Buscar

Exercicio de CF 1,0 pontos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO: FARMÁCIA.
DISCIPLINA: Ciências Farmacêuticas.
DOCENTE: DANIELLA PATERNOSTRO DE ARAÚJO.
DISCENTE: Raylson Coelho de Lima
TURMA: FA03MA DATA: 18/03/2021
 
Atividade Avaliativa sobre História da Farmácia no Brasil (1,0 pt)
1. Julgue os itens abaixo e assinale alternativa incorreta sobre História da Farmácia no Brasil.
1. Na época do descobrimento do Brasil, já existia em Portugal a profissão médico e farmacêutico que foram separadas através da carta magna da farmácia promulgada pelo Édito de Frederico II. 
1. Na época do descobrimento do Brasil, os jesuítas tiveram grandes destaques, eram os responsáveis pela saúde da tripulação e traziam diferentes medicamentos indispensáveis para a travessia do Atlântico. 
1. Na época do descobrimento do Brasil, a medicina praticada pelos pajés não chamou atenção dos europeus. Mas, mesmo assim foram obrigados a buscar alternativas para repor os medicamentos que traziam e passaram a utilizar as plantas medicinais recém-descoberta pelos jesuítas.
1. Na época do descobrimento do Brasil, as fontes de pesquisa na Europa estavam esgotadas e os recursos naturais do novo continente chamaram atenção dos estudiosos da época e em 1508, grande quantidade de madeira de guáiaco foi levada para a Europa, onde era utilizada no tratamento da sífilis.
1. I, II, III.
1. I, II, IV.
1. I, III. X
1. I, II.
1. I, II, III, IV.
1. Quando o rei Portugal fundou um governo geral no Brasil, nomeou para chefiá-lo Thomé de Souza, que trouxe de Portugal o 1° Boticário Diogo de Castro e alguns jesuítas. Assinale alternativa incorreta sobre Jesuítas.
1. Os jesuítas quando chegaram ao Brasil, foram encaminhados para diferentes locais do país, com objetivo de cuidar dos doentes e construir igrejas e colégios.
1. José de Anchieta foi um jesuíta que se dedicou a cuidar dos doentes em igrejas e colégios construídos pela irmandade no estado de São Paulo. Anchieta também descreveu o uso de ipecacuanha e de outros arbustos.
1. Manuel de Nobrega foi um grande jesuíta que se destacou como patrono da farmácia brasileira, por observar a medicina indígena e manipular medicamentos a partir de plantas medicinais. X
1. Os jesuítas foram os primeiros boticários da Nova terra, e nos colégios da companhia de Jesus ficavam as primeiras boticas, onde se encontravam drogas e medicamentos vindo da metrópole e as plantas medicinais indígenas da terapêutica empírica dos pajés, de eficiência comprovada. 
1. As boticas chefiadas pelos jesuítas tiveram um grande reconhecimento da sociedade, pois manipulam os medicamentos com eficiência e qualidade diferentemente do que acontecia pelas boticas públicas. Mediante a esse fato, várias boticas foram desenvolvidas pelo país sob a responsabilidade dos jesuítas.
1. Sobre as primeiras escolas e associações de farmacêuticos é incorreto afirmar:
1. Em 1832, quando foram fundadas as faculdades de medicina do império, foi criado oficialmente o curso de farmácia, com duração de três anos, e anexo ás duas faculdades de medicina. Os alunos aprovados pelos professores – os mesmos do curso médico – recebiam o título de farmacêutico, e podiam exercer a profissão em todo o território do Império. 
1. Para ser admitido no curso de botica era necessário ter 16 anos completos, saber francês ou inglês, aritmética e “geometria ao menos plana”.
1. Em 1836 o curso de farmácia começou a funcionar efetivamente, sendo a faculdade da Bahia a primeira a diplomar um farmacêutico. 
1. Em 1919 observou-se que o serviço sanitário contabilizava 1732 farmacêuticos registrados, sendo todos do sexo masculino. A proliferação de farmácias acontecia tão rápida que o diretor do serviço sanitário pediu criação do conselho federal de farmácia para fiscalizar a profissão farmacêutica. X 
1. Sobre a História da Farmácia no Brasil é incorreto afirmar: 
I- O regimento 1744 põe em vigor legislação médico-farmacêutico, que ditava seguintes normas: proibia a distribuição de drogas e medicamentos para estabelecimentos não habilitados, multas e apreensões em casos de descumprimentos, criação da figura de responsável técnico e exigia a existência de balança, pesos e medidas, medicamentos galênicos, vasilhames, livros etc.
II-Em 1832, quando foram fundadas as Faculdade de Medicina do Império, foi criado oficialmente o curso de Farmácia, com duração de 3 anos, e anexo ás duas faculdades de medicina. Os alunos aprovados recebiam o título de farmacêutico. Para ser admitido no curso de botica era necessário ter 16 anos completos, saber francês ou inglês, aritmética e geometria ao menos plana.
III- Na época do descobrimento do Brasil pelos portugueses, as profissões médicas e farmacêuticas não existiam e as expedições que chegaram ao novo continente não trouxeram nenhum jesuíta e os boticários eram os responsáveis pela saúde dessa tripulação que traziam alguns medicamentos para travessia do atlântico.
IV- Á medida que a colonização se expandia no Brasil, as boticas se multiplicavam de norte a sul, dirigida por boticários aprovados na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Esses boticários, que obtinham com extrema dificuldade sua carta de aprovação, eram profissionais empíricos e analfabetos.
a) III, IV. X
b) I, II, III.
c) II, I.
d) I, IV.
e) Todas as alternativas estão incorretas
1. Qual a importância dos Jesuítas para a Farmácia?
Os jesuítas construíram boticas, enfermarias e dedicaram-se ao tratamento dos doentes. Além disso, é dito que eles foram os primeiros boticários da Nova Terra e nos seus Colégios (Companhia de Jesus), local das primeiras boticas, foi-se encontrada drogas e plantas medicinais da terapia empírica dos pajés, de eficiência comprovada.

Continue navegando