Buscar

Disciplina Sociologia Prova Final

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociologia (SOC30)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:664097) ( peso.:3,00)
	Prova:
	30977570
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Uma das mais importantes contribuições desse sociólogo foi a análise da burocracia. Ele concluiu que as formas burocráticas rotinizam os processos de gestão exatamente como a máquina rotiniza a produção. A qual autor o exposto se refere?
	 a)
	Marx.
	 b)
	Comte.
	 c)
	Weber.
	 d)
	Guerreiro Ramos.
	2.
	No período conhecido como Modernidade, a Sociologia passou a ter a oportunidade de conhecer e estudar os períodos que lhe foram anteriores, como as Idades Antiga e Média, com suas formas de compreender a realidade que os cerca, bem como seus sistemas políticos. Sobre como era definido o sistema político no período medieval, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <https://conceitos.com/teocentrismo/>. Acesso em: 10 maio 2018.
	
	 a)
	Antropocêntrico.
	 b)
	Teocêntrico.
	 c)
	Etnocêntrico.
	 d)
	Democrático.
	3.
	A ideia de construção de vida nas cidades, também conhecida como vida urbana, teve um grande processo de mudança histórica, que ocorreu de maneiras diferentes no que diz respeito a sua escala, em diversas partes do mundo, mas na maioria obedecendo a um certo padrão. Segundo Scuro Neto (2004, p. 14), destacam-se por sua heterogeneidade, que atrai e congrega forasteiros, comparações e conflitos de línguas, aparências, religiões e hábitos alimentares, tipos de família, estilos arquitetônicos. A que se refere o exposto?
FONTE: SCURO NETO, Pedro. Sociologia ativa e didática: um convite ao estudo da ciência do mundo moderno. São Paulo: Saraiva, 2004.
	 a)
	Relações sociais rurais.
	 b)
	Ruralização.
	 c)
	Autoritarismo.
	 d)
	Relações sociais urbanas.
	4.
	"Antes da constituição da cidadania moderna, os direitos e deveres entre os homens eram definidos por privilégios sociais (posses, rendas, títulos de nobreza). O surgimento dos direitos civis assinalou uma mudança substancial nas relações dos homens em sociedade. Foram rompidos os laços de dominação baseados nas relações comunitárias tradicionais, característicos do período medieval e do sistema feudal. Os direitos civis impuseram um nivelamento jurídico entre os cidadãos, que passaram a ser considerados iguais perante à lei. As distinções de origem e classe social continuam a existir, mas não devem interferir na igualdade jurídica dos cidadãos. Esse é o princípio básico de tais direitos, desta forma, a cidadania moderna foi formada pela ordem de três dimensões: civil, humana e política" (CANCIAN, 2007, s.p.). Sobre o último princípio que adentrou nos interesses das ações políticas do Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CANCIAN, R. Cidadania e direitos civis: os direitos civis e as revoluções do século XVIII. 2007. Disponível em: <https://bit.ly/2rI26bx>. Acesso em: 21 maio 2018.
	 a)
	Direitos Civis.
	 b)
	Direitos Sociais.
	 c)
	Direitos Políticos.
	 d)
	Direitos Humanos.
	5.
	Se por um lado vivemos em um período em que as pessoas têm como meta consumir, por outro lado, há a necessidade de termos matérias-primas suficientes para atender às necessidades humanas. No entanto, muitas das matérias-primas não serão suficientes para atender à grande demanda de consumo, além de haver recursos que não são renováveis. Sobre a necessidade de conservar recursos que não são renováveis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As empresas não são questionadas pela comunidade, dessa forma, temas como poluição, desperdícios de recursos naturais, vantagens tiradas de crises, abuso de autoridade, segurança de usuários e consumidores, qualidade de vida e pagamentos inadequados, tem sido uma luta solitária do setor empresarial.
(    ) O quadro apresentado poderia ser desanimador para um futuro próximo, no qual o planeta não teria mais recursos para atender às necessidades humanas. Entretanto, a sociedade de forma lenta tem ficado atenta às consequências que o consumismo desenfreado traz ao meio ambiente.
(    ) Estas questões têm deixado muitas organizações em alerta quanto às formas de usufruir os recursos naturais face às exigências da sociedade, dos tratados ou da legislação e tendem a redirecionar suas condutas perante as formas de conduzir os negócios.
(    ) Um dos maiores desafios que o mundo enfrentará no próximo milênio será fazer com que as forças de mercado protejam e melhorem a qualidade do ambiente, com a ajuda de padrões baseados no desempenho e no uso criterioso de instrumentos econômicos, em um contexto harmonioso de regulamentação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Os sociólogos Auguste Comte (1798-1857), Max Weber (1864-1920), Émile Durkheim (1858-1917) e Karl Marx (1818-1883) são amplamente difundidos por formularem conceitos capazes de explicar eficientemente os fenômenos e os fatos da sociedade da época em que viveram. Por outro lado, também são reconhecidos como pensadores clássicos, pois os pressupostos teórico-metodológicos que construíram serviram a outras áreas do conhecimento, perpassaram a época em que foram propostos e continuam a ser utilizados inclusive em nossa época. Com relação às concepções e funções da Sociologia defendidas pelos autores clássicos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Auguste Comte.
II- Max Weber.
III- Émile Durkheim.
IV- Karl Marx.
(    ) Conforme este pensador, a análise sociológica deveria levar em consideração o universo de experiências, os sistemas sociais e culturais nos quais os indivíduos se encontravam envolvidos.
(    ) Propôs que as investigações sociológicas deveriam ser reguladas por métodos empíricos e com racionalidade científica.
(    ) Escreveu que a função da Sociologia estava em explicar os códigos e os mecanismos de funcionamento da sociedade, bem como propor soluções/remédios para os problemas que esta enfrenta.
(    ) Defendeu que a Sociologia não poderia se constituir como uma disciplina neutra, antes deveria assumir uma postura crítica e comprometida com a revolução no interior da sociedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II - IV.
	 b)
	II - I - III - IV.
	 c)
	III - IV - I - II.
	 d)
	IV - II - III - I.
	7.
	"O surgimento de uma população mundial majoritariamente urbana pressupõe a organização da reprodução de sua existência segundo modelos muito próprios: a manutenção da produção agrícola sem a utilização de um contingente significativo de mão de obra, a criação de um núcleo produtivo no solo urbano, o aumento da complexidade das estruturas do mercado e a circulação de produtos, uma vigorosa divisão social do trabalho. Um desdobramento fundamental desse processo é o surgimento de um novo conjunto de problemas ligados à gestão desse espaço complexo e plural, tanto em sua identidade quanto na sua composição". Sobre o autor dessa declaração, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Lesser.
	 b)
	Carvalho e Nascimento.
	 c)
	Machado.
	 d)
	Moreno.
	8.
	"Sou um homem de causas. Vivi sempre pregando, lutando, como um cruzado, pelas causas que comovem. Elas são muitas, demais: a salvação dos índios, a escolarização das crianças, a reforma agrária, o socialismo em liberdade, a universidade necessária. Na verdade, somei mais fracassos que vitórias em minhas lutas, mas isso não importa. Horrível seria ter ficado ao lado dos que venceram nessas batalhas". Sobre o autor dessa declaração, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Darcy Ribeiro.
	 b)
	Oliveira Viana.
	 c)
	Roberto DaMatta.
	 d)
	Cristina Machado.
	9.
	Não há unanimidade quanto à Pós-modernidade. Além disso, a Pós-modernidade é o nome designado para as mudanças que aconteceram por volta dos anos 1950 em diante, em diversos campos, entre eles: as ciências, as artes, os avançostecnológicos (computação, ciências cognitivas etc.). Da mesma forma, a Pós-modernidade tomou corpo por volta dos anos 1960 na arte pop e nos anos 1970 quando chega à filosofia. Sobre uma das visões de intelectuais a respeito da Pós-modernidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Pós-modernidade é uma defesa radical aos postulados da modernidade. No campo da filosofia, as ideias pós-modernas têm como propósito endossar e legitimar o discurso filosófico da Modernidade que tem se sustentado na razão, na felicidade e na liberdade, que são os baluartes da Modernidade.
	 b)
	A Pós-modernidade é crítica radical aos valores modernos, sendo assim, visa estabelecer confiabilidade nas instituições e avanços econômicos e tecnológicos controlados.
	 c)
	A Pós-modernidade é a era onde o mercado faz envelhecer os produtos em curto espaço de tempo (tecnologias se tornam obsoletas em espaços de tempo cada vez menores). Este ritmo de produção tem levado as pessoas a consumir cada vez mais, pois fazer parte do mercado na atualidade é poder consumir.
	 d)
	A Pós-modernidade não é um movimento de ruptura, de crise ou de incredulidade. Muitos dos discursos postulados ou até mesmo sustentáculos do pensamento moderno têm sido retomados através dela, tais como razão, verdade, progresso, entre outros.
	10.
	Na teoria de Alberto Guerreiro Ramos (1984), funções administrativas em que os elementos são obrigados a "bater ponto" às oito da manhã, seguir um conjunto de procedimentos previamente estabelecidos ditados pela administração e não têm liberdade de expressão se encaixam em um modelo de homem. Sobre o nome desse modelo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RAMOS, A. G. A ascensão do homem parentético. Tradução de Tânia Fischer e Mafalda Elisabeth Schmid. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1984.
	 a)
	Parentético.
	 b)
	Reativo.
	 c)
	Organicista.
	 d)
	Operacional.
	11.
	(ENADE, 2012) No século passado, houve dois momentos distintos em que duas concepções antitéticas de política econômica se impuseram, quase como um consenso: nos anos 1930, a ideia de que a salvação ou futuro da sociedade estava no Estado; e, a partir dos anos 1980, a ideia, contrária, de que a salvação ou futuro da sociedade está no mercado. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A primeira concepção está associada à crise do capitalismo, à planificação econômica socialista e ao modelo chamado keynesianismo.
II- A primeira deveu sua popularidade aos êxitos da República de Weimar, na Alemanha, e da Frente Popular, na França.
III- A segunda deve sua popularidade aos êxitos alcançados pela economia chinesa, no Oriente, e alemã, no Ocidente.
IV- A segunda concepção está associada ao colapso do socialismo, à crise da social-democracia e à globalização.
Estão corretas as sentenças:
	 a)
	II e IV, apenas.
	 b)
	I e IV, apenas.
	 c)
	I e II, apenas.
	 d)
	III e IV, apenas.
	12.
	(ENADE, 2017) O mito das três raças foi uma construção fortemente enraizada na produção de material didático no Brasil e compõe uma das representações mais divulgadas da chamada identidade brasileira, ou seja, a uma cultura brasileira mestiça costuma-se fazer corresponder uma identidade brasileira igualmente mestiça, coesa e homogênea. Os textos dos PCNs e das Diretrizes, ao defenderem a ideia de pluralidade cultural, entendida também como diversidade cultural, criticam exatamente o papel homogeneizador dessa formulação. Refletindo sobre o texto, em especial com relação às diversidades históricas e culturais tratadas nos PCNs e Diretrizes, analise as sentenças a seguir.
I- As conexões entre PCNs e as Diretrizes tendem a construir uma nova relação educacional, abordando a importância histórica de índios e negros no Brasil, e, ao inserir tais grupos nos livros didáticos, o objetivo principal é mostrar sua participação na formação cultural do povo brasileiro.
II- A partir das discussões sobre o "mito da democracia racial", grupos antes considerados à margem do contexto histórico-cultural, passaram a fazer parte das políticas de inclusão, exemplificada pela inserção de temas como História da África e História Indígena nos diferentes níveis de ensino.
III- Os livros didáticos passaram a acompanhar a perspectiva da pluralidade cultural, considerando a diversidade da formação social e histórica do Brasil, abordando as diferenças culturais dos povos indígenas a partir da relação passado e presente, bem como a discussão sobre o sistema escravista, desde o tráfico Atlântico até os dias atuais.
IV- Ao analisar a relação livro didático, PCNs e Diretrizes sobre a questão da pluralidade histórica e cultural, o professor deve observar o que na prática é aplicado em sala de aula, dando ênfase em questões relacionadas à realidade local, em detrimento da realidade nacional.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: MATTOS, H. et al. Personagens negros livros didáticos. In: ROCHA, H. et al. A história na escola. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
	 a)
	II e III.
	 b)
	I e III.
	 c)
	I, II e IV.
	 d)
	I, III e IV.

Continue navegando