Buscar

Informatização de Bibliotecas 1

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Informatização de bibliotecas e recuperação da informação (19555)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:676635) ( peso.:1,50)
	Prova:
	32506912
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A automação e a informatização de bibliotecas são processos que são definidos como sinônimos, estando interligados, porém esses processos se distinguem, sendo complementares. Sobre esses processos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Automação de bibliotecas.
II- Automação integrada de bibliotecas.
III- Programa de automação de bibliotecas.
(    ) Utilização da informática, visando modernizar e aperfeiçoar as rotinas, produtos e serviços de uma biblioteca.
(    ) Termo genérico relativo a um programa de computador que realiza a automação de um setor ou vários setores de uma biblioteca.
(    ) Automação de bibliotecas num único sistema, com integração das atividades relacionadas com aquisição, processamento técnico e referência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - I - II.
	2.
	As bibliotecas empregam programas de computador para automatizar seus acervos e disponibilizar as informações de forma automatizada aos seus usuários. Sobre a automação de biblioteca, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O processo de automação representa a escolha de uma ferramenta para implementar processos automáticos para comandar e controlar as ações de bibliotecas.
(    ) O processo de automação tem como objetivo de otimização das atividades, além de atender as demandas de maneira ágil e em quantidade, e tornar o processo de organização da informação mais interativo.
(    ) No processo de automação de bibliotecas os diferentes sistemas que são empregados nas unidades de informação não precisam ter interoperabilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - F.
	3.
	A Biblioteca Nacional deixou de usar o sistema de cartões perfurados e passou a integrar o sistema BIBLIODATA, para tal atividade foram contratados funcionários e capacitados para fazer o preenchimento de planilhas e catalogação pelo AACR2. A adoção desse sistema gerou diversas inovações e benefícios para a instituição. Sobre essas inovações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Microfichas das obras cadastradas no sistema (ordenação alfabética de entrada, de periodicidade semanal).
	 b)
	Conversão, para o formato MICROISIS, das fitas magnéticas recebidas da Biblioteca do Congresso dos EUA.
	 c)
	Fichas catalográficas e desdobramentos, fichas topográficas e etiquetas de identificação de obras.
	 d)
	Emissão da Bibliografia Brasileira ordenada pela Classificação decimal Universal (DCU).
	4.
	Para Lancaster (2004), automação e informatização de Bibliotecas proporcionaram algumas vantagens devem serem consideradas no processo. Sobre essas vantagens, analise as sentenças a seguir:
I- Aumento da produtividade, redução de pessoal para execução de uma mesma tarefa.
II- Aumento no escopo e profundidade do serviço, esforço de cooperação, produtos paralelos
III- Aumento do controle dos processos, redução dos erros, aumento da velocidade
IV- Aumento de disseminação e aumento do custo unitário da operação.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LANCASTER, F. L. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasilia, DF: Briquet de Lemos, 2004.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	5.
	A Nova República, em 1889, iniciou reformas educacionais que modificou a forma e funcionamento do ensino superior no Brasil. Em 1901, foi aprovado o código dos Institutos Oficiais do Ensino Superior e Secundário, que detalhava o funcionamento das bibliotecas, o uso do corpo docente, dos alunos e demais pessoas. Sobre as reformas educacionais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A expansão do ensino superior no Brasil foi iniciada em 1808, com os cursos superiores criados por Dom Pedro II.
	 b)
	No Regime Militar, foi implementada a Reforma Universitária, que tinha, por objetivo, corrigir as distorções no sistema de ensino, centrado nas faculdades públicas.
	 c)
	O processo de federalização do ensino proporcionou a junção entre diferentes faculdades e escolas, muitas foram transformadas em universidades federais.
	 d)
	A criação das bibliotecas centrais, com seus acervos formados por catálogos variados, com diferentes níveis e padrões de tratamento técnico das informações, não originou obstáculos para o gerenciamento acervo.
	6.
	O processo de automação e informatização de bibliotecas no Brasil no período de entre 1980 e 1990 proporcionaram vários fatores que fizeram que unidades de informação desenvolvessem e se modernizassem as atividades realizadas. Sobre esses fatores, analise as sentenças a seguir:
I- A Criação de redes de computadores, Bibliodata/Calco da Fundação Getúlio Vargas.
II- A telecomunicação e o processamento de dados confluíram para a Tecnologia da Informação, o que levou ao tratamento eletrônico integrado da informação, armazenamento e transmissão das informações armazenadas a distância.
III- Realização do I Encontro Nacional de Usuários do Bibliodata/Calco, em Brasília.
IV- Assim, demais estados criaram seus grupos de trabalho, o que foi de suma importância para o desenvolvimento do programa e correta utilização do software.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	7.
	A informatização das bibliotecas no Brasil começou a tomar forma a partir da década de 1980. Manoel A. Wanderley, em 1973, já expressava sua preocupação de adaptar as opções que as empresas de computadores ofereciam para atender às futuras demandas da Biblioteca Nacional. Sobre a informatização das bibliotecas no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Umas das questões levantas era importância de uma equipe disciplinar como fonte para uma construção que partilhe vários pontos de vista.
(    ) No início do processo de informatização das bibliotecas brasileiras, havia a preocupação quanto à ausência de integração dos profissionais de  biblioteconomia e da computação.
(    ) Em 1972, a Biblioteca Nacional começou a planejar sua adesão ao formato CALCO (Catalogação Legível por Computadores), por meio de um convênio MEC/CNPQ, passou a desenvolver e aprimorar esse sistema no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	8.
	Para Nunes e Carvalho (2016), a história das bibliotecas no Brasil passa por três fases: a implantação das bibliotecas religiosas e particulares, a fundação da Biblioteca Nacional e a criação da Biblioteca Pública da Bahia. Sobre essas fases, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Bibliotecas religiosas e particulares.
II- Fundação da Biblioteca Nacional.
III- Biblioteca Pública da Bahia.
(    ) Seu acervo inicial foi composto pelo empréstimo de quatro mil obras pertencentes ao Conde dos Arcos, sendo que este retirou o seu acervo na mudança da biblioteca para o novo prédio.
(    ) Considerada a base das bibliotecas brasileiras, começaram a ser criadas com a chegada das ordens religiosas, no período colonial.
(    ) A chegada da família real portuguesa em 1808, ao Rio de Janeiro, marca um período importante, no entanto, o acervo da Real Biblioteca, que continha mais de 60 mil peças.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NUNES, M. S. C.; CARVALHO, K. de. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Belo Horizonte,v. 21, n. 1, p. 173-193, mar. 2016.
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - I - II.
	9.
	O planejamento surgiu na área da administração, mas é uma ferramenta essencial em qualquer segmento. A biblioteca, ou a unidade de informação, deve ser encarada como uma empresa. Sobre o planejamento, analise as sentenças a seguir:
I- O Planejamento pode ser longo, médio e curto prazo.
II- O bibliotecário é responsável pela construção do planejamento da unidade de informação, sendo que a equipe não participa desse processo.
III- A informatização de uma unidade deve ser enquadrada como um projeto a longo prazo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	As bibliotecas nacionais de diversos países em sua maioria tiveram coleções oriundas das famílias reais, com seus vastos catálogos, reúnem a produção intelectual do seu país. No Brasil, não foi diferente, a biblioteca veio com a chegada da família real portuguesa em 1808, ao Rio de Janeiro. Sobre a Biblioteca nacional brasileira, com base nas bibliotecas universitárias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No ano de 1822, passa a ser denominada Biblioteca Imperial e Pública.
(    ) A Biblioteca Nacional é considerada referência no país na preservação de acervos, possui laboratórios de restauração e conservação de papel, oficina de encadernação, centro de microfilmagem, fotografia e digitalização.
(    ) A informatização da Biblioteca Nacional começou a ser discutida, de fato, na década de 1990, quando começaram os primeiros debates de qual seria o modelo adotado pela instituição.
(    ) Em 1972, a Biblioteca Nacional começou a planejar sua adesão ao formato CALCO (Catalogação Legível por Computadores), por meio de um convênio MEC/CNPQ.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando