Buscar

TRABALHO%20-%20SISTEMA%20NERVOSO

Prévia do material em texto

O sistema nervoso é a parte do organismo que transmite sinais entre as suas diferentes partes e coordena as suas ações voluntárias (comer, falar, andar, etc.) e involuntárias. (Respiração, digestão, batimento cardíaco, etc.) 
 
Todas as sensações e mensagens motoras ou sensoriais do organismo precisam ser levadas ao cérebro, que envia estímulos específicos a cada órgão. 
Função: Garantir o funcionamento e a integridade do corpo humano 
O sistema nervoso envia comandos para garantir que o coração continue batendo, que os pulmões funcionem, que os alimentos sejam digeridos adequadamente e que o sistema excretor entre em ação. Toda a fisiologia do corpo humano. 
O sistema nervoso central é constituído pelo cérebro , cerebelo, bulbo, ponte e medula espinhal. 
 
O cérebro, cerebelo, ponte e bulbo são responsáveis pelo processamento e integração de informação, além de realizar os movimentos do corpo, esses impulsos podem ser motores (referentes) ou sensitivos (aferentes). 
O sistema nervoso central é protegido pelo meninges que é o sistema conjuntivo, existem três meninges, a mais externa é a dura-máter, a intermediária é a aracnoide, e a mais interna é a pia-máter . Entre essas meninges, existem a presença e liquor (líquido cefalorraquidiano) que é responsável por proteger os órgãos vitais contra os choques mecânicos. 
Doenças neurológicas degenerativas são os distúrbios que afetam o sistema nervoso. Como esse sistema está envolvido em muitas funções do corpo, elas podem se manifestar de diversas formas. Em muitos casos, as doenças neurológicas são degenerativas com o passar do tempo, trazendo um grau de comprometimento ainda maior. 
Atrofia muscular espinhal (AME) 
O que é: Doença genética que se manifesta por fraqueza e atrofia muscular progressiva, tendo dificuldades para realizar movimentos simples, como andar, se sentar, se levantar e manter a cabeça erguida. 
DOENÇAS QUE AFETAM O SISTEMA NERVOSO CENTRAL 
Mal de Alzheimer 
O que é: Demência conhecida por afetar a memória das pessoas idosas, seus efeitos também incluem o declínio gradual da capacidade de julgamento, raciocínio e aprendizagem. 
Mal de Parkinson 
O que é: Doença neurológica degenerativa caracterizada pelo tremor, ela causa rigidez muscular, lentidão dos movimentos e dificuldades em manter a postura devido à perda do equilíbrio. 
Esclerose múltipla 
O que é: Doença neurodegenerativa mais comum em mulheres de 20 a 40 anos. Ela provoca lesões no cérebro devido a uma condição autoimune, na qual o sistema imunológico ataca o revestimento dos neurônios, chamado de bainha de mielina
Esclerose lateral amiotrófica (ELA) 
O que é: É uma doença rara, neurodegenerativa progressiva, não existe evidência de tratamento que leve à cura da doença. Ela afeta o sistema nervoso e acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante. 
Grande parte das doenças neurodegenerativas não tem cura, elas podem ser tratadas para oferecer condição melhores de vida ao paciente e demorar na evolução dos sintomas. 
O 	programa de tratamento pode incluir o uso de medicamentos, a fisioterapia e a terapia ocupacional, entre outros recursos, é necessário receber um diagnóstico preciso sobre sua condição 
Tratamento das Doenças neurológicas degenerativas 
O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos. 
 
Função: Levar informação ao Sistema nervoso Central e respostas aos órgãos efetores, assim como também ligar o sistema nervoso ao resto do corpo. 
O sistema nervoso periférico nos permite a ter emoções, lembrar momentos importantes, interpretar cheiros e imagens, realizar movimentos e, até mesmo, permanecemos vivos pelas realizações automáticas (respiração e batimentos cardíacos). 
DOENÇAS QUE AFETAM O SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO 
Mononeuropatia 
O que é: É a lesão de um único nervo periférico. Pode atingir qualquer um dos 41 pares de nervo do corpo humano, incluindo braços, pernas, tronco, ombro, costelas, região genital e a face. Os locais mais comuns são a mão e a perna. 
Neuralgia do trigêmeo 
O que é: Dor facial intensa devido à disfunção do 5° nervo do craniano (Nervo trigêmeo). Este nervo transporta informação sensitiva desde o rosto até o cérebro e controla os músculos envolvidos na mastigação. 
Síndrome do Túnel do Carpo (STC): 
O que é: É uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço, mais comum em membros superiores. Afeta uma proporção de duas mulheres a cada um homem e é mais comum em maiores de 50 anos 
Neuropatia diabética 
O que é: É uma das principais complicações da diabetes, caracterizada pela degeneração progressiva dos nervos, que pode diminuir a sensibilidade ou causar o aparecimento de dor em várias partes do corpo, sendo mais comum nas extremidades como as mãos ou os pés.
Polineuropatia 
O que é: É uma disfunção simultânea de vários nervos periféricos, em qualquer lugar do organismo. Infecções, toxinas, medicamentos, câncer, deficiências nutricionais e outras doenças podem fazer muitos nervos periféricos funcionarem incorretamente. 
O cérebro é a principal rede de comando. A função dele é receber sensações e mensagens para enviar estímulos específicos para cada órgão do corpo. 
 
O cérebro é um dos órgãos mais importantes do sistema nervoso. Ao lesionar uma parte do corpo, é enviada uma informação ao cérebro, que corresponde com sensação de dor, chamado mecanismo de defesa do organismo. 
 
O sistema nervoso possui três funções básicas: 
 
Sensitivas: Captam informação do meio interno e externo (olfato, paladar, tato, visão e audição) do corpo e leva para os receptores sensitivos, que também são conhecidos como neurônios receptores. 
 
Integradoras: São células nervosas, que realiza análise, processamento e armazenamento dos estímulos e informações captados pelos receptores sensitivos. 
 
Motoras: Executa neurônios motores, que entram em contato com órgãos efetores recebendo informação do cérebro e executam uma ação (correr, o saltar, o saltitar, o galopar, o escorregar). de acordo com a situação. 
DOENÇAS QUE AFETAM O CÉREBRO 
Acidente Vascular Cerebral (AVC) 
O que é: O AVC hemorrágico é o rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Esta hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge. 
Tumor no cérebro 
O que é: É um crescimento no cérebro não canceroso (benigno) ou canceroso (maligno). Ele pode ter origem no cérebro ou ter se espalhado (metástase) para o cérebro a partir de uma outra parte do corpo. 
 
Depressão ou transtorno depressivo maior 
O que é: É Comum e séria que afeta negativamente como você se sente, como pensa e como age. A depressão provoca sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. Pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos e pode diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa. 
Esclerose Múltipla (EM) 
O que é: É uma doença neurológica, crônica, progressiva e autoimune. Isso significa que as células de defesa do nosso corpo atacam nosso próprio sistema nervoso – como se ele não pertencesse ao nosso organismo, causando lesões no cérebro e na medula 
O cerebelo recebe informações sobre posições de articulações, comprimentos dos músculos, estímulos auditivos e visuais. Além disso ele ajusta os impulsos provenientes do cérebro e, a partir dessas informações. 
Os movimentos voluntários do corpo; 
A postura; 
A aprendizagem motora; 
O equilíbrio 
Tônus muscular. 
O cerebelo tem 3 partes: 
O arquicerebelo (vestibulocerebelo): contém o lobo floculo nodular, que se localiza na região medial. O arquicerebelo ajuda a manter o equilíbrio e a coordenar os movimentos oculares, da cabeça e do pescoço; está interconectado intimamente ao núcleo vestibular.
Verme da linha média (paleocerebelo): auxilia a coordenação dos movimentosdo tronco e das pernas. As lesões do verme causam anormalidades posturais e de marcha. 
DOENÇAS QUE AFETAM O CEREBELO 
Ataxia cerebelar 
O que é: A ataxia é um termo que se refere a um conjunto de sintomas que são caracterizados, principalmente, pela falta de coordenação dos movimentos de diferentes partes do corpo. 
Hemisférios laterais (neocerebelo): controlam os movimentos rápidos e finamente coordenados dos membros, predominantemente dos membros superiores. 
O tronco encefálico. Tem estrutura parecida com o cérebro, e atua na coordenação de movimentos do corpo. É a região do encéfalo responsável pela união entre a medula espinhal e o cérebro. 
Ele também interfere no controle da respiração, é um centro de transmissão de impulsos para o cerebelo e atua ainda, como passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro à medula. 
Nele também ficam a maioria dos núcleos dos nervos cranianos e, através dos tratos neurais, ele facilita a comunicação entre cérebro, medula espinhal e cerebelo. O tronco encefálico é formado por três partes: bulbo, ponte (protuberância) e mesencéfalo. 
BULBO 
O bulbo (ou medula ablonga) é o órgão que está em contato direto com a medula espinhal, é via de passagem de nervos para os órgãos localizados mais acima. 
No bulbo, estão localizados corpos celulares de neurônios que controlam funções vitais, como os batimentos cardíacos, o ritmo respiratório e a pressão sanguínea. Também contém corpos celulares de neurônios relacionados ao controle da deglutição, da tosse e do vômito. 
Função: 
Controla funções autônomas e retransmite sinais entre o cérebro e a medula espinhal. 
Também é responsável por controlar diversas funções autonômicas para o corpo: 
Respiração (via grupo respiratório dorsal e grupo respiratório ventral) 
PONTE 
A ponte (também chamada de protuberância, protuberância anelar ou ponte de Varólio) é uma estrutura pertencente ao tronco cerebral 
A ponte participa de algumas atividades do bulbo. Interfere no controle da respiração, é um centro de transmissão de impulsos para o cerebelo e atua ainda, como passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro à medula. 
Função: 
Transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Faz conexão com centros hierarquicamente superiores. O córtex sensorial coordena os estímulos vindos de várias partes do sistema nervoso. 
MESENCÉFALO 
O mesencéfalo é uma parte essencial do sistema nervoso. Responsável por funções como a visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo. apossibilita que funções do nosso organismo ocorram. É uma das estruturas do cérebro que se comunica com as principais partes do sistema nervoso central. 
A medula espinhal é responsável por enviar ou receber as Informações do sistema nervoso central e sistema nervoso autônomo. Os circuitos neuronais medulares são importantes na produção dos movimentos musculares, pois eles exercem o controle direto sobre os músculos. 
Função: Conduzir impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzir impulsos e sendo responsável também pelos atos reflexos. 
Além da fratura causada por acidente na medula espinhal leva a paralisação das pernas ou total do corpo. 
• Atrofia muscular espinhal (AME) 
O que é: Genética rara, progressiva e muitas vezes letal, afeta a capacidade de caminhar, comer e, em última instância, respirar. 
Esclerose lateral amiotrófica 
O que é: provocada pela degeneração progressiva no primeiro neuronios motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. 
Mielite transversa 
O que é: Inflamação que ocorre na medula espinhal e apresenta causas diversas, como infecções, doenças inflamatórias. Estrutura localizada na coluna vertebral e responsável por conduzir as informações para o cérebro.
Síndrome medular central 
O que é: Conjunto de sintomas causado por uma lesão medular ocorrida na região central da medula espinhal. Geralmente ocorre na região cervical. Ccomum ocorrer em pessoas idosas com artrite cervical e também pode ocorrer na ausência de fratura cervical. 
DOENÇAS QUE AFETAM A MEDULA ESPINHAL
O que é: O crânio é uma caixa óssea É um dos componentes do sistema esquelético da cabeça 
e está localizada na parte superior do corpo e unida ao pescoço . Que tem como função 
proteger o cérebro e os órgãos do olfato, da visão e da audição, além dos órgãos externos do 
sistema respiratório e digestório. Ele é formado por 28 ossos. 
Função
Abrigar e proteger o cérebro e os órgãos da sensibilidade da cabeça; 
• Proteger os nervos e vasos sanguíneos; 
• Permitir a passagem de ar e alimentos através das aberturas existentes; 
• Atuar no processo de mastigação a partir da atuação do maxilar, mandíbula e dentes.
O crânio é separado por três partes, que são neurocrânio, viscerocrânio e ouvido médio os 
principais ossos do neurocrânio:
Neurocrânio: 
O neurocrânio corresponde à parte superior e póstero-inferior do crânio, é o arcabouço arredondado que envolve o encéfalo e as orelhas internas. Também pode ser chamado de caixa craniana. 
 
Occipital 
Esfenoide 
Parietal 
Temporal 
Frontal 
Etmoide 
Viscerocrânio 
No viscerocrânio estão os ossos da face que se relacionam com os sistemas respiratório, digestório e sensorial. 
Também conhecido como esplancnocrânio, o viscerocrânio é composto pelos ossos 
 
Lacrimal 
Vômer 
Maxilar 
Nasal 
Palatino 
Zigomático 
Mandíbula 
Concha nasal inferior 
Ouvido médio 
O ouvido médio é formado por três ossos duplos. 
Martelo 
Bigorna 
Estribo 
DOENÇAS QUE AFETAM A CAIXA CRANIANA 
Estenose crânio facial 
O que é: Má formação óssea no crânio. Fusão prematura das suturas (pontos em que os ossos se unem) craniais. Ou seja, não ocorre da forma como deveria, causando uma má formação óssea. 
Microcefalia 
O que é: Raro distúrbio neurológico no qual o cérebro da criança não se desenvolve completamente. Com isso, o tamanho da cabeça é menor do que o esperado. 
Fenda palatina 
O que é: O bebê nasce com o céu da boca aberto, formando uma fenda nesse local. Na maioria das vezes, a fenda palatina é acompanhada pelo lábio leporino, que corresponde à abertura nos lábios, podendo chegar até o nariz. 
Estenose crânio facial 
Microcefalia
Fenda Palatina 
O que é: O hipotálamo é uma região do encéfalo. Essa estrutura controla o organismo e sua principal função é manter a homeostase, ou seja, manter o organismo funcionando em equilíbrio. 
 
	• 	Função: 
O hipotálamo regula o metabolismo a partir de sua ação sobre os centros de comandos de diversas funções do organismo
Controle da pressão sanguínea; 
Controle da diurese; 
Controle da temperatura corporal 
Controle da fome e da sede; 
Controle das emoções, como raiva e prazer; 
Controla e produz hormônios; 
Controle do sistema nervoso autônomo 
DOENÇAS QUE AFETAM O HIPOTÁLAMO 
Diabete 
O que é: Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. 
Hipertireoidismo 
O que é: Disfunção da glândula tireoide na qual esta estrutura produz hormônios em excesso, o que impacta em diversas funções do organismo. 
Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias, independentes de nossas vontades, que nosso corpo gera diante de determinados estímulos. Essa resposta é gerada pela própria medula, o que significa dizer que a mensagem gerada pelo estímulo não precisa chegar ao cérebro para que uma resposta seja criada. 
Função 
Nos ajuda a tomar decisões que necessitam de resposta imediata. Isso evita, por exemplo, que tenhamos graves ferimentos. 
Para ocorrer o ato reflexo, as seguintes estruturas são necessárias: 
Receptor; 
Neurônio sensitivo; 
Neurônio associativo; 
Neurônio motor; 
Orgão efetuador. 
O ato reflexo, é uma ação totalmente involuntária, que ocorre muito rapidamente. Um receptor percebe um estímulo; Um neurônio sensitivo leva uma mensagem sobre esse estímulo até a medula espinal; Caso exista um neurônioassociativo, ele transmitirá uma mensagem para o neurônio motor; O neurônio motor, então, levará uma resposta ao órgão efetuador, que pode ser, por exemplo, um músculo. 
O reflexo de levantar a perna após o toque do martelo no joelho é um exemplo de ato reflexo. 
 
 
Como ocorre o ato reflexo

Continue navegando