Buscar

avaliação descritiva PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Estratégias de Leitura (LEE27)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( peso.:4,00)
	Prova:
	25611918
	Nota da Prova:
	-
	
	
	1.
	Segundo mostram os PCN, à escola cabe a tarefa de formar alunos ditos bons leitores. Estes dispõem de capacidade de ler proficientemente o que está explícito e o que está contido nas entrelinhas do texto. Portanto, o bom leitor é capaz de perceber o não dito no texto, identificando com isso os elementos que estão implícitos no texto. Diante disso, o leitor consegue estabelecer a intertextualidade, graças à sua percepção acurada entre o que está no texto lido e o que já foi lido em outros textos. Trata-se, com isso, do leitor competente, cuja formação é preconizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Diante disso, explique o que é leitura competente.
	Resposta Esperada:
O processo de leitura competente diz respeito a um processo de leitura que se processa mais individualmente, pessoal, privativo, em que o leitor não somente decifra palavras, mas é capaz de estabelecer sentidos a partir da formulação de hipóteses antes de o texto ser lido. Com a leitura, confirmar-se-á se tais hipóteses se realizam. Além disso, a construção do sentido textual passa pela interação entre o autor, o texto e o leitor, por isso se entende a leitura competente como um ato de dialogismo. Diante disso, o bom leitor, ou leitor competente, é capaz de efetuar a leitura com diferentes intencionalidades, por isso ativar estratégias de leitura seguindo o objetivo: prazer, extração de informações pontuais, enriquecer conhecimento etc. E, por fim, a leitura competente permite que o leitor seja capaz de selecionar diferentes tipos de textos, de várias esferas sociais e extrair informações de acordo com o seu objetivo de leitura.
	2.
	A relação entre o leitor e o texto é muito importante para que a leitura possa ser realizada de maneira efetiva, isto é, moldando a criticidade, a compreensão e possibilitando as inferências através da intertextualidade, entre outras. A leitura pode ser classificada em sensorial, emocional e intelectual. Disserte sobre elas.
	Resposta Esperada:
A leitura sensorial favorece os primeiros conteúdos de que o indivíduo necessita, que se originam da
experiência, tornando possível ao adulto ler o mundo.
A leitura emocional lida com os sentimentos, que implicam a falta de objetividade.
A leitura intelectual enfatiza o intelectualismo, doutrina que afirma a preeminência e anterioridade dos fenômenos intelectuais sobre os sentimentos e a vontade. Tende a ser unívoco, o leitor se debruça sobre o texto, pretende vê-lo isolado do contexto e sem envolvimento pessoal.

Continue navegando