Buscar

A importância da produção de alimentos de qualidade- que poderiam comprometer a qualidade desse produto até o produtor

Prévia do material em texto

Disciplina: Ecologia
Baseado no material disponibilizado para você, produza um texto entre uma e duas páginas explicando a importância da produção de alimentos de qualidade. Ressalte os pontos-chaves que poderiam comprometer a qualidade desse produto até o produtor. https://www.youtube.com/watch?v=VvKF1ufgEEo
A importância da produção de alimentos de qualidade- que poderiam comprometer a qualidade desse produto até o produtor
As cadeias e teias alimentares são recursos importantíssimos para se identificar a condição do ambiente e ainda verificar a qualidade dos recursos disponíveis para os consumidores envolvidos, esse fator se da devido à bioacumulação. A bioacumulação é um fenômeno que tende a aumentar à medida que temos um nível trófico mais elevado na cadeia alimentar. Sendo assim, os organismos que estão no topo da cadeia alimentar apresentam mais acúmulo de substâncias, uma vez que acumulam também a substância presente nos organismos que serviram de alimento.
O acúmulo de substâncias pode ocorrer em virtude da absorção de substâncias encontradas no meio ou através da alimentação do ser vivo. Quando a bioacumulação é resultado do contato com a substância no meio, dizemos que ocorreu uma bioconcentração. Quando o processo envolve a alimentação, ou seja, a cadeia trófica, dizemos que ocorreu a bioamplificação.
Os moluscos por exemplo, são capazes de remover substâncias tóxicas como metais pesados, agrotóxicos e toxinas presentes na água e bioacumular em seus tecidos e de outros organismos aquáticos, causando deterioração letal ou subletal. Os metais tóxicos (Pb, Cd e Cr) e metais pesados biologicamente essenciais (Zn, Fe, Cu e Mn), quando acumulados em quantidades elevadas, provocam danos aos seres vivos. No ambiente aquático, há um expressivo potencial poluente nos sedimentos, nas plantas e animais, bioacumulando-se ao longo da cadeia trófica, podendo alterar o equilíbrio da biota aquática, por meio da contaminação ambiental e dos distúrbios decorrentes da superexposição.
Os poluentes orgânicos persistentes (POP) as substâncias químicas que persistem no ambiente e bioacumulam-se, são considerados substâncias altamente tóxicas aos seres vivos, pois acumulam-se e não são eliminados com o passar do tempo, tendo em vista todos esses fatores podemos notar que ao garantir produtos de qualidade, evitaremos acumulação de metais pesados e compostos prejudiciais a saúde e ao meio ambiente e assim quebrar o ciclo de contaminação.
REFERÊNCIAS
Cadeia e teia alimentar- Brasil escola. Brasil escola, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VvKF1ufgEEo. Acesso em: 02/11/2020
MARENGONI, Nilton Garcia, et al. Bioacumulação de metais pesados e nutrientes no mexilhão dourado do reservatório da usina hidrelétrica de Itaipu binacional. Química Nova, 2013, 36.3: 359-363.
Bioacumulação, Mundo educação, Biologia, ecologia, disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/bioacumulacao.htm#:~:text=A%20bioacumula%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20um%20fen%C3%B4meno%20que%20tende%20a%20aumentar%20%C3%A0,organismos%20que%20serviram%20de%20alimento. Acesso em: 02/11/2020

Continue navegando