Buscar

Formação Sociocultural - UN4 - Vídeo 08

Prévia do material em texto

Formação Sociocultural
Prof. Esp. Cleber Kojo
O comportamento esperado de uma pessoa de um determinado sexo é produto das convenções sociais acerca do gênero em um contexto social específico”. (HEILBORN, 1999, p. 27). 
2
2
“
GÊNERO
3
Considerar o gênero como uma contingência do sexo biológico é uma postura reducionista (CARVALHO; TORTATO, 2009), uma vez que, torna limitado o desenvolvimento total das pessoas, direcionando-as aos ditames da natureza, levando a interpretações universais que não cabem nos fatos próprios da cultura. 
Gênero é produto social, pois é aprendido, representado, institucionalizado e transmitido ao longo das gerações. 
(...) a sociedade impõe certos papéis para os homens e outros para as mulheres e que vão determinar a forma como homens e mulheres se vêem e como se relacionam uns com os outros”. (SIMIÃO, 2005, p.10).
4
4
“
GÊNERO
5
Sendo assim, é nas relações interpessoais que passa-se a construir categorias de diferenciação entre papéis atribuídos ao masculino e papéis femininos, e por de trás dessas diferenciações encontramos relações de poder, posto que, socialmente é produzido discursos que nos fazem crer que essas diferenças seriam inatas, ou seja, que mulheres seriam mais emotivas e homens mais agressivos, e assim passa-se a construir estereótipos e signos que passarão a produzir subjetividades e identidades. . 
6
Características atribuídos ao masculino e ao feminino:
GÊNERO
7
1) Gênero faz parte das relações sociais, assim como classe e raça, e consequentemente este marcador/fenômeno influenciará na constituição de subjetividades/identidades. 
2) Gênero é construção, isto é, não é algo que vem internamente ou que venha da natureza, ele não está pré-determinado quando a pessoa nasce, embora haja expectativas sobre o sexo, gênero não é natural. 
GÊNERO
8
3) Gênero encontra-se estritamente relacionado à cultura, à história e à formação social, isto é, aspectos ditos masculinos, femininos, ou até mesmo neutros dependem de cada cultura, sociedade e do tempo histórico. 
4) Não devemos compreender ou falar “os gêneros”, como se fosse equivalente a “os sexos”, haja vista que não há um gênero masculino por si só, ou um “feminino”, e sim um sistema relacional de classificação no qual certos comportamentos, roupas, maneiras e atividades são consideradas masculinas, femininas ou neutras
GÊNERO
9
5) É de suma importância compreendermos que gênero é poder, ou seja, as sociedades estabelecem lugares sociais que são demarcados em termos de gênero, raça, classe, geração, religião e entre outros marcadores. 
Ninguém deve ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação econômica ou condição social.” 
Fonte: Artigo 13 da Constituição Federal – Princípio da Igualdade.
10
10
“
11
RESPEITO
Foto de Sharon McCutcheon em pexels
CRÉDITOS - REFERÊNCIAS
Agradecimentos, citações, referencias:
Imagem Slide 11: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mao-formando-coracao-da-pessoa-3802075/ 
12
13
Obrigado!
Cleber Kojo
Contatos: @cleberkojo & cleberkojo@gmail.com.br

Continue navegando