Buscar

Vitoria caroline - Atividade discursiva HCS

Prévia do material em texto

Joao Victor Silva Barbosa 
Curso Ciências Contábeis 
RA 35144704729
Joao Victor Silva Barbosa 
Curso Ciências Contábeis 
RA 3514470472
Vitória Caroline de Oliveira Silva
Curso Fisioterapia
RA 361142367961
“Importância das políticas de ações afirmativas para a valorização do multiculturalismo no Brasil.”
Joao Victor Silva Barbosa 
Curso Ciências Contábeis 
RA 35144704729
Joao Victor Silva Barbosa 
Curso Ciências Contábeis 
RA 35144704729
Antes de refletirmos sobre a importância das politicas de ações afirmativas devemos entender o que é o multiculturalismo no Brasil. Podemos descrever o multiculturalismo como a existência de numerosas culturas e a miscigenação dos credos que ocorreram no Brasil desde os tempos da colonização. É interessante levar em consideração que as pessoas são diferentes e que a diferença faz parte do nosso cotidiano e da nossa natureza humana. Também somos diferentes socialmente, com ocupações, qualificações e rendas distintas. 
Com isso , atualmente o Brasil é conhecido pelas suas variedades de culturas e etnias e uma das principais características da cultura brasileira é esta diversidade. No entanto, toda essa diversidade resulta em situações de discriminação e segregação social, particularmente para grupos como os afrodescendentes , os homossexuais, as minorias religiosas, deficientes físicos entre outros.
Como forma de diminuir os prejuízos causados por essas oposições, o governo criou a chamada “Políticas de ações afirmativas” que buscam minorar a desigualdade política, social e econômica entre grupos de uma sociedade e propõem o tratamento desigual aos desiguais para a construção de uma distribuição equitativa de bens e oportunidades. São importantes mecanismos para a ampliação da mobilidade social ascendente. Elas permitem, ainda que de forma reduzida, que os caminhos percorridos por indivíduos de determinados grupos sejam frutos de sua escolha, e não de suas circunstâncias. As ações afirmativas abarcam a promoção dos direitos civis, a emancipação material e a valorização de patrimônio cultural.
Exemplos dessas politicas são as cotas raciais em ensino superior, as cotas para pessoas com deficiência no serviço público, a participação feminina na politica , entre outras. Em 2012, o Supremo Tribunal Federal decidiu por unanimidade que as ações afirmativas são constitucionais e de suma importância na correção das desigualdades. O Estado brasileiro tem avançado nessa pauta, ainda que haja muito por fazer.
De certa forma, as ações afirmativas são os primeiros passos para começarmos a falar sobre reparação histórica para povos que estão há séculos em situação de vulnerabilidade e desvantagem em relação à população branca, como negros e indígenas. Quanto mais se aumenta as oportunidades para que negros e indígenas possam ingressar no ensino superior, mais próximo o país fica de atingir uma democracia real. As políticas de ação afirmativa foram implantadas com o reconhecimento do multiculturalismo no Brasil e com isso garantir acesso igualitário a educação, cultura, saúde, entre outros direitos básicos. Mas não cabe só ao setor público e privado, como a nós, indivíduos, a utilização de políticas afirmativas que possa valorizar os costumes, tradições, valores e ideologias de cada grupo ou indivíduo de nossa sociedade.

Continue navegando