Buscar

Disciplina fonetica prova aberta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fonética e Fonologia - Processo das Línguas Orais e Língua de Sinais (LBR03)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669790) ( peso.:4,00)
	Prova:
	32286378
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Conforme tem sido observado, a linguagem não é um meio neutro através do qual uma mensagem é enviada. As palavras são carregadas de sentido para os falantes, pois para haver linguagem entre os seres humanos é necessário que exista uma consciência fonológica, que é própria, criadora de significados e produtora de sentidos e como tal deve ser estudada. Para Bakhtin (1990), ela é inseparável do fluxo da interação verbal e, portanto, não é transmitida como um produto acabado, mas como algo que se constitui continuadamente nessa corrente. Disserte sobre a consciência fonológica.
FONTE: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética. São Paulo: Hucitec, 1990.
	Resposta Esperada:
A consciência fonológica é a habilidade de conscientemente usarmos os sons ? individuais, palavras e sílabas. Ela é muito importante pelos seguintes aspectos: nos auxilia no ensino e reaprendizado com relação à aquisição da leitura e da escrita, ou seja, da compreensão e da habilidade de usarmos os sons individuais e também as sílabas. Envolve todos os tipos de consciência de sons que fazem parte do sistema de uma determinada língua. Se divide em dois níveis bem complexos, a consciência silábica e a consciência fonêmica. Pode-se ainda dizer que a consciência fonológica capacita a pessoa para saber usar os sons, conseguindo distinguir fonemas, sílabas, palavras etc. É por isso que uma pessoa pode ir adquirindo o aprendizado por meio da leitura e da escrita.
	2.
	A linguagem, de um modo geral, funciona como uma roupagem que irá revestir e dar forma aos nossos pensamentos, sentimentos e emoções. É através da linguagem que nos fazemos entendidos pelos outros. Todas as linguagens são importantes e precisam ser valorizadas. As linguagens mais conhecidas são a linguagem verbal e a não verbal, mas há outras formas e usos. Disserte sobre os tipos de linguagens: mista e artificial.
	Resposta Esperada:
*Há várias formas de linguagens. Uma delas é a linguagem mista. Este tipo de linguagem se refere à junção das linguagens verbal e não verbal ao mesmo tempo. Podemos tomar como um exemplo disso uma peça de teatro, pois nesse formato são usados, ao mesmo tempo, diálogos (linguagem verbal), símbolos e gestos (linguagem não verbal).
*Outro tipo de linguagem é a artificial, criada por sujeitos humanos e usada para comunicação com as máquinas e entre máquinas. Por exemplo, a linguagem utilizada na informática é criada para servir a um fim específico. Cada tipo de máquina ou dispositivo criado pelo homem contém uma linguagem, por exemplo, o celular, a máquina de lavar roupa, entre outras que utilizam dispositivos eletrônicos.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina