Buscar

Atividade 4 Projeto Urbano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Iv Projeto Urbano
PERGUNTA 1
1. (Enade 2017 – Adaptada) – A questão habitacional é tema de discussão indispensável no país. A Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001, Estatuto da Cidade, estabelece que o objetivo da Política Urbana Municipal é, entre outros aspectos, definir as funções sociais da cidade e da propriedade urbana, de forma a garantir o acesso à moradia e aos serviços urbanos a todos os cidadãos.
Considerando o exposto, assinale a alternativa em que é apresentado instrumento previsto no Estatuto da Cidade, que pode ser incorporado aos Planos Diretores Urbanos Municipais para induzir forçosamente a utilização de imóveis que não cumprem sua função social:
	
	a.
	Estudo de impacto de vizinhança.
	
	b.
	Imposto predial territorial urbano progressivo no tempo. 
	
	c.
	Direito de preempção.
	
	d.
	Transferência do direito de construir.
	
	e.
	Outorga onerosa do direito de construir.
1. (Enade 2019 – Adaptada) – Desde a Constituição de 1988, o ordenamento jurídico brasileiro entende que as propriedades devem cumprir uma função social e, por isso, aquelas que permanecem vazias ou subutilizadas, de acordo com o Plano Diretor de cada cidade, devem pagar Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) progressivo no tempo, que pode chegar até 15% do valor do imóvel. Após atingir esse patamar, se o imóvel continuar sem uso, poderá ser desapropriado, com pagamento em títulos da dívida pública. 
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I. No Brasil, o Plano Diretor é uma Lei municipal que define a forma como as propriedades urbanas atenderão à função social e estabelece um regime urbanístico vinculante, tanto para particulares quanto para o Poder Público. 
II. A função social da propriedade não viola ou fragiliza o direito à propriedade privada, mas confere responsabilidade socioeconômica ao usufruto desse direito. 
III. O princípio constitucional da função social da propriedade garante que apenas imóveis ociosos ou abandonados possam ser utilizados, por exemplo, para fins de moradias e equipamentos públicos, sempre regulamentados por Lei municipal, com ampla participação da Sociedade. 
IV. No caso da política urbana, o município é responsável por executar e cumprir o objetivo constitucional relacionado ao ordenamento e ao pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade. 
É CORRETO o que se AFIRMA em:
	
	a.
	I, III e IV, apenas.
	
	b.
	III e IV, apenas
	
	c.
	I e II, apenas. 
	
	d.
	I, II, III e IV.
	
	e.
	II, apenas.
PERGUNTA 3
1. Leia o texto a seguir: (...) caracteriza-se pela existência de vias estruturais, sistemas ferroviários e rodovias que articulam diferentes municípios e polos de empregos da Região Metropolitana de São Paulo. (...) As porções territoriais que integram esta Macroárea apresentam concentrações de oportunidades de emprego, grandes vias estruturais e infraestruturas que fazem parte do sistema de transporte coletivo. É composta por três setores: Setor Orla Ferroviária e Fluvial (área no entorno dos rios Tietê, Pinheiros e Tamanduateí, onde existem grande terrenos ociosos e subutilizados), Setor Central (região central da cidade, onde se localiza o centro histórico, com grande oferta de emprego, comércio e serviços) e Setor Eixos de Desenvolvimento (áreas muito povoadas, mas carentes de emprego, ao longo de importantes eixos de transporte). Para as regiões no entorno dos rios Tietê, Pinheiros e Tamanduateí, o PDE orienta transformações estruturais para maior aproveitamento da terra urbana, na tentativa de diminuir os terrenos ociosos e subutilizados, estabelece também como objetivos a serem alcançados nessas áreas a produção de Habitação de Interesse Social (HIS) e Habitação de Mercado Popular (HMP), manutenção da população moradora através da promoção da urbanização em regiões com assentamentos irregulares ocupados pela população de baixa renda e redefinição dos parâmetros de uso e ocupação do solo com o intuito de qualificar os espaços públicos e a paisagem urbana (Fonte: SOUZA, 2016, p. 29. Disponível em:
Caramba! A plataforma gerou um erro inesperado! | Núcleo de Real Estate da Poli/USP
No texto, a autora descreve a:
	
	a.
	Macroárea de qualificação da urbanização consolidada.
	
	b.
	Macroárea de redução da vulnerabilidade urbana.
	
	c.
	Macroárea de estruturação metropolitana.
	
	d.
	Macroárea de recuperação urbana e ambiental.
	
	e.
	Macroárea de preservação de ecossistemas naturais.
PERGUNTA 4
1. Segundo o Plano Diretor de São Paulo, as macroáreas definem a base territorial para o planejamento e a gestão urbana e ambiental do município de São Paulo e amparam os objetivos e as estratégias orientadas por um projeto de cidade. As macroáreas possuem cada qual uma diretriz distinta. A macroárea que tem como diretriz impedir a expansão urbana e promover a preservação ambiental e usos sustentáveis dos recursos naturais, inclusive com atividades agrícolas e produção de alimentos é a:
	
	a.
	Macroárea de contenção urbana e uso sustentável.
	
	b.
	Macroárea de preservação de ecossistemas naturais.
	
	c.
	Macroárea de recuperação urbana e ambiental.
	
	d.
	Macroárea de qualificação da urbanização consolidada.
	
	e.
	Macroárea de Redução da vulnerabilidade urbana.

Continue navegando

Outros materiais