Buscar

- Prova 2 direitos humanos


Prévia do material em texto

2/2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Teologia
Disciplina: Teologia e Direitos Humanos
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2
Professor: Givaldo Mauro de Matos
Atenção:
1) Por ser uma prova que envolverá pesquisa, as questões não estão, necessariamente, distribuídas e organizadas conforme a ordem das aulas na apostila;
2) Nossa prova será composta por oito questões objetivas, valendo 1,25 cada questão. 
	Questão 1
	Questão 2
	Questão 3
	Questão 4
	Questão 5
	Questão 6
	Questão 7
	Questão 8
	Letra Correta
B
	Letra Correta
C
	Letra Correta
F
	Letra Correta
G
	Letra Correta
J
	Letra Correta
K
	Letra Correta
N
	Letra Correta
P
Questionário - As respostas devem ser preenchidas neste quadro acima, com bastante cuidado, porque é este gabarito que o professor irá avaliar. Escreva na tabela abaixo a “letra” da alternativa correta de cada questão. *** Atente para o fato de que as letras vão da letra “a” até a letra “p”. 
1) Para uma adequada compreensão do que sejam os Direitos Humanos, precisamos antes compreender o conceito de DIREITO. Desta palavra, pode-se dizer que etimologicamente, Direito é o Conjunto de Leis estabelecidas pelo Estado. Aquelas normas que regulam a vida social, mas que não são estabelecidas pelo Estado, estão no campo da moral ou dos costumes, e não se referem à palavra DIREITO.
(a) A Sentença está correta
(b) A Sentença está errada
2) Sistemas Jurídicos quase sempre existiram na história da humanidade, alguns mais formais e outros menos formais. Na Antiguidade, sobre a realidade de O SER HUMANO TER CERTOS DIREITOS, pode-se dizer que nem sempre existiu a compreensão de que o ser humano possui direitos humanos, essenciais, naturais, pelo simples fato de ser um ser humano. Em geral, os direitos eram apenas dos reis e dos deuses.
(c) A Sentença está correta
(d) A Sentença está errada
3) Na Constituição Federal da República do Brasil, há uma lista de direitos fundamentais. Existe a Seção XI da Constituição, que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente, que dispõe de medidas protetivas especiais à criança e ao adolescente.
(e) A Sentença está correta
(f) A Sentença está errada
4) Segundo o curso trabalhado, sobre a relação entre a LEI ou TORÁ do Antigo Testamento, e a mensagem de Jesus, pode-se dizer que a Torá também é evangélica, ou seja, também é uma boa notícia, trazendo orientações divinas que, mais que preocupadas com a mera obediência, visava promover a construção de uma sociedade estruturalmente libertadora e promotora da superação da desigualdade social crônica.
(g) A Sentença está correta
(h) A Sentença está errada
5) Sobre a compreensão de direitos humanos, e das implicações que esta compreensão gera, pode se dizer que os direitos não são os mesmos para todos. Por essa razão, nem sempre um direito humano que uma pessoa tem, é um direito humano que outra pessoa tenha ou possa reivindicar. Cada grupo social tem uma série de direitos humanos própria para aquele grupo.
(i) A Sentença está correta
(j) A Sentença está errada
6) No debate entre Direitos Humanos e Globalização, pode-se dizer que tem ocorrido, junto com a globalização, uma internacionalização de grandes corporações comerciais, cujos lastros se observam em todo o globo. Por sua vez, isto tem implicado em um predomínio do poder econômico sobre o poder político sobre o governo dos Estados. Por essa razão, os Estados devem aumentar o diálogo sobre Direitos Humanos, a fim de não permitir que o poder econômico se sobreponha negativamente aos valores humanos.
(k) A Sentença está correta
(l) A Sentença está errada
7) Uma análise da Torá nos revela que a tradição judaica presente no Antigo Testamento é marcada pela defesa da dignidade humana. Sobre a Lei do Sábado, especificamente, pode-se dizer que o sábado foi criado como uma estratégia para garantir pelo menos um dia para as pessoas cultuarem a Javé no Templo. A religião judaica só existiria se tivesse um dia para sua celebração.
(m) A Sentença está correta
(n) A Sentença está errada
8) Sobre as características dos Direitos Humanos, destacam-se a imprescritibilidade, a inviolabilidade, a universalidade e a efetividade. Sobre a imprescritibilidade, pode-se dizer que a imprescritibilidade dos direitos humanos implica em que nenhum desses direitos podem ser relativizados ou subtraídos pelo Estado. Apenas o seu portador pode renuncia-los ou transferi-los.
(o) A Sentença está correta
(p) A Sentença está errada
Você assinalou o gabarito/tabela? É ali que o professor irá corrigir sua prova. Identifique a letra / alternativa correta em cada questão e assinale na tabela/gabarito a resposta. 
*** Atente para o fato de que as letras vão da letra “a” até a letra “p”.

Mais conteúdos dessa disciplina