Buscar

Programa de Habilidades Socioemocionais

Prévia do material em texto

Prova de Workshop 2 - Programa de Habilidades Socioemocionais - Avaliação Workshop - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 5
Para entendermos melhor as macro competências do modelo “Big Five” é recomendado compreendermos antes o conceito de habilidades socioemocionais. Desta forma, assinale a alternativa que melhor define o que são habilidades socioemocionais:
A - São as habilidades não relacionadas com a sociedade e seu modo de agir.
B - Um conjunto de características de personalidade que cada ser humano possui, que são inatas e não podem ser desenvolvidas.
C - Várias habilidades que todos nós podemos desenvolver ao longo da vida para lidar melhor com as emoções (nossas e dos outros) e com as interações interpessoais.
D - Toda habilidade que não seja cognitiva.
E - Um conjunto de regras para uma pessoa conseguir convencer a outra a agir de determinada forma. 
Questão 2 de 5
Em relação ao controle e à administração da ansiedade, leia as afirmativas a seguir, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(    ) É comum que a ansiedade seja acompanhada de sintomas físicos, como por exemplo problemas com o sono e a alimentação, dores de cabeça, estômago ou coluna, torcicolo, respiração curta, falta de ar, dentre outros.
(    ) Alguns dos disparadores mais comuns da ansiedade são: a pressão de tempo, o medo do futuro, tomar decisões, lidar com a espera, falar em público, entre outros.
(   ) A ansiedade tem valor positivo, nunca atrapalha e não precisa ser eliminada.
(   ) Para lidar com a ansiedade de maneira mais eficiente, é importante reconhecer o estado ansioso, seus sintomas e disparadores.
(   ) Os sintomas físicos que podem acompanhar a ansiedade variam de pessoa a pessoa.
Assinale a alternativa que contém sequência correta de V e F:
A - V, V, F, V, V
B - F, V, V, F, V
C - F, F, F, V, V
D - V, V, F, V, F
E - V, F, F, F, F
Questão 3 de 5
Vimos neste workshop algumas implicações de desenvolvermos a Resiliência Emocional. Assim, assinale a alternativa que melhor apresenta o que envolve a Resiliência Emocional:
A - Aprender a lidar com todas as emoções dos outros.
B - Não sentir mais emoções negativas, como raiva e medo.
C - Ser capaz de aguentar toda e qualquer situação difícil.
D - Chegar a um modelo ideal de direcionamento e processamento da emoção.
E - Aguentar melhor situações de dor, desconforto ou sofrimento, aprendendo com as experiências e se fortalecendo internamente.
Questão 4 de 5
O modelo “Big Five” é amplamente aceito na comunidade científica para organizar as competências socioemocionais. Conforme estudado neste workshop, ele está organizado em cinco grandes domínios. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta a que se referem os cinco grandes domínios do modelo “Big Five”: 
A - Aspectos não relacionados com as emoções.
B - A forma como as pessoas lidam com seus problemas, os quais não estão relacionados com as emoções.
C - As habilidades para lidar com o desconhecido, com as emoções (próprias e dos outros) e com as relações sociais.
D - Não se trata de um conjunto de habilidades para lidar com o desconhecido.
E - O “Big 5” não trata sobre as competências socioemocionais.
Questão 5 de 5
Com base no texto estudado e no modelo do Instituto Ayrton Senna que estamos adotando neste worskshop, a macrocompetência Resiliência Emocional é subdividida em três competências: Tolerância ao Estresse, Tolerância à Frustração e Autoconfiança. 
Avalie se as descrições das afirmativas são verdadeiras ou falsas e marque a alternativa correta.
I. A Tolerância ao Estresse: diz respeito à capacidade de regular a ansiedade e as respostas em situações de estresse, medo, pressão, insegurança, buscando construir ações e reações produtivas e adequadas à situação vivida. 
II. A Tolerância à Frustração: está relacionada à capacidade de abrir mão ou adiar uma satisfação, de aguentar e administrar um estado de frustração, de controlar a raiva e a irritação, de compreender e aceitar as limitações que a realidade e as outras pessoas podem impor à realização dos nossos desejos.
III. A Autoconfiança: implica no sentimento de força interior, na valorização das conquistas realizadas, no cultivo do otimismo e da crença de que sempre é possível ampliar as potencialidades e investir na superação das dificuldades e limitações internas.
A - Apenas a afirmativa I é falsa.
B - As afirmativas II e III são falsas.
C - Todas as afirmativas são verdadeiras.
D - Todas as afirmativas são falsas.
E - Apenas a IV  é verdadeira
Questão 3 de 5
A Resiliência Emocional é uma das macrocompetências que compõe o modelo “Big Five”. O termo original em inglês, “neuroticism”, refere-se à tendência de vivenciar as emoções e de reagir a elas de maneira exagerada e/ou instável. As duas nomenclaturas mais adotadas no Brasil, “Resiliência Emocional” e “Estabilidade Emocional”, ressaltam a habilidade de lidar com as emoções, ao invés da incapacidade. Sendo assim, leia as sentenças a seguir sobre o que envolve o termo resiliência e, posteriormente, assinale a resposta correta:
 
I - Capacidade de viver situações de sofrimento e de dor sem se desestruturar.
II - Possibilidade de aprender e de se desenvolver com experiências dolorosas e/ou difíceis.
III - Fortalecimento interno que podemos alcançar quando vivemos situações que no mínimo não são confortáveis
IV - O Big Five contempla a Resiliência como uma competência socioemocional.
A - I, II e IV, apenas
B - III e IV, apenas
C - I, II, III e IV
D - I e III, apenas
E - I e II, apenas
Prova de Workshop 4 - Programa de Habilidades Socioemocionais - Avaliação Workshop - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 5
Analise as afirmativas em relação à abordagem sobre competências socioemocionais adotada neste Workshop - Autogestão e as Funções Executivas e marque a alternativa que demonstra quais afirmativas estão corretas.
I. A palavra autogestão é composta pelo prefixo grego “auto”, que significa algo do tipo “de si para si mesmo”, e “gestão”, que se refere ao gerenciamento, ao comando de atividades.
II. No modelo do Instituto Ayrton Senna, essa macrocompetência é composta por cinco facetas: Determinação, Persistência, Foco, Responsabilidade e Organização.
III. As habilidades de autogestão estão diretamente relacionadas com as Funções Executivas do cérebro.
IV. A idade média em que o cérebro completa o processo de maturação é diferente em homens e mulheres: 21 anos nos homens e 25 anos nas mulheres.
Assinale a alternativa correta:
A - Somente a afirmativa I está correta;
B - Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas;
C - Somente a afirmativa II está correta;
D - As inserções I, II e III estão corretas;check_circleResposta correta
E - Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 2 de 5
Analisando a competência Organização, tratada neste Workshop, a qual refere-se a uma série de habilidades que ampliam a possibilidade de realização eficiente de tarefas, marque a alternativa correta:
A - A competência organização, envolve estabelecer prioridades, compreender e planejar etapas de ações considerando os tempos e os recursos necessários.check_circleResposta correta
B - Essa competência socioemocional relaciona-se com as habilidades necessárias para lidar com os obstáculos que surgem ao longo da vida, tentando superá-los para manter-se no caminho da busca das metas desejadas.
C - Uma pessoa determinada não identifica o que é importante para si mesma e estabelece metas para a sua vida, sejam pessoais, escolares, profissionais.
D - Não e fundamental ter cuidado com os extremos: uma organização muito rígida não ajuda a lidar com as mudanças.
E - Nenhuma habilidade pode auxiliar na organização e eficácia na realização de tarefas. 
Questão 3 de 5
Considerando a função executiva “Organização”, analise as dicas sobre a organização dos objetos e dos espaços e assinale a alternativa que traz as dicas corretas.
I. Estudar o que precisa ser organizado e escolher critérios de organização levando em conta as preferências pessoais e as necessidades objetivas.
II. Providenciar materiais que possibilitem a acomodaçãodaquilo que precisar ser organizado, como por exemplo: estantes, gavetas, caixas, envelopes, saquinhos...
III. Procurar guardar tudo, pois nunca se sabe do que se irá precisar.
IV. Começar separando em três blocos: “guardar”, “tirar”, “decidir depois”. Reservar um espaço para esse “arrumar depois”;
V. Criar hábitos para manter os pertencer organizados, como por exemplo “não deixar para depois o que se pode guardar no lugar agora”.
Assinale a alternativa correta:
A -  Somente as dicas I e V estão corretas;
B - Somente as dicas II, III e IV estão corretas;
C - Somente a dica II está correta;
D - As dicas I, II, IV e V estão corretas;check_circleResposta correta
E - Todas as dicas estão corretas.
Questão 4 de 5
Com base no texto estudado, avalie se as afirmações sobre a função executiva “planejamento” são verdadeiras ou falsas:
I. “PDCA” é um método de gestão que vem sendo bastante usado no mundo do trabalho. As letras são iniciais de Plan (planejar), Do (fazer, executar), Check (checar, verificar, mensurar) e Act (agir).
II. O “PDCA” tem caráter cíclico, ou seja, cada ciclo de quatro etapas possibilita um novo ciclo de quatro etapas, e assim por diante.
III. No âmbito empresarial, o planejamento estratégico estabelece as grandes metas da empresa, o planejamento tático, as linhas gerais de como cada setor da empresa irá colaborar para atingir essas metas e o planejamento operacional explicita os métodos e processos que serão utilizados, distribuindo tarefas e responsabilidades, detalhando materiais e cronogramas de entregas.
IV. No dia a dia, podemos pensar com dois níveis de planejamento, complementares entre si: o estratégico, com a identificação do “ponto de chegada” desejado, e o tático, ou seja, a visualização do passo a passo de ações para “chegar lá”.
V. Uma estratégia interessante para estabelecer prazos em um cronograma de ações é pensar “do final para o princípio”.
Assinale a alternativa correta:
A - Todas as afirmações são verdadeiras.check_circleResposta correta
B - Apenas a afirmação II é falsa, pois o modelo PDCA se encerra em si mesmo.
C - Apenas as afirmações I e II, sobre o PDCA, são verdadeiras.
D -  Apenas a afirmação III e IV, sobre os diferentes níveis de planejamento, são falsas.
E - Todas as afirmações são falsas.
Questão 5 de 5
Com base no texto estudado, avalie se as afirmações sobre as competências “Determinação” e “Persistência” são verdadeiras ou falsas:
I. “Determinação” diz respeito à “iniciativa” (motivação para ir atrás de conquistas) e “Persistência” relaciona-se com a “acabativa” (permanecer na tarefa, mesmo quando há obstáculos ou dificuldades).
II. Autoconhecimento é fundamental na determinação e na persistência, pois o tipo e o grau de esforço necessário no caminho da conquista das metas pessoais dependem das características de cada um. O que é fácil para mim pode não ser para o outro, e vice-versa...
III. Quando a motivação para alcançar um objetivo é externo (por exemplo, estudar para ser aprovado, para obter nota), é facilitador construir uma motivação interna (no exemplo, estudar para aprender e dominar o conteúdo).
Assinale a alternativa correta:
A - Somente a afirmativa I está correta;
B - Somente as afirmativas II, III estão corretas;
C - Somente a afirmativa II está correta;
D - As afirmativas I, II e III estão corretas;check_circleResposta correta
E - Todas as afirmativas estão incorretas.
Questão 1 de 5
1.    Em relação às concepções filosóficas e teóricas que embasam este Workshop e ao “Big Five”, modelo adotado para organizar as aulas, podemos afirmar que:
A - Existem apenas cinco habilidades socioemocionais nos seres humanos, por isso o nome “Big Five”, que significa “Grande Cinco”.
B - As habilidades socioemocionais são inatas, padrões genéticos com os quais nascemos e determinam nossa forma de lidar com as emoções e com as relações sociais.
C - Desenvolver habilidades socioemocionais implica em aprender o jeito certo de lidar com as emoções e com as interações humanas, por isso a abordagem adotada chama-se interacionista.
D - Na abordagem interacionista, adotada neste Workshop, o desenvolvimento humano é concebido como um processo dinâmico e contínuo, no qual construímos, desconstruímos e reconstruímos a nós mesmos e ao mundo que nos cerca no transcorrer da nossa história de interações.check_circleResposta correta
E - O desenvolvimento das habilidades socioemocionais só é possível até uma certa idade, pois o cérebro não consegue construir novas aprendizagens quando atingimos a maturidade.
Questão 2 de 5
Em relação à competência “Foco”. Na atualidade, vivemos em um mundo extremamente veloz, repleto de muitos e muitos estímulos simultâneos. É preciso escolher em que iremos direcionar nossas energias, o que fazer agora e o que deixar para depois. Na ânsia de fazer tudo, corremos o risco de não fazer nada. Analisando o contexto, assinale a alternativa CORRETA: 
A - Focar não significa direcionar a atenção para o que é relevante em relação à tarefa a ser realizada..
B - Estar focado significa fechar os olhos para todo o resto, deixando de reconhecer as prioridades.
C - Para se concentrar naquilo que é preciso, é importante reconhecer, controlar e administrar impulsos e atitudes, habilidades relacionadas ao desenvolvimento da macrocompetência Resiliência Emocional.check_circleResposta correta
D - A autogestão do foco não inclui reconhecer momentos em que é preciso fazer uma pausa, deve-se atuar até o cérebro cansar.
E - Existe um limiar para a capacidade de manter o foco da atenção que não varia de acordo com a idade ou o tipo de atividade.
Questão 3 de 5
Analise as afirmativas em relação à abordagem sobre competências socioemocionais adotada neste Workshop - Autogestão e as Funções Executivas e marque a alternativa que demonstra quais afirmativas estão corretas.
I. A palavra autogestão é composta pelo prefixo grego “auto”, que significa algo do tipo “de si para si mesmo”, e “gestão”, que se refere ao gerenciamento, ao comando de atividades.
II. No modelo do Instituto Ayrton Senna, essa macrocompetência é composta por cinco facetas: Determinação, Persistência, Foco, Responsabilidade e Organização.
III. As habilidades de autogestão estão diretamente relacionadas com as Funções Executivas do cérebro.
IV. A idade média em que o cérebro completa o processo de maturação é diferente em homens e mulheres: 21 anos nos homens e 25 anos nas mulheres.
Assinale a alternativa correta:
A - Somente a afirmativa I está correta;
B - Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas;
C - Somente a afirmativa II está correta;
D - As inserções I, II e III estão corretas;check_circleResposta correta
E - Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 4 de 5
Considerando a função executiva “Organização”, analise as dicas sobre a organização dos objetos e dos espaços e assinale a alternativa que traz as dicas corretas.
I. Estudar o que precisa ser organizado e escolher critérios de organização levando em conta as preferências pessoais e as necessidades objetivas.
II. Providenciar materiais que possibilitem a acomodação daquilo que precisar ser organizado, como por exemplo: estantes, gavetas, caixas, envelopes, saquinhos...
III. Procurar guardar tudo, pois nunca se sabe do que se irá precisar.
IV. Começar separando em três blocos: “guardar”, “tirar”, “decidir depois”. Reservar um espaço para esse “arrumar depois”;
V. Criar hábitos para manter os pertencer organizados, como por exemplo “não deixar para depois o que se pode guardar no lugar agora”.
Assinale a alternativa correta:
A -  Somente as dicas I e V estão corretas;
B - Somente as dicas II, III e IV estão corretas;
C - Somente a dica II está correta;
D - As dicas I, II, IV e V estão corretas;check_circleResposta correta
E - Todas as dicas estão corretas.
Questão 5 de 5
Um bom planejamento ajuda a nortear (“dar um norte”) para as ações que realizaremos no presente com vistas às realizações pretendidas no futuro.  Assinale a alternativa que contém uma afirmação sobre a função executiva “Planejamento”que condiz com o texto estudado:
A - O planejamento refere-se à preparação para as atividades e desafios do tempo passado.
B - Um planejamento eficiente garante que todas as variáveis futuras podem ser previstas de modo a evitar todo e qualquer tipo de problema.
C - A flexibilidade não tem qualquer relação com planejamento, pois um plano de ações eficiente elimina o risco de acontecerem imprevistos.
D - Quanto mais detalhado e mais completo é um planejamento, teoricamente o risco de acontecerem imprevistos é menor (mas não é possível garantir).check_circleResposta correta
E - Para elaborar um plano de ações, é importante ter clareza do “ponto de chegada”, mas não é preciso apropriar-se da situação atual, ou seja, do “ponto de partida”.

Continue navegando