual qualquer pessoa poderá fazer uma denúncia de possíveis focos de dengue em todo território nacional. Bastará acessar o sistema Zer@Dengue, criar uma conta e fazer um descritivo do problema, indicando o endereço da ocorrência, inclusive podendo enviar fotos, sendo que, posteriormente o usuário receberá um relato da ação tomada pelo Ministério da Saúde.
Em alguns casos, a ausência de sintomas faz com que a doença passe despercebida; em outros, ocorrem complicações graves que podem levar a óbito. Essas diferenças marcam as diferentes apresentações da doença: clássica, hemorrágica e com complicações. Bem, verificado o cenário crítico, Alberto se sentiu útil no combate à dengue, através do software Zer@Dengue e com a participação ativa do Ministério da Saúde, assim dando esperança à população para uma situação controlada, visando a extinção total dessa doença, ou seja, reverter a proliferação desenfreada atual com números elevados de casos em todo o país.
	
 2 DESENVOLVIMENTO
 2.1 Análise Orientada a Objetos I
Baseado no cenário proposto, foi elaborado a modelagem da atividade de Análise de Sistemas em uma ferramenta CASE de modelagem que contemple a Unified Modeling Language (UML). Considerando que a solução vai abranger as funcionalidades para realização do cadastro da pessoa física que faz a denúncia, cadastro da localização (estado, cidade e bairro), cadastro da denúncia e consulta de acompanhamento do status da denúncia.
 2.1.1 Diagrama de Use Cases
 
 3 SERVIÇO DE HOSPEDAGEM
3.1 Amazon Web Services
Amazon Web Services também conhecido como AWS, é uma plataforma de serviços de computação em nuvem, que opera sistemas operacionais de todas as janelas Windows e todas as janelas Linux/Unix.
Serviços em destaques: Análises, Integração de aplicativos, AR e VR, Gerenciamento de custos da AWS, Blockchain, Aplicativos empresariais, Computação, Envolvimento de clientes, Banco de dados, Streaming de desktops e aplicativos, Ferramentas de desenvolvedor, Tecnologia de jogos, Internet das Coisas
Machine Learning, Gerenciamento e governança, Serviços de mídia, Migração e transferência, Plataforma móvel, Redes e entrega de conteúdo, Robótica, Satélite, Segurança, identidade e conformidade, Armazenamento.
3.2 Google Cloud 
Google Cloud oferece ferramentas seguras, abertas, inteligentes e transformadoras para ajudar as empresas a se modernizarem no mundo digital atual. Alem de ter otimos preços acessível, e opera em todas as plataformas e oferece soluçoes em: Inteligencia artificial, análise de big data, inteligencia empresarial, colaboração e produtividade, entrega contínua, gerenciamento de dispositivo,internet das coisas, gerenciar nuvem hibrida, migrar carga de trabalho, soluções em servidor. 
Produtos: IA e machine learning, gerenciamento de API, Cloud services Platform, comput, análize de dados, Banco de dados, Ferramenta para desenvolvedores, internet das coisas, migração, redes, segurança, armazenamento.
4 SEGURANÇA E PRIVACIDADE
Duas definições das propriedades fundamentais de segurança da informação (CID).
Segurança da Informação visa preservar a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade da informação. A confidencialidade garanti que a informação não será conhecida por pessoas que não estejam autorizadas para tal.
Integridade, garanti que a informação armazenada ou transferida está correta e é apresentada corretamente para quem a consulta. 
Contudo, ainda há muitos tipos de falhas relacionadas à segurança envolvendo a radiofrequência: Interceptação, Rastreamento, Clonagem, Alteração de conteúdo, Negação de serviços.
4.1 Segurança Envolvendo a Radiofrequência RFID
A interceptação é feito com o uso de criptografia. O rastreamento é feito por bloqueadores de sinal. Para evitar a clonagem, contudo a clonagem somente é possível caso o infrator tiver a TAG em mãos. Ao suspeitar de clonagem, APAGUE todas as tags e cadastre novas tags. Feito isto, descarte as tags antigas (não cadastrar suas tags antigas novamente).
Alteração de conteúdo, a segurança da tag é ainda maior, devido à possibilidade de gravar informações de forma criptografada. Com esse processo é impossível qualquer meio de alteração não autorizada. Negação de serviços: Previne-se com SDI, presente no leitor RFID, que utiliza informações de potências nos canais de operação e adjacentes, além de parâmetros do protocolo de comunicação RFID para detectar ataque de negação de serviço do tipo jamming.
 
5 Ética, Política e Sociedade
Segundo Aristóteles, riqueza, honra e prazer não garantem felicidade pois só se pode ser feliz depois que a vida está completa. Pois prazer é vontade de fazer algo. Ja a felicidade é a alegria de se fazer algo. Os prazeres materiais são, para Aristóteles, temporários e podem ser retirados pela má-sorte, de modo que alguém que é rico pode perder a sua fortuna, a honra pode ser destruída e os prazeres acabam. Para ser feliz, segundo Aristóteles, era necessário não buscar os prazeres materiais, e sim buscar viver de acordo com a virtude, que era o meio-termo entre dois excessos. Só assim, alguém poderia avaliar a sua própria vida e afirmar se foi ou não feliz.
6 CONCLUSÃO
A utilização da radiofrequência está se tornando cada vez mais comum em todas as areas não só no setor industrial, mas também no dia a dia da sociedade. A contínua busca por redução de custos faz com que a tecnologias como a RFID se tornem cada vez mais presente em nossas vidas, e vem sendo cada vez mais estudadas e aprimoradas, principalmente para superar os problemas relacionados à segurança, à privacidade. Portanto, a tendência é ter cada vez mais esse tipo de tecnologia, e se tornar uma necessidade básica para os sistema de logística ou de segurança,por exemplo.
BIBLIOGRAFIA
SITES
RFID Journal Brasil, Perguntas Frequêntes sobre RFID Último Acesso: 18 de Junho de 2015
Joel Andrelo Junior, RFID - identificação por radiofrequência Último Acesso: 18 de Junho de 2015
Technovelgy.com, What is RFID?
Rob Simmons, Overview Uses of Radio Frequency Identification (RFID) Tags. IEEE Emerging Technology Último Acesso: 18 de Junho de 2015
Ronald Sagula Filho, Como entender as Tags eletrônicas, 2012
Identificação por radiofrequência – Wikipédia, a enciclopédia livre
Aristóteles – Wikipédia, a enciclopédia livre
Sócrates – Wikipédia, a enciclopédia livre

Continue navegando