Buscar

Delineamento epidemio

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA: EPIDEMIOLOGIA
DOCENTE: ALEXANDRO IRIS LEITE
ESTUDOS/DELINEAMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS
Trabalho apresentado à disciplina de Epidemiologia 
do curso de Medicina Veterinária da UFERSA, como
requisito de nota parcial da terceira unidade.
Discente: Iasmin Morais Lima
MOSSORÓ/RN
2021
1. Estudo de Coorte
ESTUDO DE COORTE DA OCORRÊNCIA DE RABDOMIÓLISE EM EQUINOS NA CIDADE DE MOSSORÓ, RN, ENTRE OS ANOS DE 2015 E 2020.
Na cidade Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, foi realizado estudo em uma propriedade com 100 cavalos, dos quais 50 eram ocasionalmente alugados para trabalhos de tração, para cavalgadas, desfiles ou rodeios. Dessa forma, a partir de avaliações periódicas a cada 6 meses, durante um período de 5 anos, de 2015 a 2020, realizou-se a comparação entre o grupo de equinos submetidos ao aluguel e o grupo não sujeitado a essa condição, a fim de investigar a ocorrência de Rabdomiólise. 
A rabdomiólise é um processo inflamatório que acomete o tecido muscular de equinos que foram submetidos a esforços físicos após ficarem em repouso por longos períodos sendo alimentados com rações ricas em carboidratos (SMITH, 1994, KNOTTENBELT, et al., 1998, RIET-CORREA, et al., 2001). Tem sido observada também em equinos que se alimentam somente de pastagens, que são submetidos a esforços prolongados após longos períodos de descanso (KNOTTENBELT, et al., 1998).
Ao final do estudo, 45 cavalos apresentaram rabdomiólise, sendo 100% dos casos do grupo de animais sujeitos às atividades de aluguel. Assim, observou-se forte relação de causalidade entre a rabdomiólise e os esforços físicos ocasionais desses equinos, que passavam longos períodos de repouso e não possuíam preparo físico adequado ao serem alugados.
 5 ANOS
	
	DOENÇA +
	DOENÇA -
	TOTAL
	EXPOSIÇÃO +
	 45
	 5
	 50
	ESPOSIÇÃO -
	 0
	 50
	 50
	TOTAL
	 45
	 55
	 100
	DOENÇA
	RABDOMIÓLISE
	EXPOSIÇÃO
	ESFORÇO FÍSICO OCASIONAL
1. Estudo de intervenção/experimental
AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA POMADA BEPANTOL NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS LEVES NOS COXINS DE CÃES, NA CIDADE DE NATAL, RN, NO ANO DE 2017.
Durante o mês de janeiro do ano de 2017, foi realizado um estudo experimental com 50 cães em um grande condomínio residencial localizado na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. O objetivo do experimento era avaliar a eficácia da pomada humana “Bepantol” no tratamento de queimaduras consideradas leves nos coxins desses cães.
O grupo designado para tal experimento é composto por cães que apresentavam queimaduras leves nos coxins, possuíam dietas e estaturas semelhantes, além de circularem nas mesmas áreas do condomínio, com passeios periódicos nos mesmos horários do dia. A partir de autorização formal e com análise prévia dos aspectos éticos envolvidos, foram avaliados 25 animais submetidos ao tratamento com Bepantol 3 vezes ao dia, durante 1 mês. Enquanto os outros 25 cães foram tratados com uma pomada de efeito placebo, sendo usado como grupo controle.
A Bepantol é uma pomada recomendada para humanos no tratamento da dermatite de fraldas (assaduras), das fissuras (rachaduras) de pele e mucosas (mamilos, lábios e região anal), feridas (ferimentos leves e escoriações) e escaras. Esse produto contém, como princípio ativo, o dexpantenol. O dexpantenol é rapidamente transformado nas células da pele e das mucosas em ácido pantotênico. O ácido pantotênico é um componente da coenzima A, necessária para os processos de regeneração e cicatrização da pele e das mucosas. O ácido pantotênico estimula a multiplicação das células basais, que realizarão a epitelização da epiderme e dos fibroblastos que promovem a síntese do colágeno, constituinte fundamental da derme.
Ao final do experimento, observou-se que no grupo intervenção a Bepantol teve 100% de eficácia, ou seja, todas as queimaduras dos coxins foram curadas. Em contrapartida, no grupo controle apenas 5 animais apresentaram as queimaduras dos seus coxins debeladas.
 
	
	EFEITO +
	 EFEITO -
	TOTAL
	INTERVENÇÃO
	 25
	 0
	 25
	CONTROLE
	 5
	 20
	 25
	TOTAL
	 30
	 20
	 50
	DESFECHO
	CURA DAS QUEIMADURAS
	EXPOSIÇÃO
	POMADA BEPANTOL
POPULAÇÃO
50
INTERVENÇÃO
25
EFEITO PRESENTE
25
EFEITO AUSENTE
0
NÃO INTERVENÇÃO
25
EFEITO PRESENTE
5
EFEITO AUSENTE
20
POPULAÇÃO
100
EXPOSTOS
50
DOENTES
45
SADIOS
5
NÃO EXPOSTOS
50
DOENTES
0
SADIOS
50

Continue navegando