Logo Passei Direto
Buscar

HIDROLOGIA E DRENAGEM | U3 - SEÇÃO 3

User badge image
Me formei

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

HIDROLOGIA E DRENAGEM | U3 - SEÇÃO 3 U3S3 - Atividade Diagnóstica
Sobre os vãos livres de pontes, utilizados também na drenagem de talvegues afirma-se: I - As pontes são utilizadas para transposição de cursos d’água, quando a utilização de bueiros não é viável; II - Para uma boa análise hidráulica é necessário determinar a vazão afluente, estudos topográficos e batimétricos, características geotécnicas do local e a rugosidade do meio; III - A cota de máxima cheia de vestígio (MCV) é o nível da água necessário para que a escolha pela ponte como estrutura de transposição seja viável; IV - A cota máxima de projeto (CMP) determina a cota exata da face inferior da longarina da ponte; V - A adoção de uma Borda Livre (BL) é necessária para a segurança da estrutura. Das sentenças acima, estão corretas: Escolha uma:
I - As pontes são utilizadas para transposição de cursos d’água, quando a utilização de bueiros não é viável.
II - Para uma boa análise hidráulica é necessário determinar a vazão afluente, estudos topográficos e batimétricos, características geotécnicas do local e a rugosidade do meio.
III - A cota de máxima cheia de vestígio (MCV) é o nível da água necessário para que a escolha pela ponte como estrutura de transposição seja viável.
IV - A cota máxima de projeto (CMP) determina a cota exata da face inferior da longarina da ponte.
V - A adoção de uma Borda Livre (BL) é necessária para a segurança da estrutura.
a. I, II e III, apenas
b. III e IV, apenas
c. I, II e V, apenas
d. I, II, III, IV e V
e. I, II e IV, apenas

HIDROLOGIA E DRENAGEM | U3 - SEÇÃO 3 U3S3 - Atividade Diagnóstica
Os bueiros são estruturas utilizadas para transportar a água de um córrego ou canal por meio de uma obstrução gerada por um aterro, como o de uma rodovia. Para o dimensionamento destas estruturas, é necessário calcular o diâmetro (D) para os bueiros circulares e as dimensões de base (B) e altura (H) para os bueiros celulares, além de verificar a velocidade do fluxo e o regime de escoamento. Sobre o dimensionamento de bueiros para utilização na macrodrenagem é correto afirmar: Escolha uma:
a. O regime de escoamento é determinado pela vazão do escoamento.
b. No dimensionamento para o regime subcrítico, deve-se limitar a vazão admissível à vazão correspondente ao regime crítico.
c. O dimensionamento no regime subcrítico se dá quando a declividade de assentamento supera a declividade crítica.
d. Para o funcionamento como canal, nenhuma carga hidráulica deve ser verificada.
e. Quando a declividade crítica supera a declividade de assentamento, tem-se o regime supercrítico de fluxo.

HIDROLOGIA E DRENAGEM | U3 - SEÇÃO 3 U3S3 - Atividade Diagnóstica
Sobre a drenagem de talvegues utilizando os bueiros como dispositivo afirma-se: I - Podem funcionar, hidraulicamente, como canal, como orifício e como conduto forçado; II - São exclusivamente na forma tubular; III - Para o dimensionamento limita-se a velocidade a 4,5 m/s para bueiros em concreto e 6,0 m/s em bueiros em material metálico; IV - Para o bom funcionamento do bueiro é necessário a formação de carga hidráulica a montante da entrada do bueiro. É correto o que se afirma em: Escolha uma:
I - Podem funcionar, hidraulicamente, como canal, como orifício e como conduto forçado.
II - São exclusivamente na forma tubular.
III - Para o dimensionamento limita-se a velocidade a 4,5 m/s para bueiros em concreto e 6,0 m/s em bueiros em material metálico.
IV - Para o bom funcionamento do bueiro é necessário a formação de carga hidráulica a montante da entrada do bueiro.
a. I e III, apenas.
b. I, II, III e IV.
c. I, II e III, apenas.
d. I, III e IV, apenas.
e. I, apenas.

U3S3 - Atividade de Aprendizagem
Seguindo o dimensionamento do bueiro tubular com diâmetro de 1,20 m, em concreto (n=0,015) e declividade de assentamento de 0,22%, é preciso calcular a vazão admissível e a velocidade do fluxo para avaliação da adequação. ... ... Calcule a vazão admissível e a velocidade para a situação descrita: Escolha uma:
a. 0,91 m³/s e 1,35 m/s
b. 4,67 m³/s e 4,18 m/s
c. 1,34 m³/s e 1,26 m/s
d. 2,00 m³/s e 2,02 m/s
e. 1,48 m³/s e 1,52 m/s

U3S3 - Atividade de Aprendizagem
Assim como para os bueiros tubulares, para os bueiros celulares o dimensionamento é realizado verificando as vazões admissíveis e a velocidade. Para um bueiro celular em concreto (n=0,015), assentado em uma declividade de 0,5% com base de 1,00 m e altura de 0,80 m. Sendo: ... ... Calcule a vazão admissível e a velocidade para o bueiro tubular em questão. Escolha uma:
a. 2,03 m³/s e 1,30 m/s
b. 4,09 m³/s e 6,40 m/s
c. 1,72 m³/s e 2,69 m/s
d. 2,00 m3/s e 1,5 m/s
e. 1,30 m³/s e 2,03 m/s

U3S3 - Atividade de Aprendizagem
Os reservatórios ou bacias de retenção, detenção, ou ainda sedimentação, são uma das medidas estruturais de retardamento de pico de vazão mais adotada na macrodrenagem urbana. Sobre os reservatórios de é correto afirmar: Escolha uma:
a. Os reservatórios de retenção, que em alguns casos podem ser vegetados, vertem uma água a jusante com pior qualidade de água recebida à montante.
b. Os reservatórios de sedimentação tem apenas função de melhoria da qualidade da água, não influenciando nos picos de vazão.
c. Os reservatórios se retenção não devem mais ser adotados por acumular um volume de água inútil e permanente.
d. Hoje procura-se integrar os reservatórios, paisagisticamente, ao meio urbano, sendo assim os reservatórios de retenção podem ser uma ótima solução.
e. Apenas os reservatórios de detenção têm função de retardamento da vazão de pico.

U3 - Avaliação da Unidade
Os reservatórios de detenção e retenção, muito conhecido popularmente como piscinões, são medidas estruturais que visam, primordialmente, o retardamento da onda de cheia a jusante. Porém, os reservatórios se diferenciam entre si por algumas particularidades podendo ter outras finalidades. Em análise sobre o uso dos reservatórios é correto afirmar: Escolha uma:
a. Os reservatórios de retenção tem maior capacidade de absorver a vazão de pico de um enxurrada, comparando-se com os reservatórios de detenção e considerando que o volume dos reservatórios são iguais.
b. Os reservatórios de retenção por conservar um volume permanente de água, pode se integrar melhor a comunidade em que está inserido, proporcionando atividades de recreação, além disso se vegetados, podem proporcionar melhorias na qualidade da água.
c. Em uma localidade sem muita área disponível para instalação de grandes reservatórios e com alta frequência de grandes precipitações, é mais indicado o uso de reservatórios de retenção, aproveitando melhor a capacidade da minimização da vazão de pico.
d. O emprego de reservatórios de detenção é mais recomendado em áreas com alto grau de urbanização já que tem maior integração a comunidade onde é inserido.
e. Os reservatórios de detenção pode armazenar um volume permanentemente o que facilita a integração à comunidade.

U3 - Avaliação da Unidade
Um sistema de drenagem está sendo projetado para uma área residencial, cujo o coeficiente de deflúvio é de C=0,50. A rua tem uma declividade longitudinal de 2% e transversal de 4%. As sarjetas têm coeficiente de Manning de 0,016. A altura da lâmina d'água máxima nas sarjetas é de 10cm.  ... ... Determine a máxima vazão que pode ser transportada pela sarjeta e a largura da abertura da boca de lobo com abertura na guia para interceptar 100% da vazão na sarjeta. Escolha uma:
a. Q=0,18 m³/s e LT=10 m
b. Q=0,15 m³/s e LT=5 m
c. Q=0,20 m³/s e LT=10 m
d. Q=0,20 m³/s e LT=20m
e. Q=0,18 m³/s e LT=15 m

U3 - Avaliação da Unidade
Em uma área urbana com 0,0038 km² de área, no qual a ocupação está dividida em uma área com residências familiar (0,0014 km² e C=0,6) e um parque (0,0024 km² e C=0,3) pretende-se ocupar metade da área do parque com equipamentos urbanos de lazer, na maioria em concreto, o que elevaria o coeficiente de deflúvio dessa área para 0,8. A intensidade pluviométrica é de 118,78 mm/h. Sendo: ... Analise o efeito da ocupação do parque na vazão de cálculo da drenagem urbana: Escolha uma:
a. Redução da Vazão em aproximadamente 40%.
b. Elevação da vazão em aproximadamente 40%.
c. Elevação da vazão em aproximadamente 50%.
d. Redução da vazão em aproximadamente 50%.
e. Redução da vazão em aproximadamente 30%.

U3 - Avaliação da Unidade
Uma área residencial com coeficiente de deflúvio de C=0,65 é mostrada na figura abaixo . A via tem declividade longitudinal de 6% e transversal de 3%. A sarjeta tem coeficiente de Manning de 0,018 e o tempo de concentração é de 16,6 min. A intensidade pluviométrica (i em mm/h) é dada por: ... ... Fonte: Adaptado de SHAMMAS, N. K.; WANG, L. K.; QUEIROZ FARIA, L. C.; CHAVES FERRO, M. Abastecimento de água e remoção de resíduos. 3ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. p.455 Utilizar:  ...  ;  ... Determine o fluxo máximo na sarjeta sabendo que a altura da lâmina d'água não pode superar os 12 cm, calcule também a distância, x, no qual a boca de lobo deve ser instalada. Escolha uma:
a. Q=0,50 m³/s e x=900 m
b. Q=0,30 m³/s e x=450,35 m
c. Q=0,25 m³/s e x=300,98 m
d. Q=0,80 m³/s e x=1110,32 m
e. Q=0,60 m³/s e x=986,30 m

U3 - Avaliação da Unidade
Em um loteamento parcialmente urbanizado, o sistema de drenagem foi projetado para uma vazão de 0,12 m³/s. Porém, com mudanças no Plano Diretor do Município foi permitido a ocupação de áreas antes proibidas, com isso a vazão de projeto elevou-se em 30% , impactando no sistema de drenagem. Para as sarjetas é permitido uma altura de lâmina de água máxima de 15 cm e faixa de ocupação da pista de 3,5 m. A declividade transversal da via é de 0,03 m/m e a longitudinal é 0,006 m/m. O coeficiente de Manning adotado é de 0,015. Sendo que: ... Analise a nova situação do ponto de vista do escoamento nas sarjetas. Escolha uma:
a. Com a elevação da vazão, a altura da lâmina da água de 27,25 cm supera os 15 cm exigidos sendo necessário então a instalação de um dispositivo de captura de águas pluviais à jusante.
b. Com a elevação da vazão, a altura da lâmina da água de 27,25 cm supera os 15 cm exigidos sendo necessário então a instalação de um dispositivo de captura de águas pluviais à montante.
c. Com a elevação da vazão, a altura da lâmina da água de 27,25 cm supera os 15 cm exigidos sendo necessário e econômico a mudança das sarjetas por sarjetas com maiores alturas de guia.
d. A sarjetas já instaladas suprem o aumento da vazão.
e. Com a elevação da vazão, a altura da lâmina da água de 27,25 cm supera os 15 cm exigidos sendo essencial e única solução o ajuste da declividade do terreno.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

HIDROLOGIA E DRENAGEM | U3 - SEÇÃO 3 U3S3 - Atividade Diagnóstica
Sobre os vãos livres de pontes, utilizados também na drenagem de talvegues afirma-se: I - As pontes são utilizadas para transposição de cursos d’água, quando a utilização de bueiros não é viável; II - Para uma boa análise hidráulica é necessário determinar a vazão afluente, estudos topográficos e batimétricos, características geotécnicas do local e a rugosidade do meio; III - A cota de máxima cheia de vestígio (MCV) é o nível da água necessário para que a escolha pela ponte como estrutura de transposição seja viável; IV - A cota máxima de projeto (CMP) determina a cota exata da face inferior da longarina da ponte; V - A adoção de uma Borda Livre (BL) é necessária para a segurança da estrutura. Das sentenças acima, estão corretas: Escolha uma:
I - As pontes são utilizadas para transposição de cursos d’água, quando a utilização de bueiros não é viável.
II - Para uma boa análise hidráulica é necessário determinar a vazão afluente, estudos topográficos e batimétricos, características geotécnicas do local e a rugosidade do meio.
III - A cota de máxima cheia de vestígio (MCV) é o nível da água necessário para que a escolha pela ponte como estrutura de transposição seja viável.
IV - A cota máxima de projeto (CMP) determina a cota exata da face inferior da longarina da ponte.
V - A adoção de uma Borda Livre (BL) é necessária para a segurança da estrutura.
a. I, II e III, apenas
b. III e IV, apenas
c. I, II e V, apenas
d. I, II, III, IV e V
e. I, II e IV, apenas

HIDROLOGIA E DRENAGEM | U3 - SEÇÃO 3 U3S3 - Atividade Diagnóstica
Os bueiros são estruturas utilizadas para transportar a água de um córrego ou canal por meio de uma obstrução gerada por um aterro, como o de uma rodovia. Para o dimensionamento destas estruturas, é necessário calcular o diâmetro (D) para os bueiros circulares e as dimensões de base (B) e altura (H) para os bueiros celulares, além de verificar a velocidade do fluxo e o regime de escoamento. Sobre o dimensionamento de bueiros para utilização na macrodrenagem é correto afirmar: Escolha uma:
a. O regime de escoamento é determinado pela vazão do escoamento.
b. No dimensionamento para o regime subcrítico, deve-se limitar a vazão admissível à vazão correspondente ao regime crítico.
c. O dimensionamento no regime subcrítico se dá quando a declividade de assentamento supera a declividade crítica.
d. Para o funcionamento como canal, nenhuma carga hidráulica deve ser verificada.
e. Quando a declividade crítica supera a declividade de assentamento, tem-se o regime supercrítico de fluxo.

HIDROLOGIA E DRENAGEM | U3 - SEÇÃO 3 U3S3 - Atividade Diagnóstica
Sobre a drenagem de talvegues utilizando os bueiros como dispositivo afirma-se: I - Podem funcionar, hidraulicamente, como canal, como orifício e como conduto forçado; II - São exclusivamente na forma tubular; III - Para o dimensionamento limita-se a velocidade a 4,5 m/s para bueiros em concreto e 6,0 m/s em bueiros em material metálico; IV - Para o bom funcionamento do bueiro é necessário a formação de carga hidráulica a montante da entrada do bueiro. É correto o que se afirma em: Escolha uma:
I - Podem funcionar, hidraulicamente, como canal, como orifício e como conduto forçado.
II - São exclusivamente na forma tubular.
III - Para o dimensionamento limita-se a velocidade a 4,5 m/s para bueiros em concreto e 6,0 m/s em bueiros em material metálico.
IV - Para o bom funcionamento do bueiro é necessário a formação de carga hidráulica a montante da entrada do bueiro.
a. I e III, apenas.
b. I, II, III e IV.
c. I, II e III, apenas.
d. I, III e IV, apenas.
e. I, apenas.

U3S3 - Atividade de Aprendizagem
Seguindo o dimensionamento do bueiro tubular com diâmetro de 1,20 m, em concreto (n=0,015) e declividade de assentamento de 0,22%, é preciso calcular a vazão admissível e a velocidade do fluxo para avaliação da adequação. ... ... Calcule a vazão admissível e a velocidade para a situação descrita: Escolha uma:
a. 0,91 m³/s e 1,35 m/s
b. 4,67 m³/s e 4,18 m/s
c. 1,34 m³/s e 1,26 m/s
d. 2,00 m³/s e 2,02 m/s
e. 1,48 m³/s e 1,52 m/s

U3S3 - Atividade de Aprendizagem
Assim como para os bueiros tubulares, para os bueiros celulares o dimensionamento é realizado verificando as vazões admissíveis e a velocidade. Para um bueiro celular em concreto (n=0,015), assentado em uma declividade de 0,5% com base de 1,00 m e altura de 0,80 m. Sendo: ... ... Calcule a vazão admissível e a velocidade para o bueiro tubular em questão. Escolha uma:
a. 2,03 m³/s e 1,30 m/s
b. 4,09 m³/s e 6,40 m/s
c. 1,72 m³/s e 2,69 m/s
d. 2,00 m3/s e 1,5 m/s
e. 1,30 m³/s e 2,03 m/s

U3S3 - Atividade de Aprendizagem
Os reservatórios ou bacias de retenção, detenção, ou ainda sedimentação, são uma das medidas estruturais de retardamento de pico de vazão mais adotada na macrodrenagem urbana. Sobre os reservatórios de é correto afirmar: Escolha uma:
a. Os reservatórios de retenção, que em alguns casos podem ser vegetados, vertem uma água a jusante com pior qualidade de água recebida à montante.
b. Os reservatórios de sedimentação tem apenas função de melhoria da qualidade da água, não influenciando nos picos de vazão.
c. Os reservatórios se retenção não devem mais ser adotados por acumular um volume de água inútil e permanente.
d. Hoje procura-se integrar os reservatórios, paisagisticamente, ao meio urbano, sendo assim os reservatórios de retenção podem ser uma ótima solução.
e. Apenas os reservatórios de detenção têm função de retardamento da vazão de pico.

U3 - Avaliação da Unidade
Os reservatórios de detenção e retenção, muito conhecido popularmente como piscinões, são medidas estruturais que visam, primordialmente, o retardamento da onda de cheia a jusante. Porém, os reservatórios se diferenciam entre si por algumas particularidades podendo ter outras finalidades. Em análise sobre o uso dos reservatórios é correto afirmar: Escolha uma:
a. Os reservatórios de retenção tem maior capacidade de absorver a vazão de pico de um enxurrada, comparando-se com os reservatórios de detenção e considerando que o volume dos reservatórios são iguais.
b. Os reservatórios de retenção por conservar um volume permanente de água, pode se integrar melhor a comunidade em que está inserido, proporcionando atividades de recreação, além disso se vegetados, podem proporcionar melhorias na qualidade da água.
c. Em uma localidade sem muita área disponível para instalação de grandes reservatórios e com alta frequência de grandes precipitações, é mais indicado o uso de reservatórios de retenção, aproveitando melhor a capacidade da minimização da vazão de pico.
d. O emprego de reservatórios de detenção é mais recomendado em áreas com alto grau de urbanização já que tem maior integração a comunidade onde é inserido.
e. Os reservatórios de detenção pode armazenar um volume permanentemente o que facilita a integração à comunidade.

U3 - Avaliação da Unidade
Um sistema de drenagem está sendo projetado para uma área residencial, cujo o coeficiente de deflúvio é de C=0,50. A rua tem uma declividade longitudinal de 2% e transversal de 4%. As sarjetas têm coeficiente de Manning de 0,016. A altura da lâmina d'água máxima nas sarjetas é de 10cm.  ... ... Determine a máxima vazão que pode ser transportada pela sarjeta e a largura da abertura da boca de lobo com abertura na guia para interceptar 100% da vazão na sarjeta. Escolha uma:
a. Q=0,18 m³/s e LT=10 m
b. Q=0,15 m³/s e LT=5 m
c. Q=0,20 m³/s e LT=10 m
d. Q=0,20 m³/s e LT=20m
e. Q=0,18 m³/s e LT=15 m

U3 - Avaliação da Unidade
Em uma área urbana com 0,0038 km² de área, no qual a ocupação está dividida em uma área com residências familiar (0,0014 km² e C=0,6) e um parque (0,0024 km² e C=0,3) pretende-se ocupar metade da área do parque com equipamentos urbanos de lazer, na maioria em concreto, o que elevaria o coeficiente de deflúvio dessa área para 0,8. A intensidade pluviométrica é de 118,78 mm/h. Sendo: ... Analise o efeito da ocupação do parque na vazão de cálculo da drenagem urbana: Escolha uma:
a. Redução da Vazão em aproximadamente 40%.
b. Elevação da vazão em aproximadamente 40%.
c. Elevação da vazão em aproximadamente 50%.
d. Redução da vazão em aproximadamente 50%.
e. Redução da vazão em aproximadamente 30%.

U3 - Avaliação da Unidade
Uma área residencial com coeficiente de deflúvio de C=0,65 é mostrada na figura abaixo . A via tem declividade longitudinal de 6% e transversal de 3%. A sarjeta tem coeficiente de Manning de 0,018 e o tempo de concentração é de 16,6 min. A intensidade pluviométrica (i em mm/h) é dada por: ... ... Fonte: Adaptado de SHAMMAS, N. K.; WANG, L. K.; QUEIROZ FARIA, L. C.; CHAVES FERRO, M. Abastecimento de água e remoção de resíduos. 3ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. p.455 Utilizar:  ...  ;  ... Determine o fluxo máximo na sarjeta sabendo que a altura da lâmina d'água não pode superar os 12 cm, calcule também a distância, x, no qual a boca de lobo deve ser instalada. Escolha uma:
a. Q=0,50 m³/s e x=900 m
b. Q=0,30 m³/s e x=450,35 m
c. Q=0,25 m³/s e x=300,98 m
d. Q=0,80 m³/s e x=1110,32 m
e. Q=0,60 m³/s e x=986,30 m

U3 - Avaliação da Unidade
Em um loteamento parcialmente urbanizado, o sistema de drenagem foi projetado para uma vazão de 0,12 m³/s. Porém, com mudanças no Plano Diretor do Município foi permitido a ocupação de áreas antes proibidas, com isso a vazão de projeto elevou-se em 30% , impactando no sistema de drenagem. Para as sarjetas é permitido uma altura de lâmina de água máxima de 15 cm e faixa de ocupação da pista de 3,5 m. A declividade transversal da via é de 0,03 m/m e a longitudinal é 0,006 m/m. O coeficiente de Manning adotado é de 0,015. Sendo que: ... Analise a nova situação do ponto de vista do escoamento nas sarjetas. Escolha uma:
a. Com a elevação da vazão, a altura da lâmina da água de 27,25 cm supera os 15 cm exigidos sendo necessário então a instalação de um dispositivo de captura de águas pluviais à jusante.
b. Com a elevação da vazão, a altura da lâmina da água de 27,25 cm supera os 15 cm exigidos sendo necessário então a instalação de um dispositivo de captura de águas pluviais à montante.
c. Com a elevação da vazão, a altura da lâmina da água de 27,25 cm supera os 15 cm exigidos sendo necessário e econômico a mudança das sarjetas por sarjetas com maiores alturas de guia.
d. A sarjetas já instaladas suprem o aumento da vazão.
e. Com a elevação da vazão, a altura da lâmina da água de 27,25 cm supera os 15 cm exigidos sendo essencial e única solução o ajuste da declividade do terreno.

Mais conteúdos dessa disciplina