Buscar

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR METODOLOGIA DA PESQUISA EEL 0092 OBSERVAR, PESQUISAR E CONSTRUIR O CONHECIMENTO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA 
ANA PAULA NASCIMENTO LOPES LINS
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR METODOLOGIA DA PESQUISA - EEL 0092: OBSERVAR, PESQUISAR E CONSTRUIR O CONHECIMENTO.
 
Rio Grande do Norte-RN / Natal.
2021
Introdução
Três motivos do porquê todo graduando deve estudar metodologia da pesquisa
· A necessidade em estabelecer critérios de pesquisa para organizar suas ideias e aprender a maneira correta de como realizar suas anotações e seus textos.
· Conhecer os padrões impostos pela ABNT para escolha de uma estrutura de formatação dentro do padrão de correção para poder elaborar artigos, TCC, Trabalhos de extensão etc.
· Compreender a metodologia de pesquisa de seu curso, auxiliará também na compreensão do ofício científico do pesquisador, além dessa disciplina incentivar os alunos a buscarem conhecimento para se tornarem verdadeiros pesquisadores.
Desenvolvimento 
Definição e diferenças entre fichamento, resumo e resenha. 
Fichamento
O fichamento é um instrumento auxiliar da pesquisa de uso pessoal, onde é realizada a seleção dos tópicos mais importantes da obra a ser estudada. Suas características marcantes são, as referências bibliográficas, o resumo (indicativo ou informativo) e as citações (trechos que são considerados importantes para a compreensão das ideias do autor informadas no texto acadêmico). Esse sistema de estudo ajuda bastante o pesquisador de tal maneira com que ele não tenha a necessidade de voltar várias vezes as obras que foram estudadas podendo sempre consultar suas anotações para saber o que realmente pode tirar de proveitoso de suas leituras, assim facilitando a construção de suas ideias.
Resumo
O contato com esse gênero textual começa desde o início da caminhada dos estudantes como pesquisadores e os acompanham por longos períodos. O resumo é supostamente, a forma mais utilizada pelos investigadores para a construção de seus trabalhos acadêmicos, e tem como objetivo final disponibilizar aos leitores um texto compacto e rico com as principais informações e ideias da obra a ser resumida. 
Há duas maneiras de se elaborar um resumo que estão descritos nos esquemas abaixo:
Texto de própria autoria
Texto de autoria alheia
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) há uma norma voltada unicamente para o resumo: a NBR 6028, que o classifica em três tipos: indicativo, informativo e crítico, cada um com suas regras gerais de apresentação. Essa norma facilita a organização da elaboração destes registros.
Resenha:
Apesar de serem completamente diferentes, a resenha acadêmica cumpre uma função parecida ao papel do fichamento, ou seja, traz agilidade e buscasse economizar o tempo do pesquisador. Esse método engloba a narração e a dissertação, que chegam a dois tipos de resenha: a descritiva e a crítica. A resenha crítica pode ser considerada da seguinte maneira, quando usamos as informações do documento e ao mesmo tempo faz-se um comentário crítico que detalha os pontos importantes com nossos argumentos, nesse tipo de produção o resenhista está proibido de, por quaisquer motivos, corromper o pensamento do autor. As características da resenha são: as referências bibliográficas, as credenciais do autor, o conhecimento(conteúdo), conclusão do autor, quadro de referências do autor e apreciação.
Comparativos: Fichamento, resumo e resenha.
Características principais Fichamento - Resumo - Resenha
Texto sintetizado * * * 
Desenvolvimento da leitura e prática de redação * * * 
conhecimento profundo do assunto (por parte do autor do texto) *
Recuperação da informação por localização da obra ou documento *
Texto pode conter informação pessoal * *
Técnica que facilita o estudo e aprendizagem * * *
De acordo coma Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) *
utilizasse a norma NBR 6028
Conclusão
Tema para estudar para a futura monografia ou artigo científico.
 
· Neurônios Espelho: A importância dessas células para a aprendizagem na infância através da imitação.
Um problema para essa monografia ou artigo científico. 
· Neurociências e a importância do seu estudo nos para os alunos dos cursos de graduação.
Três livros que possam dar suporte teórico ao seu tema e problema de pesquisa. 
CONSENZA, GUERRA, Ramon M., Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
MIGLIORI, Regina M. Neurociências e Educação. 1 Edição: Brasil Sustentável Editora, 2015.
OLIVEIRA, Gilberto G. A Pedagogia da Neurociência: ensinando o cérebro e a mente. Appris Editora, 2015.
Citações
“Para compreendermos o funcionamento do cérebro em relação a aprendizagem, que é o nosso objetivo final, é importante que tenhamos um conhecimento básico de como a informação circula por ele.” (CONSENZA, GUERRA, Ramon M., Leonor B., Neurociência e educação: como o cérebro aprende, 2011, p.17).
Segundo Consenza e Guerra (2011, p. 19,20) podemos dizer que as informações sensoriais que são conduzidas por circuitos específicos e processadas pelo cérebro são as responsáveis por nossa interação social pois através dela podemos captar as informações e formar respostas satisfatórias para uma boa interação, assim garantindo nossa sobrevivência em meio a sociedade.
Referências
Objetos Educacionais MEC. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16228/?sequence=10#fixacao 
Acesso em 27 /05 /2021.
CONSENZA, GUERRA, Ramon M., Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
 p. 2

Continue navegando