Buscar

Atividade 2 Projeto Urbano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade II Projeto Urbano
PERGUNTA 1
1. Rogers defende a ideia de uma cidade densa que, através de um planejamento integrado, prevê o aumento da eficiência energética, minimiza o consumo de recursos naturais e a poluição, freando a expansão sobre a área rural. Uma das características dessas cidades é presença de espaços de uso misto, integrando funções diferentes em mesmo espaço, ou nas suas proximidades. Essas são características de que tipo de cidades?
	
	a.
	Cidade linear
	
	b.
	Cidades da antiguidade
	
	c.
	Cidade compacta
	
	d.
	Cidade modernista
	
	e.
	Cidade jardim
PERGUNTA 2
1. Leia a colocação abaixo e responda:
Quem mora, transita, visita, ou até mesmo já ouviu falar sobre a Mooca, não escapa da divisa bairro tradicional. As camisetas que estampam a frase Mooca é Mooca revelam algo que é comum de se escutar, e até mesmo de dizer: quem é da Mooca, ama a Mooca e daqui não sai. O bairro já foi o mais populoso da cidade, em meados de 1940, explicam Duarte e Fontes, em um “adensamento peculiar, imbricando trabalho e moradia”. Os autores mostram que o bairro tem ocupação antiga por uma mistura de imigrantes italianos (região de Nápoles, principalmente), portugueses e espanhóis, e de diversas locações da Europa centro-oriental. A tradição industrial do bairro imperou durante a industrialização da cidade São Paulo do século XX, com predisposição para tecelagem, metalurgia, alimentos e confecções. Verônica Pereira lembra que a Mooca (junto com o Brás) foi berço da Greve Geral de 1917: um marco histórico e simbólico para toda classe operária.
O bairro outrora operário, que abrigava inúmeras indústrias de grande porte, no entanto, coaduna com o processo de desconcentração industrial da Capital, indicado por Carlos. O que se observa na Mooca, é que essa desconcentração gerou vazios: inúmeros e enormes galpões industriais sem uso. Sánchez já alertou para os perigos sócio-econômicos e ambientais que o abandono do patrimônio material pode gerar para uma cidade: espaços topofóbicos, ótimos para o acumulo de lixo e pestes urbanas (ratos, baratas etc.), esconderijos, dentre outros . Assim, ciente do abandono das grandes indústrias e dos riscos que essas construções oferecem se deixadas vazias, há que se pensar em revitalizar esse patrimônio e propor novos usos. Na leitura de Meneguello et all, as indústrias marcam a história e a evolução de São Paulo, oferecendo-lhe a possibilidade de ascensão ao maior núcleo urbano de todo hemisfério sul. E mesmo que agora se viva uma nova etapa, que é a desindustrialização conforme apontam Carlos (2009)e Naime (2008, não há justificativas para a devoração dos pilares que sustentam a memória de sua evolução e, junto com os pilares, sua própria identidade.
Disponível em
 FORTUNATO, Ivan. Mooca, ou como a verticalização devora a paisagem e a memória de um bairro. Arquitextos, São Paulo, ano 12, n. 140.05, Vitruvius, jan. 2012 <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/12.140/4189>.
Sobre a Mooca- SP, é correto afirmar que:
	
	a.
	 Os moradores da Mooca em SP não possuem uma relação de identidade com o bairro, pois gostariam de morar em outra região da cidade.
	
	b.
	Os moradores da Mooca em SP possuem uma relação extremamente forte de identidade com o bairro da Liberdade, também em SP. Nesse sentido, confere uma identidade social, conforme o pensamento de Bauman.
	
	c.
	Os moradores da Mooca em SP possuem uma relação extremamente forte de identidade com o bairro. Nesse sentido, confere uma identidade social, conforme o pensamento de Bauman.
	
	d.
	Os moradores da Mooca em SP não possuem uma relação de identidade com o bairro. Nesse sentido, confere a identidade pessoal, conforme o pensamento de Bauman.
	
	e.
	Os moradores da Mooca possuem uma relação de identidade com toda a cidade de São Paulo.
PERGUNTA 3
1. Richard Rogers defende que as cidades devem ser vistas como sistema ecológico, que reflete todo o pensamento no planejamento urbano e gerenciamento do uso e recursos. O autor expõe as concepções de Hebert Girardet de que o consumo deve ser reduzido pela implementação de eficiências com a máxima reutilização dos recursos. Para isso, tem-se a concepção de:
	
	a.
	metabolismo linear nas cidades.
	
	b.
	metabolismo circundante das cidades.
	
	c.
	 metabolismo ecológico nas cidades.
	
	d.
	 metabolismo social das cidades.
	
	e.
	metabolismo circular nas cidades.
1. Dados da Cepal mostram que na América Latina, em virtude de sua alta taxa de urbanização, predomina a pobreza econômica (devido aos baixos salários) sobre aquela por falta de infraestrutura básica adequada. Se em 1980 as carências físicas (necessidades básicas não satisfeitas) superavam em porcentagem a incidência de pobreza (54% e 35%, respectivamente), já em 1997 essa relação havia se invertido, com o índice de pobreza somando 36%, contra 32% da população sem saneamento básico (ARRIAGADA, 2000, p.11). Em contrapartida, Maricato mostra que a urbanização desigual provocou também uma piora nos índices socioeconômicos (crescimento, renda, desemprego e violência) e urbanísticos (crescimento urbano e aumento de favelas).
Essa questão colocada por Whitaker Ferreira nos leva a compreender que:
	
	a.
	a urbanização nos países subdesenvolvidos é concentradora de riquezas.
	
	b.
	a urbanização nos países desenvolvidos é concentradora de pobreza.
	
	c.
	a urbanização nos países subdesenvolvidos é concentradora de pobreza.
	
	d.
	a urbanização nos países subdesenvolvidos e desenvolvidos é concentradora de riqueza.
	
	e.
	a urbanização nos países subdesenvolvidos e desenvolvidos é concentradora de pobreza.

Outros materiais