Buscar

DIÁRIO DE BORDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
DIÁRIO DE BORDO
Parte inferior do formulário
PRIMEIRA SEMANA
Nessa semana aprendi sobre significado de epistemologia que revelou como uma lógica do conhecimento verdadeiro, sendo provisória, poderar modificada com as mudanças temporais de cada geração. Aprendi bastante sobre o significado da educação profissional e como desmistifiquei de alguns preceitos dogmatizados pela sociedade educacional que ainda estavam arraigados em minha visão a respeito da temática.
Também foi significativo o conceito da Educação profissional que tem em sua etimologia o entendimento de que é uma Educação dedicada a formação de trabalhadores e trabalhadoras, no sentido de trabalho que é inerente ao próprio do ser; e a técnica sendo a mediação do trabalho e o fundamento da nossa existência. Ela precisaria de uma ciência das atividades humanas que a estude, o qual a conhecemos hoje como TECNOLOGIA, que não está isolada, mas, ligadas a outras ciências saber humano.
Nos estudos pude entender conceitos que para mim estava sendo preconceito do senso comum com situações que não havia pensado sobre os conhecimentos técnicos que é inerente ao ser humano. Foi de fundamental importância as abordagens reflexiva dos textos como também dos vídeos. A contribuição dessa semana levou uma reflexão de como poderia trabalhar melhor com meus futuros alunos a respeito da valorização da Técnica na vida cotidiana do educando em toda sua trajetória de vida incentivando-o a transformar sua realidade no mundo do trabalho.
SEGUNDA SEMANA:
No decorrer dos estudos dessa semana sobre os conceitos fundamentais da EPISTEMOLOGIA aprendi algo significativo sobre objeto de conhecimento que tem seu conceito mudado para processo de conhecimento, diferente dos conceitos verbalizados e formalizados tradicionalmente. Me ajudou bastante o entendimento sobre a composição, finalidade e validade da epistemologia. Confirmou minhas expectativas e de fundamental importância a questão da epistemologia clássica e educacional na sua descrição e especificação da cultura escolar e conhecimento. Alguns pontos que não tinha pensado a respeito, como a questão dos saberes que podem fazer sentido para aquele que os aprende, podendo ser significados e resinificados no processo de construção de suas prática em salas de aulas ou laboratórios.
TERCEIRA SEMANA 
Os estudos da semana pudemos refletir sobre o fazer-saber do trabalho e suas dimensões que veio agregar aos meus conhecimentos, vários aspectos sociais do trabalho em que poderei falar com mais propriedade sobre o fazer e saber aos meus futuros alunos dos cursos técnicos. Nesses estudos teóricos reflexivo apresentados, tem desenvolvido em mim a observação sobre as diversas técnicas que me rodeiam e que servirá de ajuda para construir a minha prática como professora. Também destaco nesse estudo o posicionamento de Vygotsky que vem falar sobre o conhecimento da cultura como um saber acumulado e que se aprende no observar o outr, com significado de sua aprendizagem para ser aplicado o seu cotidiano social e cultural. Sabemos que um técnico de serviço domina uma área de tecnicidade construída e validada num sistema de ensino técnico e profissional.
Com a Live do dia 25/03 os horizontes se abriram apresentando novas possibilidades de aprendizagens para as duas disciplinas: Epistemologia da Educação Profissional e Tecnológica Educação de Jovens e Adultos e Teorias de Aprendizagem para a Educação Profissional e Tecnológica. O Exemplo da cena do filme apresentado descreveu uma técnica que se constrói junto com a aprendizagem, demonstrando que toda técnica é uma aprendizagem e que precisam ser vivenciadas e experimentadas com o uso da inteligência humana para transformar a realidade e necessidade em que vive.
Sobre a questão do trabalho, tanto o material didático como a live, me ajudaram no meu entendimento em que as técnicas e instrumentos do trabalho estão intrinsecamente relacionada à consciência, que é inerente ao ser humano; que pensa, agem e transforma o meio em que vive. Ele pode criar cenários de aprendizagem através das técnicas realizadas como ocorreu no trecho do filme apresentado.
No que diz respeito ao professor de área técnica, ele precisa entender melhor a experiência de certa área técnica que vai ensinar, pois o conhecimento teórico auxilia o ser humano nas descobertas de novas técnicas para a realização da ação que cada indivíduo queria fazer. Um aspecto importante que aprendi na live e material da plataforma, foi que, o desenvolvimento histórico do indivíduo contribui par o desenvolvimento da ação humana em que há um saber no fazer do convívio social.
O que posso levar de informação para minha prática em sala de aula, a sabe é: que haja transformação do conhecimento dos nossos alunos relacionando o ensinar e aprender; disponibilizando espaço e momentos que tenham significados para o seu aprendizado. Proporcionar o entendimento de que todo trabalhador participa de uma cultura sócio interacionista, pois os técnicos que fazem suas invenções são grandes pensadores a partir do contexto cultural em que vive e que todo conhecimento parte da necessidade de resolver os problemas que vão surgindo no desenvolvimento histórico do ser humano.
QUARTA SEMANA
A quarta semana da disciplina epistemologia pude aprender muito mais sobre a interdisciplinaridade da educação profissional que fez com que analisássemos sobre as várias possibilidades do processo ensino aprendizagem da educação profissional de nível tecnológico para o mundo do trabalho; assim como a literatura apresentada sobre a formação profissional de nível tecnológico e os impactos da nova morfologia do mundo do trabalho e suas implicações na evolução da sociedade, suas competências, profissionalização e cooperação.
Os conceitos de profissionalização apresentados nos fez refletir a respeito do trabalho docente e suas intenções no fazer pedagógico e a construção da identidade do técnico profissional, que através da interprofissionalidade do docente técnico, vem complementar ou ampliar a interdisciplinaridade na Educação Profissional. Contudo, essa temática nos revela que o estudante ao sair de uma escola técnica precisa está preparado para se inserir no seu ambiente de trabalho, dando continuidade à aprendizagem de novas técnicas e novos saberes no seu fazer do dia a dia.
QUINTA SEMANA
O conteúdo apresentado nessa quinta semana nos fez viajar no tempo conhecendo em cada período histórico da educação brasileira a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica nos fez compreender melhor os aspectos da formação para o trabalho e os desafios enfrentados pelas instituições no decorrer da construção histórica de nosso país. Pude compreender com mais clareza que a Educação Profissional Tecnológica sofre vários preconceitos até os dias de hoje, devido a esse passado de preconceituosos dos saberes técnicos que são os motores do desenvolvimento humano.
No período colonial, as relações escravistas de produção que estiveram presentes por mais de três séculos marcaram de modo significativo a construção das representações sobre o trabalho, atividade primordial do homem, como ser social e histórico, que reforçavam a dicotomia entre trabalho manual e intelectual. O afastamento dos homens livres dessas atividades de trabalho como estratégia de afirmação de seu status superior, ou seja, de uma atitude que visava não se deixar confundir com os escravos. Tais distinções foram decisivas na construção de representações sobre a noção de trabalho. É nesse contexto que deve ser compreendido o preconceito contra o trabalho manual e a modalidade de ensino a ele correspondente, a educação profissional.

Continue navegando