Buscar

DESIGNER DE SOBRANCELHAS RESUMIDA (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DESIGNER DE SOBRANCELHAS
	
 (
Formandoosmelhoresprofissionaisnaárea
Autora: 
Dra. Luciana Andrade
Fisioterapeuta
)
Conteúdo
DESIGNER DE SOBRANCELHAS	4
UM POUCO DE HISTÓRIA	5
ÉTICA PROFISSIONAL	6
UM BOM PROFISSIONAL DEVE TER:	6
AMBIENTE DE TRABALHO:	7
ATENDIMENTO AO CLIENTE:	8
ATENDIMENTO TELEFÔNICO:	9
NOÇÕES DE BIOSEGURANÇA	10
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO PÊLO	17
EMBELEZAMENTO DO OLHAR	22
A IMPORTÂNCIA DA SIMETRIA FACIAL	23
ANALISANDO O FORMADO DE CADA SOBRANCELHA	23
ANALISANDO O FORMADO DO ROSTO	26
ROSTO OVAL	27
ROSTO REDONDO	28
ROSTO QUADRADO	29
ROSTO ALONGADO	30
ROSTO DO CORAÇÃO/ TRIÂNGULO INVERTIDO	30
ANALISANDO O FORMADO DOS OLHOS	31
ATENÇÃO	35
MATERIAIS DO PROFISSIONAL DE ESTÉTICA FACIAL	36
TÉCNICA DE DESIGNER DE SOBRANCELHAS	37
COMEÇANDO A FAZER O DESENHO	37
PRESTE ATENÇÃO	38
ESPESSURA IDEAL	39
A SOBRANCELHA PERFEITA	40
SOBRANCELHA SOB MEDIDA DE ACORDO COM TAMANHO DOS OLHOS	40
SUGESTÕES DE SOBRANCELHAS PARA CADA TIPO DE ROSTO	41
COMO CRIAR A SOBRANCELHA PERFEITA	43
EXPRESSÕES FACIAIS DE ACORDO COM O PADRÃO DE DESENHO	44
ERROS COMUNS	44
COMO CORRIGIR PEQUENAS IMPERFEIÇÕES	45
VARIAÇÕES DAS LINHAS DAS SOBRANCELHAS	45
UMA SOBRANCELHA MAIS ALTA DO QUE A OUTRA	46
PARA AS MAIS VELHAS	46
OLHOS PRÓXIMOS	46
OLHOS AFASTADOS	47
ARCADA DAS SOBRANCELHAS ALTAS	47
SOBRANCELHAS DE HENNA	47
PASSO A PASSO PARA APLICAÇÃO DA HENNA NAS SOBRANCELHAS	48
AUTORIZAÇÃO PARA FOTOS	50
ANAMNESE	51
Dra. LUCIANA ANDRADE	55
REFERÊNCIAS	56
DESIGNER DE SOBRANCELHAS
Sobrancelha ou supercílio é uma pequena porção de pelos que servem para proteger os olhos localizados logo acima da selha de onde vem o nome. Além de proteger os olhos contra elementos externos, também indica sentimentos e personalidade, ou seja, a identidade pessoal de cada um. Por isso temos de dar um bom designer para elevar a autoestima do cliente e não baixar sua autoestima.
Para definer o desenho da sobrancelha, a profissional utiliza  os parâmetros do Visagismo que é estudo das proporções e formas do rosto humano (da palavra visage, que significa  rosto  em francês). O Visagismo é a arte de embelezar e transformar o rosto a parti do formado dele, realizando modificações como cor de cabelo, uso de cosméticos e maquiagem.
O desenho da sobrancelha em relação ao molde do rosto faz parte deste estudo, cada formato do rosto exige um tipo de sobrancelha para que possamos manter a harmonia e estética nas expressões do rosto. De acordo com esse ponto de vista, não existe um padrão de beleza, e sim padrões de Estética e harmonia.
Para desenhar a sobrancelha não existe segredo e sim técnica! Precisa ter noção de proporção do rosto, habilidade com a pinça e saber o que o rosto esta precisando: Grossas, curvadas, fininhas. O que importa é que as sobrancelhassão a moldura dos olhos e devem, por este motivo, realçar e enobrecer o olhar e nunca o contrário. Além de dar um aspect mais bonito à aparência, sobrancelhas com tracejado bem feito e natural são fundamentais para valorizar os traços da pessoa e do olhar.
Apesar de parecer uma tarefa fácil, um erro na hora de tirar os pêlos dessa região pode causar um estrago. Os Resultados era uma aparência péssima. Além disso, os pêlos demoram muito para crescer.Pode levar até um ano para as sobrancelhas voltarem ao normal.
UM POUCO DE HISTÓRIA
A retirada de pelos da região das sobrancelhas é realizada há muitos anos, mas o estudo correto das técnicas com suas dimensões proporcionais, simetria e visagismo estão sendo utilizadas e ensinadas há pouco tempo. Sobrancelhas bem desenhadas e compatíveis com o formato do rosto não apenas realçam a beleza natural e a expressão, como também evidenciam características bem pessoais, tornando importante o estudo sobre as diversas formas de padronização de delineamento existentes.
Não existem regras rígidas para um format específico, apenas medidas que auxiliam a encontrar um formato ideal, respeitando assim o rosto e a personalidade de cada um.
Nos anos de 1910 a sobrancelha era utilizada no cinema mudo para expressar a personalidade, as atrizes as arrancavam totalmente e as pintavam conforme a necessidade de cada papel.
Em 1920, as sobrancelhas eram retas, depiladas no centro para afastar os olhos, criando uma aparência entre o inocente e andrógeno. Nos anos de 1930 a 1960 eram finas, porém era um desenho mais arqueado. A época 1940 foi marcada pela da feminilidade, a moda era deixar as sobrancelhas um pouco mais grossas no começo e mais finas no final. Já Marylin Monroe utilizava na mesma época uma sobrancelha curvada e mais grossa.
Nosanos de 1970 os hippies lançaram uma nova moda onde as sobrancelhas eram grossas, sem a retirada dos pelos, mas muitas mulheres ainda as utilizavam bem finas. De 1980 à 1990 as sobrancelhas começaram a ser retiradas para valorizar o olhar, mas ainda eram grossas e expressivas, seguindo a tendência de atrizes famosas.
Hoje a modadireciona-se às sobrancelhas naturais, sem regras rígidas para um format especifico, respeitando assim o formato do rosto e a personalidade para saber o formato ideal.
ÉTICA PROFISSIONAL
A ética profissional tem que ser observada em todas as áreas, negócios e profissões, porém na área de prestação de serviços ela é mais notada, portanto evite: comentar sobre situações particulares ou problemas relacionados com colegas, chefia e principalmente sobre clientes.
UM BOM PROFISSIONAL DEVE TER:
· Estar pronto, com o material disponível para atender o cliente, principalmente quando o horário for agendado;
· Deve dar atenção ao cliente, com educação e cortesia. Não usar comportamento abusivo, como gírias ou pseudônimos;
· Evitar perguntar se está doendo ou se está bom o seu trabalho;
· Ser flexível quando a situação exigir;
· Oferecer um ambiente de trabalho seguro e agradável com serviços de qualidade, produtos de origem comprovada e preços acessíveis;
Assim você ganhará a confiança do cliente. Para colocar esses itens em prática, é preciso em primeiro lugar, respeitar a si mesmo como pessoa e como profissional, valorizar a importância do seu trabalho e a responsabilidade envolvida na prestação de serviços.
No atendimento pessoal, antes de iniciar o procedimento, é necessário preencher todos os dados da Ficha de Anamnese e esclarecer ao seu cliente que os dados fornecidos, serão tratados confidencialmente.
Devemos nos atentar principalmente para aspectos fundamentais quanto à assepsia e esterilização, pois todas as pessoas envolvidas no processo deverão estar devidamente resguardadas, quanto à possibilidade de contaminação que a técnica nos envolve. É de muita importância que todo 
o processo seja previamente explicado ao cliente, como o período de descamação pós- pigmentação com clareamento e ocasionais falhas na pigmentação, bem como seu período de duração.
Após os esclarecimentos, deve ser preenchida a ficha de anamnese, que nos fornecerá importantes dados sobre o estado de saúde da cliente, assim como a documentação de todo procedimento. É importante desenhar a região a ser pigmentado com o máximo de similaridade, quanto à largura, o comprimento e distanciamento, visando-se a perfeita harmonia dos traços, evitando traços grossos, escuros e ressaltados. Aguardar a aprovação do cliente.
Escolher a tonalidade do pigmento de acordo com a tonalidade de pele, olhos e cabelos, respeitando esta ordem de importância, uma vez que o pigmento é depositado em pele. Todo material deve ser preparado, de preferência, em frente ao cliente para que sejam observados os cuidados quanto à higiene e esterilização dos materiais.
A partir da prévia preparação dos materiais, e realizado e aprovado o desenho, aplicar anestesia tópica e aguardar efeito (20 a 60 minutos, dependendo da indicação). A pigmentação deve ser iniciada com o aparelho posicionado a 90°, para que o pigmento seja introduzido de forma uniforme. Convém lembrar que a velocidade nestes casos é de baixa a média, dependo da região de aplicação e que a ponteira do aparelho esteja sempre repleta de pigmento. A distância entre um traço e outro deve ser mínima, assim assegurando
a uniformidade na pigmentação, e sempre evitando pressão física, pois é o aparelho é quem realiza a introdução do pigmento.
AMBIENTE DE TRABALHO:
· Nunca abrir mão de usar luvas descartáveis em todos os procedimentos;
· Limpeza, higiene e ordem são pontos observados pela cliente, ao chegar;
· Ter disponibilidade de todo material;
· Facilidade de acesso aos materiais;
· Manter o local limpo, com a lixeira esvaziada;
· Sala bem iluminada e arejada;
· Música ambiente (opcional);
· Nuncareutilizarmateriaisdescartáveis;
· Esterilizetodososmateriaisapós o uso;
· Manter um arquivoatualizado com as fichas de anamnese de suas
Clientes;
· Cadacliente é única, tratetodas com muitorespeito e carinho.
ATENDIMENTO AO CLIENTE:
· Cumprimente a todos sorrindo;
· Seja discreto;
· Seja sincera, franca e humilde;
· Fale olhando nos olhos do cliente;
· Seja amável e simpática;
· Use de cortesia e respeito com chefia e colegas;
· Evite sempre alterar o tom de voz;
· Evite ser inoportuna, falando demais sobre assuntos que não são do interesse da cliente;
· Não comentar sobre seus problemas particulares;
· Não dar uma de “psicóloga” de sua cliente, é normal para algumas pessoas se abrirem espontaneamente com profissionais dessa área, até mesmo pela intimidade que se cria através do serviço prestado, mas não se envolva a ponto de opinar, ouça, dê atenção, mas não se envolva, seja profissional.
· Coloque-se na sua posição e respeite a posição do cliente.
ATENDIMENTO TELEFÔNICO:
· Atender ao telefone no segundo toque;
· Ser cortês e amável;
· Ser o mais objetivo possível;
· Identificar-se logo;
· Não esqueça a cliente que está sendo atendida na maca ou cadeira de atendimento;
· Procurar resolver o problema da cliente ao telefone rapidamente;
· Anotar o recado;
Atenção: 
Interromper o seu trabalho demoradamente para atender ao telefone, demonstra desatenção com o cliente.
NOÇÕES DE BIOSEGURANÇA
Diante de uma realidade onde o mercado de clínicas de estética, devemos redobrar a atenção e cuidado neste sentido. De acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o terceiro maior mercado de beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão. O significado etimológico da palavra Biossegurança é Vida e Segurança. A Biossegurança em Estética consiste em ações voltadas a prevenção de doenças neste ambiente de trabalho. 
Na relação entre profissional e cliente existem riscos, pela proximidade e contato físico que muitas vezes são necessários para os tratamentos – como a limpeza de pele. 
De acordo com normas do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, os profissionais que atuam na área de estética e beleza devem fazer uso de equipamentos de proteção individual durante procedimentos, pois ficam expostos a patógenos causadores de doenças, entre elas, hepatite B e C, herpes, gripe, tuberculose, micoses, AIDS e também a produtos que exalam odores tóxicos e que podem causar doenças.
NORMAS E CUIDADOS NO LOCAL DE TRABALHO
A limpeza e desinfecção do ambiente devem ser diárias, alternando os produtos utilizados para que os microrganismos não se proliferem e desenvolvam resistência. Cada estabelecimento de beleza deve elaborar e implantar seu próprio plano de limpeza e desinfecção do ambiente, adequando os processos e produtos químicos de sua realidade (ver quadro abaixo de limpeza dos materiais). Infelizmente, muitas vezes, o profissional de beleza está tão sobrecarregado ou desconhece as normas de higiene, que não faz medidas básicas, como limpar o ambiente de trabalho, fazer esterilização dos instrumentos, utilizar descartáveis e fazer a higienização das mãos. Todo estabelecimento deve respeitar e se adequar à legislação sanitária vigente.
De acordo com o decreto nº 23.915 da COVISA (Vigilância Sanitária Municipal), o profissional de beleza deve seguir as seguintes normas sanitárias:
· Possuir paredes e pisos lisos e impermeáveis para não acumular micro-organismos, poeira ou resquícios de secreções;
· Deve ter: lixeira de pedal com saco plástico para descarte de material contaminado, lavatório com sabonete líquido e papel toalha.
· Maca com superfície lisa ou lavável, forrada de lençol TNT ou papel branco (resistente). Todos descartáveis devem ser trocados a cada cliente.
· Mesa auxiliar (carrinho) com superfície lisa e lavável, para acomodar bandeja forrada com papel toalha para os materiais de uso;
· Touca e faixas devem ser descartáveis;
· Utilizar instrumentos esterilizados ou descartáveis.
ANTES DOS TRATAMENTOS, O PROFISSIONAL DEVE:
· Encapar as abas do carrinho de auxílio e lupa com filme plástico. Estes devem ser trocados a cada cliente.
· Lavar as próprias mãos adequadamente antes de atender o cliente.
· Fazer antissepsia das mãos do cliente antes do procedimento para evitar infecções.
· Quando for necessário o uso de luvas, usar as descartáveis e retirá-las somente quando concluir o serviço.
. 
Ao final do atendimento o profissional deve lavar as mãos e jogar no lixo os materiais descartáveis ou de uso único (como a espátula descartável). No caso do uso de agulhas, utilizadas em limpeza de pele, as mesmas devem ser descartadas em caixa Descarpack.
· Antes de atender novo cliente, a micropigmentadora deve realizar assepsia dos equipamentos e acessórios, conforme orientação do fabricante.
· Para instrumentos que tenham contato com sangue ou secreções como cureta ou pinça, é preciso fazer a descontaminação por esterilização.
· Lavar e desinfetar as cubetas e outros itens reutilizáveis.
PROTEÇÃO INDIVIDUAL DO PROFISSIONAL 
As medidas de segurança vão desde o uso de luvas – fundamental caso haja contato com sangue, fluídos corpóreos, pele não íntegra e também para manuseios de materiais ou superfícies sujas e com sangue e fluídos, independente do diagnóstico do cliente (ANVISA, 2000).
Além de óculos, avental, touca e principalmente a higiene das mãos. Um ambiente limpo e organizado, mesmo em instalações físicas simples, proporciona o bem estar tanto para o cliente quanto para a equipe de trabalho. Alguns equipamentos de Proteção Individual são imprescindíveis para prevenção de contaminação por microrganismos:
· Luvas descartáveis (devem ser retiradas após a conclusão de serviço)
· Máscara descartável
· Touca descartável
· Jaleco de tecido resistente.
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
A higienização das mãos é a medida individual mais simples para prevenir a propagação de infecções relacionadas à saúde. Antes chamada de “lavagem das mãos”, foi substituída pelo termo “higienização” por ser mais abrangente. Trata-se do ato de higienizar as mãos com água e sabão, visando à remoção de bactérias transitórias ou residentes, como 
também células escamativas, pelo suor, sujidade e oleosidade da pele.
Esta prática evita transmissão de doenças e possíveis patógenos. De acordo com o Manual de Higienização das Mãos em Serviços de Saúde da ANVISA, publicado em 2007, as mãos constituem a principal via de transmissão de micro-organismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos micro-organismos, que podem se transferir de uma superfície a outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através de contato com objetos e superfícies contaminados. Higienizar as mãos previne e reduz infecções causadas pelas transmissões cruzadas.  As técnicas de higienização das mãos podem variar, dependendo do objetivo ao qual se destinam.
PASSO A PASSO DE COMO HIGIENIZAR CORRETAMENTE AS MÃOS
O profissional deve retirar anéis, pulseiras e relógio, pois sob tais objetos podem acumular-se micro-organismos. A finalidade da higienização simples das mãos é remover os micro-organismos que colonizam as camadas superficiais da pele e retirar a sujidade propícia à permanência e proliferação destes micro-organismos. O procedimento deve ter duração de 40 a 60 segundos. Algumas ações são importantes: no caso de contato com as torneiras, o contato manual para fechamento deve ser 
realizado
com papel toalha. O local necessita ter papel toalha – pois o uso coletivo de toalhas de tecido é contraindicado, pois permanecem úmidas, favorecendo a proliferação bacteriana. E deve-se evitar água muito quente ou muito fria para prevenir o ressecamento da pele.
ASSISTA AO VÍDEO DA ANVISA COM O PASSO A PASSO DE HIGIENIZAÇÃO
1. Abrir a torneira e molhas as mãos, evitando encostar-se a pia.
2. Aplicar na palma da mão quantidade suficiente de sabão líquido para cobrir toda superfície das mãos.
3. Ensaboar as palmas das mãos, friccionando-as entre si
4. Esfregar a palma da mão direita conta o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa.
5. Entrelaçar os dedos e friccionar os espaços interdigitais
6. Esfregar o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem e vice-versa.
7. Esfregar o polegar direito com o auxílio da palma da mão esquerda e vice-versa
8. Friccionar as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fazendo um movimento circular e vice-versa.
9. Friccionar os punhos com movimentos circulares
10. Enxaguar as mãos, retirando os resíduos de sabão, no sentido dos dedos para os punhos. Evitar o contato das mãos com sabão com a torneira.
11. Secar as mãos em papel toalha
	
	
CUIDADO!
· Matérias descartáveis, como: agulhas, luvas, tocas, máscaras, algodões, depois de utilizados, são classificados como lixos de risco biológico, e devem ser depositados em compartimentos 
específicos, que contenha a informação por escrito.
· Os tipos de vírus mais perigosos são o HIV e o hcv (vírus das hepatites b e c o risco de disseminação ocorre tanto para o cliente, quanto para o profissional por isso, deve ter bastante atenção, ao se manusear os instrumentos usados, a fim de se evitar acidentes).
· Todo o ambiente, bem como as matérias e equipamentos de esterilização, deve estar sempre dentro às normas que regem a profissão, caso não estejam, o local pode ser multado e até mesmo interditado!
Designer de Sobrancelhas
Designer de Sobrancelhas
4
5
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO PÊLO
Observe as principais partes do pelo humano
Todos os mamíferos apresentam corpo coberto por pelo em alguma fase da vida. Em humanos, não é diferente, essa estrutura é encontrada em quase toda a superfície do nosso corpo. O pelo é uma estrutura queratinizada que está relacionada principalmente com a proteção contra atrito, agentes externos e raios UV.
 CICLO CAPILAR
O clicloapilarpode ser dividido em três fases distintas, crescimento, regressão e repouso.
A fase de crescimento, também chamada de anágena, é responsável pelo aumento do crescimento do pelo e varia de acordo com fatores genéticos. Nessa fase, que é a mais longa do ciclo, a matriz está trabalhando continuamente. 
A fase de regressão, também chamada de catágena, caracteriza-se pela involução do folículo piloso (início da atrofia). 
A fase de regressão Terminada a fase catágena, o folículo encontra-se completamente atrofiado (fase de repouso ou telógena) e ocorre a queda do pelo. Todo esse processo tem duração de cerca de cinco anos.
Espessura
Sua espessura é a mais variada possível: varia de alguns centésimos de milímetros até 0,03 mm (nas barbas e sobrancelhas).A espessura do pêlo varia também em função da subespécie: é mais espesso na etnia negra, menos espesso na etnia amarela e extremamente mais fino na etnia branca dos humanos.
Melanina
A cor dos pêlos é determinada pela quantidade de melanina. A produção de melanina diminui na medida em que envelhecemos. Em conseqüênciadisso,ospêlos podem ficar sem melanina, motivo pelo qual os pelos dos seres humanos embranquecem com o passar do tempo.
Distribuição dos pelos
O pelo é um dos anexos da pele, distribuído em praticamente toda a superfície do corpo com exceção da palma das mãos, plantas dos pés e mucosas.
O pelo possui três partes principais
 
1. Haste ouTalo
É a porção que sai sobre a pele, visível e formada de células queratinizadas. A haste é formada por 3 camadas:
Epidérmica ou Cutícula: células córneas, transparentes, de disposição semelhante às escamas de peixe. São células sobrepostas, tais como telhas sobre o telhado. Uma cutícula reveste o fio e não permite que substâncias nocivas penetrem no núcleo do pelo e ainda protege-o da excessiva evaporação de água.
Córtex: Formado por células mortas, de corpo cilíndrico e com as pontas afinadas (fusiformes). É a área onde está localizada a melanina, que determina o tipo e a cor de cabelo e representa 90% de volume do cabelo.
Medula: É constituída de células mortas, as vezes separadas por bolhas de ar. Região facilmente penetrável pelos corantes.
 
2 .Raiz
É a parte localizada na região papilar da derme. Divide-se em duas partes ambas com células vivas: uma  base mais dilatada chamada de bulbo; e a base desenvolvida da raiz chamada de  papila dermal.
O Bulbo é a parte mais profunda da raíz. É constituída de uma cavidade oca onde se localiza a papila ricamente vascularizada e com terminações nervosas. Na papila encontram-se os nutrientes essenciais para o crescimento do pelo. A raiz está localizada na reentrância epidérmica, a parte superficial do folículo apresenta-se em forma de funil, chamada funil folicular.
 
3. Região inferior do folículo
Extremidade profunda inserida na camada reticular da derme. Esta região é constituída de uma cavidade onde está inserida a papila, a qual contém um sistema vascular e nervoso. Derivado do anexo peculiar da epiderme (folículo piloso), o pelo é uma estrutura córnea cilíndrica. A base do folículo piloso possui uma pequena proteção dérmica chamada papila. Logo acima da papila está uma camada de células epidérmicas denominada matriz.
As células da matriz dividem-se e movimentam- se em direção à superfície, dentro do folículo. Essas células vão transformando-se gradualmente em fibras pilosas. O folículo piloso recebe uma secreção denominada sebo, oriunda da glândula sebácea. Esta secreção lubrifica o pelo.  A papila e o folículo possuem uma rede de vasos sanguíneos e fibras nervosas.
O folículo possui uma cutícula, uma camada epitelial interna e externa. O músculo pilo-eretor fica na porção superior permanente do folículo.
 
TIPOS DE PELO
Os pelos começam a nascer durante o período fetal, ficando visíveis a partir da vigésima semana de gestação. Durante essa fase, esses primeiros pelos são chamados de Lanugem. São substituídos ainda  durante a transição  do período perinatal para neonatal  por outros mais grossos chamados velos, que se encontram na maior parte do corpo até a puberdade, exceto nas regiões axilar e pubiana, onde são substituídos por pelos terminais mais espessos.
 
OS PELOS CALSIFICAM-SE EMDOIS TIPOS BÁSICOS
Lânugo Vellus
São os primeiros pelos, por isso são conhecidos como primários ou fetais. As características desse tipo de pelo são: fino, suave, quase sem cor (transparentes), e encontrados em vários locais do corpo como face, fronte, orelhas e sobre o corpo, recobrindo-o. Este pelo cresce superficialmente a partir de uma glândula sebácea. Se esta glândula sebácea for estimulada pelo sistema glandular pode vir a desenvolver um folículo que produziria um pelo terminal.
Na sua primeira etapa de mudança o lanugo é chamado de lanugo acelerado. Quando já começa a ter pigmentação e a desenvolver o seu folículo, o bulbo começa a formar-se e a estimulação contínua converte-se num pelo terminal superficial e, neste ponto, começará a absorver provisões de sangue na derme.
2. Pelo terminal
São pelos grossos, com raízes profundas, fortes, possuem pigmentação ou cor e são os que crescem no couro cabeludo, barba, axilas, região púbica e outras partes do corpo. Curtos e pouco flexíveis como os cílios e superficiais, possuem uma raiz e bulbo bem desenvolvidos e nascem de um folículo subcutâneo.
 
 
EMBELEZAMENTO DO OLHAR
A sobrancelha é a parte do rosto que mais ressalta a expressão, além de combinar para que os olhos fiquem de acordo com o seu desenho, mais expressivos ou mais camuflados
MAPA
DO ROSTO
A IMPORTÂNCIA DA SIMETRIA FACIAL
A simetria facial vem da importância de valorizar a beleza individual e não padronizar as pessoas como uma regra geral de beleza, assim, quando se cria uma bela imagem, como na imagem pessoal, é essencial trabalhar dentro dos princípios de harmonia e estética, pois as qualidades de uma pessoa se manifestam naturalmente no rosto harmoniosamente.
O cada rosto de cada pessoa é único e pessoal. Sendo assim, sobrancelhas bem desenhadas e compatíveis com o formato do rosto, não apenas realçam a beleza natural e a expressão do rosto, como também evidenciam características bem pessoais e marcantes.
As sobrancelhas podem indicar como é o temperamento e até a personalidade de uma pessoa. A partir da técnica iniciada no visagismo, conseguimos moldá-las para que fiquem compatíveis com o rosto e com o gosto de cada cliente.
ANALISANDO O FORMADO DE CADA SOBRANCELHA
I. Grossa na região central:
Um dos estilos que é pouco favorável à fisionomia é a sobrancelha com desenho bem marcado no centro do rosto, pois deixa a pessoa com olhar tenso, nervoso, bravo.
II. Arredondada:
Sobrancelhas arredondadas são indicadas para suavizar rostos angulosos.
III. Fina:
Deve-se fugir desse tipo de desenho, pois não valoriza os traços do rosto e pode deixar a expressão da pessoa com uma imagem vulgarizada
IV. Reta:
Muito cuidado com esse estilo, pois pode deixar o rosto sem expressão ou ainda parecendo uma sobrancelha sem acabamento, que sempre esta faltando algo.
V. Descendente
Este estilo é um dos que mais estragam um visual, pois a pessoa fica com expressão triste, além de deixar uma fisionomia envelhecida.
VI. Arqueada
Esse estilo sendo utilizado sem exageros torna-se muito harmônico, pois deixa uma expressão marcante, os olhos ficam mais iluminados, as maquiagens são valorizadas.
VII. Selvagem ou Natural
Este estilo Malu Mader, não é para qualquer pessoa, pois se ela não tiver um formato agradável, e os pelos caírem até a pálpebra próxima aos cílios, ao invés de parecer uma pessoa com estilo e decidida, pode ficar com ar de descuido.
ANALISANDO O FORMADO DO ROSTO
Para descobrir o formato, em primeiro lugar devemos puxar o cabelo para trás para ver melhor a linha de nascimento do cabelo na testa e ângulos do rosto. A partir daí, poderemos analisar a Geometria Facial.
Imagem de internet
ROSTO OVAL
Leitura Geométrica:
· Linha do centro dos olhos proporcional à linha de largura;
· Linha de centro da testa menor (ou proporcional) que centro dos olhos;
· Linha de base da testa menor que centro da testa;
· Linha raiz do nariz proporcional à linha de largura;
· Linha de centro da boca menor que a linha de raiz do nariz;
· Linha do queixo menor que centro da boca.
Observações:
Rostos ovalados são caracterizadospor serem mais largos nas maçãs-do-rosto que na fronteou no maxilar. Este formato de rosto tem largura correspondente a dois terços do comprimento, com testa, linha do queixo e maçãs arredondadas.
Ou seja, tem mais ou menos mesma distância da linha do cabelo até a linha da sobrancelha, da linha da sobrancelha até ponta do nariz e da ponta do nariz até o queixo.
Podemos concluir através dessas medidas que um rosto oval pode ser dividido em 3 partes praticamente iguais. Portanto é muito fácil encontrar coisas que combinem com este formato, pois este formato é o tipo mais feminino e delicado de rosto.
Sugestão de definição para as sobrancelhas:
As sobrancelhas devem ser largas no início e estreitas a partir do ponto mais alto do arco até o final. O ideal para este format de rosto é manter as sobrancelhas com os fios mais arqueados.
ROSTO REDONDO
Leitura Geométrica:
· Linha de centro dos olhos proporcional à linha de largura;
· Linha de centro da testa menor (ou proporcional) que centro dos olhos;
· Linha de base da testa menor que centro da testa;
· Linha raiz de nariz proporcional à linha de largura;
· Linha de centro da boca menor que a linha de raiz do nariz;
· Linha do queixo menor que centro da boca.
Observações:
Com ar angelical e infantil, é um formato de rosto sem ângulos definidos. Tem tendência a ser mais largo na linha das maçãs-do-rosto e com "cantos" mais suavizados ao longo do maxilar e fronte.
Normalmente, pessoas com este formato de rosto têm os olhos um pouco espaçados, rosto tem forma de lua cheia, o queixo é curto, largo e arredondado.
Seu comprimento e sua largura são quase da mesma medida.
Sugestão de definição para as sobrancelhas:
Para harmonizar os traços do rosto redondo o ideal é optar pelas sobrancelhas tipo oriental, que possuem um corpo mais reto e um arco mais elevado, dando uma alongada ao rosto. Evite sobrancelhas muito finas, pois esse tipo deixará o rosto com aspecto de mais redondo.
ROSTO QUADRADO
Leitura Geométrica:
· Linha de centro dos olhos proporcional à linha delargura;
· Linha de centro da testa proporcional à linha de centro dos olhos;
· Linha base da testa proporcional à linha de centro da testa;
· Linha raiz de nariz proporcional à linha de largura;
· Linha de centro da boca proporcional à linha raiz de nariz;
· Linha base do queixo proporcional ou menor que a linha de centro da boca.
Observações:
A principal característica do rosto quadrado são os ângulos retos. A testa tende a ser larga e forte e o maxilar amplo. As maçãs do rosto não são muito salientes assim como as têmporas.
O rosto quadrado tem a largura da testa, do maxilar superior e do maxilar inferior quase igual.
A curva da mandíbula encontra-se abaixo da linha da boca e quase horizontalmente até o queixo que pode ser um pouco evidente.
Sugestão de definição para as sobrancelhas:
Sobrancelhas angulosas e com uma curva mais acentuada na ponta, são o tipo mais adequado para o rosto quadrado. Esse formato de rosto possui traços marcantes, para suavizar a expressão do rosto evite sobrancelhas arredondadas ou retas.
ROSTO ALONGADO
Leitura Geométrica:
· Projeção da linha de comprimento;
· Não há proporção de nenhuma linha horizontal.
Observações:
O rosto longo tem mais ou menos mesma medida da largura da testa, da largura do maxilar superior e do maxilar inferior, mas o comprimento do rosto longo é bem maior que a sua largura.
O mais encontrado no meio dasmodelos. As laterais são retas como nos ovais, mas com bastantes angulações.
Definição para sobrancelha:
O formato deve ser o mais horizontal possível. Assim, para este formato de rosto o ideal seria optar por sobrancelhas mais retas, evitando as angulosas.
ROSTO DO CORAÇÃO/ TRIÂNGULO INVERTIDO
Leitura Geométrica:
· Linha centro dos olhos maior que linha de largura;
· Linha Centro da testa maior que linha centro dos olhos;
· Linha base	da testa maior ou proporcional que linha centro da testa;
· Linha raiz de nariz menor que linha de largura;
· Linha centro da boca menor que linha raiz de nariz;
· Linha base do queixo menor que a linha centro da boca.
Observações:
Este formato está caracterizado por uma fronte larga e uma linha do maxilar e queixo estreitos. Os olhos são bastante espaça dos e pratica mente não se percebe a curva da mandíbula. O queixo é pontudo, mas nem sempre pronunciado.
Sugestão de definição para as sobrancelhas:
Como o próprio nome já diz, esse rosto é semelhante a um coração ou um V. Para este formato de rosto o mais adequado para dar equilíbrio e realçar os olhos é a sobrancelha angulosa ou curvada e não muito grossa.
ANALISANDO O FORMADO DOS OLHOS
Vale ressaltar que os olhos de uma pessoa nunca são iguais. Em sua marioria, eles são sempre assimétricos, pois um olho pode ser maior e mais alto do que o outro, sendo que essa divergência pode ser grande ou sutil e pouco evidente.
Normalmente, a extensão entre os olhos é igual à largura de um olho. Quando essa distância é maior, os olhos são considerados separados, quando a distância é menor, eles são considerados próximos. Vejamos então, algumas dicas de como definir a sobrancelha pelo formato dos olhos:
Olhos Afastados:
Deixe o formato mais reto e limpe somente o necessário
nos cantos internos, evite arquear as sobrancelhas.
Olhos Próximos
Pince o canto interno das sobrancelhasdando a distância necessária - afinando-as aos poucos até o canto externo.
Olhos Fundos:
Pessoas com olhos fundos tende a ter a testa bem projetada e o nariz alto com o ângulo, do início do nariz, acentuado. Neste caso, as sobrancelhas não podem ser muito finas. Pince o canto externo deixando-as o mais natural possível.
Olhos Caídos
Olhos caídos tem a base inclinada para baixo. O canto externo do olho é um pouco mais longo que o interno. Este tipo de olho sempre parece carregar um olhar triste ou preocupado. Evite sobrancelhas finas, acentue o arqueado. Diminua o comprimento das sobrancelhas e eleve os cantos.
Olhos Redondos/ Abertos
O olho redondo tem o arco superior com uma curva bem definida e a pálpebra arredondada. A base do olho também é arredondada. O que dá a impressão de que o olho é grande. A expressão que transmite é de atenção e inocência.
Olhos Amendoados/ Orientais
Tem a base inclinada para cima e o canto externo é mais longo que o interno. Este tipo de olho dá a impressão de altivez ou arrogância. Mantenha as sobrancelhas mais espessas na parte interna dos olhos, alongando-as gradualmente, deixando- as mais natural possível.
ATENÇÃO
· O contorno natural da sobrancelha é decidido pelo formato do osso frontal. Ela pode ser reta, curta, longa, caída ou levantada. Uma pessoa que tem olhos amendoados,na maioria das vezes, tem as sobrancelhas levantadas, assim como quem tem olhos caídos em geral tem sobrancelhas caídas também. Outro aspecto que pode ser ressaltado é a grossura das sobrancelhas, porque podem conter pouco ou muito pelo.
· Existem muitas maneiras de delinear as sobrancelhas, devendo assim respeitar os limites, não depilando em excesso para não descaracterizar o rosto e o formato natural das sobrancelhas. Lembrando que, sempre se deve levar em conta o traçado natural da sobrancelha e se guiar por ele.
· Antes de começar o procedimento, deve-se analisar o rosto do cliente para observar qual modelo de sobrancelha deve ser feito, lembrando sempre que devemos destacar os pontos fortes e disfarçar os pontos fracos para encontrar a harmonia, aproveitando as medidas como guia e não como uma regra fixa.
MATERIAIS DO PROFISSIONAL DE ESTÉTICA FACIAL
O profissional de estética facial deve sempre ter seus materiais higienizados antes de cada cliente. O profissional deve se ter sempre em mãos:
· Pinças: Não existe um tipo correto de pinça. A escolha de um pinça de ponta quadrada ou reta, polida, fina, grossa ou redonda, é simplesmente uma questão de adaptação pessoal de cada profissional, devendo ser evitado apenas àquelas muitas amoladas ou polidas que podem ao invés de arrancar, somente corta os fios.
· Tesoura de sobrancelha: Existem no mercado diversos tipos de tesouras, mas as ideias são as pequenas de corte reto.
· Além disto, há outros materiais indispensáveis para o profissional: pente, algodão, álcool 70%, máscara, prendedor de cabelos, lápis de maquiagem, palito ou pincel para a aplicação da henna, luvas e capa protetora.
TÉCNICA DE DESIGNER DE SOBRANCELHAS
PASSO A PASSO PARA O EMBELEZAMENTO DO OLHAR
 (
B
)
 (
A
) (
C
) (
D
)
Imagem ilustrativa
A figura mostra os pontos chaves de uma sobrancelha 
 Os pontos “A e C” são chamados de limites externos;
 O ponto “B” é chamado ponto alto.
COMEÇANDO A FAZER O DESENHO
· 1º Passo:Higienizar a região das sobrancelhas; 
· 2º Passo: Iniciar o processo de anamnese do perfil fisionômico do cliente com um paquímetro ou auxilio de linha para marcação; 
· 3º Passo: Em caso de sensibilidade, aplicar anestésico por dez 
minutos. Outra opção é usar gelo envolvido em gase, pois o frio provoca uma vasoconstrição que anestesia os locais a serem tratados e também pode ser utilizado o vapor de ozônio para dilatar os poros facilitando a retirada dos pêlos; 
· 4º Passo: Na retirada dos pêlos, esticar a pele na região dos olhos com os dedos; 
· 5º Passo: Os pêlos só podem ser retirados no sentido do seu nascimento; 
· 6º Passo: Oe pêlos devem ser cortados nas pontinhas, para equilibrar o comprimento e a estrutura do mesmo; 
· 7º Passo: A distância entre o olho e a sobrancelha é exatamente o tamanho do olho aberto; 
· 8º Passo: No caso de caspa na sobrancelha lavar com sabonete de tratamento, que absorverá o sebo da pele inibindo assim a caspa; 
· 9º Passo: Para garantir sobrancelhas bem desenhadas escove-as com uma escova e máscara incolor sempre para cima. 
PRESTE ATENÇÃO
· Um erro comum e ponto alto. As pessoas retiram mais pelos nessa área que nas demais tentando levantá-las, mais isso só vai dar um efeito de sobrancelha torta. Deve-se retirar a fileira que acompanha esses pelos.
· Sobrancelhas grossas demais ofuscam os olhos e fazem com que eles pereçam menores.
· Sobrancelhas finas demais não tem uma aparência natural. A espessura deve parecer natural.
· É a curva da asa do nariz que determina a espessura ideal dos primeiros terços de sobrancelhas. A linha inferior da sobrancelha deve continuar a curva da asa do nariz.
ESPESSURA IDEAL
· 14mm – Muito grossa;
· 10 a 14mm – Grossa;
· 6 a 10mm – Parece mais natural;
· Sobrancelha artificial não pode ter mais de 07 mm;
	
É sempre preferível sobrancelhas mais finas que mais grossas.
A SOBRANCELHA PERFEITA
A forma de sobrancelha ideal é, a priori, determinada pelas dimensões do rosto e da arcada das sobrancelhas que segue de maneira natural a forma e o tamanho do olho. O crescimento do pêlo é regular e sempêlos crescendo na direção contrária. A sobrancelha deve combinar com a forma do desenho dorosto do cliente.
SOBRANCELHA SOB MEDIDA DE ACORDO COM TAMANHO DOS OLHOS
OlhosPequenos:
Mantenha sempre limpa a parte de baixo das sobrancelhas, porque isso levanta o olhar.
Olhos muito juntos:
 Para criar a impressão de que os olhos estão mais separados limpe bem os cantos internos das sobrancelhas.
Olhos separados demais:
Deixe o formato mais reto e limpe o necessário nos cantos internos, evite arquear as sobrancelhas.
Olhos muito grandes: Precisam de sobrancelhas fortes, então não depile demais para que não pareça m maiores.
Quando bem desenhadas e compatíveis com o formato do rosto, as sobrancelhas não só realçam a beleza natural e a expressão, como também evidenciam as características pessoais. 
Elas podem indicar a personalidade e até mesmo o temperamento de uma pessoa, por isso é preciso estar atento ao formato escolhido para a sobrancelha, unindo essas características ao que melhor se encaixa no seu tipo de rosto.
SUGESTÕES DE SOBRANCELHAS PARA CADA TIPO DE ROSTO
ROSTO OVAL: Sobrancelhas ligeiramente angulosas, com os fios mais arqueados.
ROSTO REDONDO: Fugir das sobrancelhas finas que deixam a face mais rechonchuda e apostar nas angulosas.
ROSTO LONGO: Sobrancelhas mais retas, horizontais.
ROSTO QUADRADO: Sobrancelhas angulosas, retas com uma curva mais acentuada na ponta.
ROSTO CORAÇÃO: Sobrancelha angulosa ou curvada.
ROSTO TRIANGULAR e DIAMANTE: Sobrancelha mais arredondada e arqueada.
COMO CRIAR A SOBRANCELHA PERFEITA
Imagem da internet
Preste atenção ao início e fim de suas sobrancelhas, elas estão horizontais? Quando o fim da sobrancelha é muito acima do início, podedar um visual forte, quase agressivo ou bravo, o que pode não ser o que você procura.
EXPRESSÕES FACIAIS DE ACORDO COM O PADRÃO DE DESENHO
Imagem de internet
ERROS COMUNS
· Arquear Demais: Se você já nasceu com sobrancelhas arqueadas, ótimo. Caso contrário, não insista: o resultado vai ficar artificial. 
· Afinar Muito: Esta é a attitude típica de quem se maquia muito. Se as suas são grossas, remova apenas os pelos fora da linha. 
· Encurtar as Pontas: Tirar alguns fios a mais no início ou no fim das sobrancelhas. Retire apenas o que está a mais. 
· Afinar de Repente: Para um resultado natural, a redução na espessura tem de ser gradual.
· PerfeiçãoSimétrica:
Um lado do rosto nunca é igual ao outro. Então, as sobrancelhas não precisam de ser igualzinhas também. 
COMO CORRIGIR PEQUENAS IMPERFEIÇÕES
· As linhas horizontais alargam e encurtam o rosto.
· As linhas verticais (ascendentes) alongam.
· Deve-se fazer de tudo para tornar as linhas ascendentes.
VARIAÇÕES DAS LINHAS DAS SOBRANCELHAS
Se a linha das sobrancelhas não tem o comprimento ideal, ela modifica o aspecto do rosto:
· A linha “A-B” aproxima ou afasta os olhos; 
· A linha“B-C” alonga ou encurta o rosto;
· ponto “A” aproximado do centro aproxima os olhos e alonga o rosto;
· A linha “B-C” longa e/ou reta (aberta) encurta o rosto;
· A linha “B-C” de comprimento normal nada modifica.
UMA SOBRANCELHA MAIS ALTA DO QUE A OUTRA
Nesse caso, depile em primeiro lugar a sobrancelha mais baixa. Depile apenas a parte de baixo da sobrancelha e entre os olhos. Jamais depile a parte de cima da sobrancelha. Se for necessário, você poderá fazer o acabamento com um lápis, fazendo traços oblíquos. A sobrancelha mais baixa ficará por tanto mais fina após a depilação; Isso é normal, porque provavelmente não era da mesma espessura que a outra antes da depilação e, nesse caso, a altura prevalence sobre a espessura.
PARA AS MAIS VELHAS
Com a idade, deve-se deixar as sobrancelhas mais leves, pois a pálpebra, ao se tornar mais flácida, atenua o olho e, com isso, o ponto de partida da sobrancelha não continua mais a asa da narina, quebrando desse modo a tão almeja da suavidade.
OLHOS PRÓXIMOS
Se você tem os olhos próximos um do outro, podem-se afastar levemente as sobrancelhas (1 ou 2 mm no máximo), mas isso alarga a parte de cima do rosto. Assim, essa solução só será buscada se a parte superior; Trata-se de uma solução a que não se recorre com frequência. A melhor solução é afastar com lápis o ponto mais alto da sobrancelha “B”, o efeito 
é o mesmo, mas não alarga a parte superior do rosto.
OLHOS AFASTADOS
Solução: Aproxime com um lápis o ponto mais alto da sobrancelha “B”. Você poderá aproximar muito levemente as sobrancelhas (1 a 2 mm) se seu rosto for curto, Redondo ou quadrado, pois essa última solução alonga o rosto.
ARCADA DAS SOBRANCELHAS ALTAS
Esse caso requer sobrancelhas espessas, que atenuam o ar de espanto.Não faça a linha “A-B” curva demais logo de início, proporcione uma linha horizontal à sobrancelha em toda a sua extensão. A extremidade é aberta. Se a sobrancelha não for espessa, você pode reforçá-la com traços de lápis.
		SOBRANCELHAS DE HENNA
Na Índia, a tatuagem com Henna é um costume milenar de embelezamento. Ela é usada pelas mulheres indianas para enfeitar o corpo em época de festividades, funcionando como parte da concepção mística da cultura, seja para representar a sedução, religiosidade, fertilidade, símbolo de sorte, destino ou para os casamentos onde pintamos nomes dos seus futures maridos. A palavra “mehandi”, significa pintura em forma de renda, que enfeitam o corpo das mulheres, principalmente na região dos pés e mãos, a renda é feita com um pigmentoextraído da henna (Hawsoniainermis).
PASSO A PASSO PARA APLICAÇÃO DA HENNA NAS SOBRANCELHAS
· 1º Passo: Certificar-se que a base oleosa da pele foi retirada, assim como resíduos de maquiagem. Inicialmente limpe a área com álcool se quiser realize uma suave esfoliação para garantir que a henna dure mais tempo; 
· 2º Passo: Selecione a cor da henna a ser utilizada, com o tom de pele e cabelo. Loiras, castanho claro, tendo cuidado para não escurecer demais as sobrancelhas; 
· 3º Passo: Misture a henna escolhida até dar sua consistência ideal, (nem muito mole nem muito dura). São 3 medidas de pó de henna, 3 gotas de água filtrada ou mineral, 2 gotas de loção fixadora. Use o anel com batoque próprio e prepare a mistura nele mexendo com um palito de ponta fina até formar uma pasta de consistência gelatinosa cremosa; 
· 4º Passo: Feito o designer antecipado nas sobrancelhas, aplique a henna no lugar desejado cuidando para não sujar fora do desenho, tire as medidas com um paquímetro para ver se estão com o mesmotamanho; 
· 5º Passo: Limpe a henna que estiver fora do formato, se necessário utilize os moldes de sobrancelha, colocando-os em cima com o palito de ponta fina, somente apalpando sobre a pele não esfregando, desta forma não se fixará na pele; 
· 6º Passo: Não reaproveite a henna nem o batoque do anel; 
· 7º Passo: Espere agir por trinta minutos; 
· 8º Passo: Retire o excesso com algodão e água. 
AUTORIZAÇÃO PARA FOTOS
	AUTORIZAÇÃO USO DE IMAGEM E FILMAGEM
	Eu _______________________________________, portador da Identidade____________e CPF __________________________ Autorizo que fotografe/filme o “antes” e o “depois” gratuitamente para efeito de avaliações, documentação, e que este material seja ou não com fins comerciais (divulgação), via folder, cartões, banner, internet e quaisquer outros tipos de divulgação.
	ASSIM SENDO, FIRMO A PRESENTE AUTORIZAÇÃO.
	_________ DE _____________________ DE 2019.
	 ASSINATURA DO CLIENTE:
ANAMNESE
A anamnese é um instrumento de proteção tanto do profissional como do cliente, é através desse documento que além dos dados da cliente é necessário preencher uma ficha onde contém várias informações sobre possíveis doenças e problemas momentâneos que podem restringir o procedimento. Dependendo do caso é necessário pedir uma autorização ou consultar o médico, o profissional deve ter a humildade de reconhecer suas limitações em alguns assuntos. Por exemplo, anemia. 
O indicado é pedir uma autorização médica por escrito para evitar problemas tanto para o cliente e o profissional. O indicado é estar anexado na anamnese a autorização do procedimento e até mesmo os cuidados pós. Acomode o cliente em lugar apropriado e tome as providências necessárias para seu bem estar físico. Explique claramente sobre o tipo de tratamento que irá realizar, para proporcionar um clima de confiança e conforto.
I. Declaroquesãoverdadeiras as informaçõesacima e independente das minhainformaçõesserempositivasounegativas, confirmo o meudesejo de executar oprocedimento;
II. Declaroqueprocedimento e todas as implicaçõesrelativasaomesmo, me foramesclarecidas e estouciente das minhascondiçõespsicológicas e de saúde. Ficandoassim a profissional e o estabelecimentoisentos de qualquerresponsabilidade, quantoàsreaçõesqueporventuraeuvenhaapresentar;
III. Autorizogratuitamenteaexibição de minhaimagem, através de fotooureprodução da mesma, para propaganda emqualquerveículo de comunicação. Sim ( ) Não ( )
Certifico que todos os itens acima me foram expostos e que não restou dúvida quanto ao seu conteúdo e objetivo. Assim sendo, firmo a presente autorização.
Assinatura do Cliente:____________________________________________ Data:_______________
Dra. LUCIANA ANDRADE
Graduada em Fisioterapia, Pós Graduada em RPG, Fisioterapia Dermatofuncional  e Cosmetodologia, Especialista  em Estética e Dermopigmentadora Master Class ha 10 anos. Coordenadora Técnica da Clínica Esthetic Physical. Atualmente Diretora e Tutora do CIA ESTETCA CURSOS PROFISSIONALIZANTES, Sócia-Proprietária da LOJA ESTETIKA E CIA. Docente em varias instituições de ensino voltadas para graduação e pós graduação orientando pesquisas individuais e em grupo, dentro e associado à área em questão. Tais como: UNIG, UNISUAM, Universidade Estácio, entre outras. 
Dermopigmentadora Técnica certificada, voltada para o atendimento de Micropigmentação em Sobrancelhas, Olhos e Lábios.  Correção e Despigmentação de Maquiagem Definitiva Micropigmentação de Aréola Mamária, Micropigmentação em Estrias e Olheiras e Micropigmentação Capilar. Instrutora dos cursos de Desginer de Sobrancelhas, Permanente de Cílios, Depilação com linha, Micropuntura e Eletroterapia e Estética. Consultoria para Spas, Clínicas e Salões de Beleza.
Palestrante em um grande número de congressos. Profissional com vivência corporativa na área de pesquisa e desenvolvimento de tratamento e protocolos, gestão comercial, planejamento estratégico
de vendas, prospecção de clientes e grande experiência consultiva na área de treinamento de vendas em empresas como a SAMANA, VALMARI, BUONAVITA,  D'AGUA NATURAL e outras, onde atua com distribuidora há 15 anos.
REFERÊNCIAS
BARATA, C.A.F. A Cosmetologia:PrincipiosBasicos. São Paulo: Tecnopress, 1999.
BORGES, S. F. DermatoFuncional: ModalidadesTerapêuticasnasDisfunçõesEstéticas. São Paulo: Phorte, 2006.
DU, V.A. Atlas de DermatologiaClinica. 3 Ed. São Paulo: Elsevier, 2002.
FONSECA, Aureliano; PRISTA, L. Manual de terapêuticadermatológica e cosmetologia. São Paulo: Roca, 2000. 
FLORENCE, A. T.; ATTWOOD, D. PrincípiosFísico-QuímicoemFarmácia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.
GUIRRO, E.; GUIRRO R. FisioterapiaDermato-funcional: Fundamentos, Recursospatologias. 3ª Ed. São Paulo: Manole, 2004.
HARRIS M. I. N. G. Pele: estrutura, propriedades e envelhecimento. 2ª Ed. São Paulo: EditoraSenac, 2003.
JUNQUEIRA, L.C.; Carneiro, J. HistologiaBásica. 9ª Ed. Rio de Janeiro: GuanabarraKoogan, 1998.
LEONARDI G. R. Cosmetologiaaplicada. 2ª Ed. São Paulo: editora MED FARMA, 2008.
TAMARKIN, D. Uso da lontoforeseparaaumento da Permeação de Cosméticos.Cosmetcs&Toriletries.V.16, p. 76 – 82, Nov/Dez 2004.
RAYNER, Eric. Human Development. 4 ed., british library, 2005.
http://www.magestetica.com.br/_csi/areolomamilar.pdf
http://www.ibsweb.com.br/modelle/index.php?option=com_content&view=article&id=13:fases-de-crescimento-do-pelo&catid=9:mais-informacoes--dicas&Itemid=11www.ciaestetica.com

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina