Buscar

Prova Final (Discursiva) - Estratégias de Leitura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Estratégias de Leitura (LEE27)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:656228) ( peso.:4,00)
	Prova:
	25922200
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo mostram os PCN, à escola cabe a tarefa de formar alunos ditos bons leitores. Estes dispõem de capacidade de ler proficientemente o que está explícito e o que está contido nas entrelinhas do texto. Portanto, o bom leitor é capaz de perceber o não dito no texto, identificando com isso os elementos que estão implícitos no texto. Diante disso, o leitor consegue estabelecer a intertextualidade, graças à sua percepção acurada entre o que está no texto lido e o que já foi lido em outros textos. Trata-se, com isso, do leitor competente, cuja formação é preconizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Diante disso, explique o que é leitura competente.
	Resposta Esperada:
O processo de leitura competente diz respeito a um processo de leitura que se processa mais individualmente, pessoal, privativo, em que o leitor não somente decifra palavras, mas é capaz de estabelecer sentidos a partir da formulação de hipóteses antes de o texto ser lido. Com a leitura, confirmar-se-á se tais hipóteses se realizam. Além disso, a construção do sentido textual passa pela interação entre o autor, o texto e o leitor, por isso se entende a leitura competente como um ato de dialogismo. Diante disso, o bom leitor, ou leitor competente, é capaz de efetuar a leitura com diferentes intencionalidades, por isso ativar estratégias de leitura seguindo o objetivo: prazer, extração de informações pontuais, enriquecer conhecimento etc. E, por fim, a leitura competente permite que o leitor seja capaz de selecionar diferentes tipos de textos, de várias esferas sociais e extrair informações de acordo com o seu objetivo de leitura.
	2.
	Acerca dos estudos sobre letramento, Soares (2001) remete ao fato de que a população não domina as habilidades da leitura, mesmo sendo letrada. Isso faz com que não participem efetivamente das práticas sociais nas quais a escrita esteja envolvida. A partir desta informação, podemos afirmar que o fato de não compreender a leitura e a escrita prejudicam a inserção do indivíduo na sociedade. Com base no exposto, disserte sobre como podemos evitar este tipo de problema.
FONTE: SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
	Resposta Esperada:
A partir das práticas pedagógicas, que devem ser voltadas para o letramento, em sala de aula, o professor deve possibilitar atividades que desenvolvam a oralidade, a escrita e a leitura, fazendo com que a criticidade e a capacidade de argumentação sejam desenvolvidas desde cedo nas crianças. Desta forma, desenvolve-se a capacidade de ler, compreender e indagar acerca dos textos que circulam na sociedade.
Parte inferior do formulário

Outros materiais